Agende sua avaliação

Como acabar com o mau hálito? Veja 4 dicas práticas

Tempo de leitura 3 min

Sofrer de mau hálito pode trazer consequências muito constrangedoras para o seu dia a dia. O problema, também conhecido como halitose, é mais comum do que pensamos e pode indicar desequilíbrios na sua saúde bucal.

A principal causa do mau hálito são as bactérias que colonizam a nossa boca e eliminam gases com odores desagradáveis. A diminuição de saliva e a falta de higiene bucal podem contribuir para o aumento das bactérias que causam o problema.

Outros fatores também podem causar o odor desagradável, como doenças hepáticas, renais e cânceres. Por isso, caso o problema persista, é preciso procurar um dentista para entender sua origem.

Está cansado de sofrer e quer acabar de vez com o problema? Selecionamos para você algumas dicas e boas práticas que devem ser incluídas na sua rotina.

1. Evite ficar muitas horas sem comer

Ficar muitas horas sem comer pode ser a causa do mau hálito. O ideal é se alimentar a cada 3 horas com alimentos de fácil digestão que passam rapidamente pelo estômago. Dietas radicais que orientam ao jejum ou cortam totalmente os carboidratos também podem favorecer o aparecimento do mau odor.

2. Beba bastante água ao longo do dia

Manter-se hidratado também é fundamental para evitar o problema. Como já pontuamos, a falta de saliva contribui para o mau cheiro, por isso, beba bastante água para manter as mucosas úmidas e o hálito agradável.

Powered by Rock Convert

Outro hábito benéfico é o consumo regular de sucos de frutas cítricas, como limão, laranja e tangerina. Por serem ricas em ácido cítrico, essas frutas estimulam as glândulas salivares e impedem a formação da saburra.

3. Escove os dentes e use fio dental regularmente

É preciso criar uma rotina de higiene bucal regrada. Os dentes devem ser escovados sempre após as refeições e antes de dormir. Afinal, é durante a noite que as bactérias agirão por mais tempo.

O mau hálito pode, também, vir do tártaro ou de restos de comida acumulados entre os dentes. Por isso, é preciso utilizar o fio dental diariamente para limpar os locais em que a escova não tem acesso.

4. Escove a língua

Sabe aquela massa branca que fica sobre a língua? Ela é conhecida como saburra lingual. Composta por bactérias, células descamadas, muco e restos de alimentos, a saburra é a principal fonte do mau cheiro.

A língua precisa de um cuidado especial no momento da higiene. Ela pode ser limpa gentilmente com a escova e creme dental ou você pode optar por raspadores. O ideal é que a limpeza da língua seja realizada logo ao acordar para garantir a eliminação da saburra formada durante a noite.

O mau hálito é um problema que afeta muitas pessoas e pode ter diversas causas. Seguindo nossas dicas e realizando uma higiene bucal eficiente, é possível controlar as bactérias e eliminar o mau cheiro. Além disso, é indicado que você visite um dentista regularmente para realizar um tratamento preventivo e evitar problemas bucais que possam provocar halitose.

Curtiu as dicas? Siga a Odonto Company no Facebook e no Instagram e acompanhe todos os nossos artigos.

Powered by Rock Convert
será que eu preciso de aparelhoPowered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

9 Comentários

  1. Bom achei muito boas as dicas sobre como se prevenir contra o mau hálito

    1. Oi, Anderson. Tudo bem? Que bom que você gostou! Muito obrigado pelo feedback! 😀

  2. Depois de que fiz uma biópsia fiquei ruim a língua está com dor defeituosa com bolinha que faço ela tem tratamento para voltar ao normal

    1. Nossa, Izabel! Que situação chata, hein! Precisamos ver de perto seu caso! Que tal agendar uma avaliação pelo link: https://odontocompany.com/

  3. fiz um canal. ..que caiu ou saiu ..sera que o material utilizado. …nao deu certo …o q fazer tenho medo de ja esta prejudicado ..vou ai fazer uma avaliação. me ajudem ..

    1. Oi, Simone! Fique tranquila! Procure um de nossas unidades pelo link: https://odontocompany.com/. Vamos avaliar o seu caso e ajudá-la a resolver o problema 😀

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.