Agende sua avaliação
enxerto osseo

Enxerto ósseo dentário: tire agora suas dúvidas!

Tempo de leitura 3 min

Você já ouviu falar sobre o enxerto ósseo dentário? Na maioria das vezes, esse termo está relacionado com a Implantodontia, já que, geralmente, ele é indicado para pacientes que não apresentam boas condições para realização de um tratamento com implantes. Sua função é criar bases rígidas para garantir a fixação do pino metálico que sustentará a prótese.

Nesse sentido, o enxerto ósseo “repõe” o tecido ósseo, reconstruindo os possíveis defeitos na base óssea. Esse procedimento é realizado na região do osso alveolar, onde fica a raiz dentária.

Quer saber mais sobre esse assunto?

Então, acompanhe este texto e tire suas dúvidas sobre o assunto!

Como funciona o procedimento de enxerto ósseo dentário?

O enxerto ósseo dentário é um procedimento cirúrgico que, na maioria dos casos, tem baixa complexidade e pode ser realizado no consultório odontológico. Ele é feito com anestesia local, e o cirurgião faz uma abertura na gengiva, na área que requer o preenchimento de parte do osso alveolar.

O enxerto ósseo pode ser preparado em forma de bloco ou em pó, dependendo da quantidade necessária para suprir a base óssea. O material do enxerto ósseo pode ser sintético ou natural.

Independentemente da origem, ele tem a função de interagir com parte do tecido do osso ainda presente na região da boca. Após sua inserção, realiza-se uma sutura na gengiva.

Para qual paciente é indicado o enxerto ósseo dentário?

Para que o paciente possa obter os benefícios do enxerto ósseo dentário, é preciso atender alguns requisitos.

Primeiramente, é importante que a boca do paciente esteja saudável, ou seja, sem a presença de inflamação, cáries, etc.

agendamento

Em seguida, é preciso saber se existem condições sistêmicas para o sucesso do procedimento. Isto é, se a pessoa tem dificuldade de cicatrização ou algum processo de osteoporose, por exemplo.

O cirurgião-dentista também avalia se o paciente sofre com periodontite e há quanto tempo está com perda dentária.

Atendendo a esses critérios, o enxerto ósseo é recomendado e tem grande chance de dar certo.

Qual são os cuidados necessários após a realização do enxerto ósseo dentário?

Como vimos, o procedimento de enxerto ósseo dentário tem baixa complexidade na maioria dos casos. No entanto, o pós-operatório é fundamental para garantir o sucesso desse procedimento.

Por isso, após a cirurgia, é preciso ficar em repouso e tomar cuidados com alimentação. Por exemplo, é recomendável ingerir alimentos frios para agilizar cicatrização e evitar alimentos duros.

Também não pode se descuidar da higiene bucal, evitar tomar Sol durante o período de cicatrização, não realizar movimentos de sucção e falar o mínimo possível.

Essas foram algumas informações sobre enxerto ósseo dentário. É importante destacar que esse procedimento também tem maiores chances de dar certo se for realizado por um bom profissional.

Um cirurgião-dentista especialista em Implantodontia consegue realizar o procedimento com qualidade, segurança e garantir o melhor resultado.

E aí, gostou deste post? Quer conhecer um lugar onde você pode encontrar especialistas em enxerto ósseo dentário?

Então, agende uma consulta na OdontoCompany agora mesmo!

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.