Agende sua avaliação
saúde bucal

Qual é o impacto da alimentação na saúde dos dentes? Entenda!

Tempo de leitura 3 min

Quem não deseja cuidar do organismo e ficar com um sorriso bonito e saudável? A resposta parece óbvia, mas o que muita gente não sabe é que existe impacto da alimentação na saúde dos dentes, prejudicando, em alguns casos, ou melhorando o funcionamento e a aparência da boca.

Pensando nisso, nós mostraremos como a alimentação impacta a saúde bucal e listamos para você, os principais alimentos que ajudam a fortalecer a dentição, evitando, consequentemente, problemas na cavidade oral.

Continue a leitura e aprenda mais sobre esse assunto!

Por que existe impacto da alimentação na saúde dos dentes?

A alimentação tem uma relação direta com a saúde dos dentes, motivo pelo qual alimentos ricos em fibras, cálcio, vitaminas C e D, por exemplo, ajudam a manter os dentes saudáveis, combatendo, inclusive, a ação de micro-organismos.

No entanto, quando o paciente não segue uma dieta equilibrada e consome alimentos com grande quantidade de sódio, gordura e açúcar, ocorre a deficiência dos nutrientes que mantêm a saúde bucal, levando a problemas como o mau hálito, a cárie, a gengivite (inflamação na gengiva) e a periodontite (agravamento da gengivite).

Dessa forma, quem quer manter os dentes funcionais e ficar com o sorriso harmônico deve redobrar o cuidado com a alimentação, apostando em uma dieta rica em nutrientes e, claro, consumindo bastante água ao longo do dia.

Que alimentos contribuem para uma boa saúde bucal?

Até aqui, vimos como a alimentação afeta as funções e a estética dos dentes. Mas a dúvida que resta é sobre os alimentos que contribuem, decisivamente, para a saúde bucal, certo? Confira os principais!

Leite

A ingestão de leite, de maneira geral, contribui para a saúde dos ossos. O motivo é que o produto tem alta concentração de cálcio, um mineral bastante necessário para o corpo humano, contribuindo para mineralizar os dentes, além de fortalecer outras estruturas ósseas da face e da boca.

Gengibre

Planta herbácea originária da Ásia, o gengibre é um forte aliado para a saúde dental, podendo ser usado em forma de xarope ou em pequenos pedaços da raiz para acabar com o mau hálito e evitar infecção na garganta.

Maçã

A maçã também não pode faltar na dieta de quem quer manter a saúde bucal em dia. A justificativa é que mastigar essa fruta estimula o tecido gengival e aumenta a quantidade de saliva, evitando a proliferação de bactérias na cavidade.

Peixes

Por fim, os peixes são ricos em ômega 3, um tipo de gordura saudável que fortalece os dentes e aumenta a resistência dos ossos do corpo. Além disso, o alimento contém flúor, atuando na prevenção de cárie e outras doenças causadas por bactérias na boca.

Aqui, você aprendeu qual é o impacto da alimentação na saúde dos dentes. Por isso, se não quer sofrer com disfunções na cavidade bucal, é importante modificar os hábitos alimentares e adotar uma rotina de atividade física, buscando, sempre que possível, a ajuda do cirurgião-dentista para manter a dentição bonita e saudável.

O artigo foi realmente útil para você? Se sim, continue se informando sobre doenças bucais e dicas para cuidar do sorriso. Agora, saiba como evitar a cárie!

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

1 Comentário

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.