Enxerto ósseo dentário: tire agora suas dúvidas!
Você já ouviu falar sobre o enxerto ósseo dentário? Na maioria das vezes, esse termo está relacionado com a Implantodontia, já que, geralmente, ele é indicado para pacientes que não apresentam boas condições para realização de um tratamento com implantes. Sua função é criar bases rígidas para garantir a fixação do pino metálico que sustentará a prótese.
Nesse sentido, o enxerto ósseo “repõe” o tecido ósseo, reconstruindo os possíveis defeitos na base óssea. Esse procedimento é realizado na região do osso alveolar, onde fica a raiz dentária.
Quer saber mais sobre esse assunto?
Então, acompanhe este texto e tire suas dúvidas sobre o assunto!
Como funciona o procedimento de enxerto ósseo dentário?
O enxerto ósseo dentário é um procedimento cirúrgico que, na maioria dos casos, tem baixa complexidade e pode ser realizado no consultório odontológico. Ele é feito com anestesia local, e o cirurgião faz uma abertura na gengiva, na área que requer o preenchimento de parte do osso alveolar.
O enxerto ósseo pode ser preparado em forma de bloco ou em pó, dependendo da quantidade necessária para suprir a base óssea. O material do enxerto ósseo pode ser sintético ou natural.
Independentemente da origem, ele tem a função de interagir com parte do tecido do osso ainda presente na região da boca. Após sua inserção, realiza-se uma sutura na gengiva.
Para qual paciente é indicado o enxerto ósseo dentário?
Para que o paciente possa obter os benefícios do enxerto ósseo dentário, é preciso atender alguns requisitos.
Primeiramente, é importante que a boca do paciente esteja saudável, ou seja, sem a presença de inflamação, cáries, etc.
Em seguida, é preciso saber se existem condições sistêmicas para o sucesso do procedimento. Isto é, se a pessoa tem dificuldade de cicatrização ou algum processo de osteoporose, por exemplo.
O cirurgião-dentista também avalia se o paciente sofre com periodontite e há quanto tempo está com perda dentária.
Atendendo a esses critérios, o enxerto ósseo é recomendado e tem grande chance de dar certo.
Qual são os cuidados necessários após a realização do enxerto ósseo dentário?
Como vimos, o procedimento de enxerto ósseo dentário tem baixa complexidade na maioria dos casos. No entanto, o pós-operatório é fundamental para garantir o sucesso desse procedimento.
Por isso, após a cirurgia, é preciso ficar em repouso e tomar cuidados com alimentação. Por exemplo, é recomendável ingerir alimentos frios para agilizar cicatrização e evitar alimentos duros.
Também não pode se descuidar da higiene bucal, evitar tomar Sol durante o período de cicatrização, não realizar movimentos de sucção e falar o mínimo possível.
Essas foram algumas informações sobre enxerto ósseo dentário. É importante destacar que esse procedimento também tem maiores chances de dar certo se for realizado por um bom profissional.
Um cirurgião-dentista especialista em Implantodontia consegue realizar o procedimento com qualidade, segurança e garantir o melhor resultado.
E aí, gostou deste post? Quer conhecer um lugar onde você pode encontrar especialistas em enxerto ósseo dentário?
Então, agende uma consulta na OdontoCompany agora mesmo!
Fundador e presidente da Odonto Company
Cirurgião Dentista pela Universidade do Oeste Paulista (1986 a 1990).
Minha mãe dizia se lembrar de mim, aos 15 anos, afirmando que queria ser dentista.
Eu nunca pensei em outra carreira. Mas a vida muda a todo momento, não é? Meu propósito, desde cedo, esteve claro para mim: garantir o acesso de toda a população a tratamentos odontológicos de qualidade.
Nos anos 1980, os tratamentos odontológicos eram impensáveis para a maior parte do Brasil. Isso me levou a criar, por exemplo, o sistema de instalação de aparelhos ortodônticos, sem custos de compra. Esse sistema, onde só se paga pela manutenção do aparelho, hoje é reconhecido e utilizado mundialmente.
A Odonto Company começou em 1992, com 2 pequenos consultórios, e após 1 ano e meio, já tínhamos 12 lojas.
Em 2010, nos tornamos o primeiro franchising de odontologia do país e hoje somos a 2ª maior franchising do ramo no mundo inteiro, além de termos conquistado o posto de única franquia com menos de 20 anos a conseguir uma boa colocação no ranking das maiores franquias brasileiras!
E, como a vida muda o tempo todo, essa trajetória e as 802 unidades que temos abertas hoje, mudaram meu propósito:
“Não quero apenas continuar possibilitando acesso. Quero fazer o maior número de milionários através das nossas franquias.”