Agende sua avaliação

Curativo no dente: tire agora suas principais dúvidas!

Tempo de leitura 3 min

Você concorda que, quando uma pessoa se machuca, um dos primeiros cuidados para tratar a ferida é fazer um curativo na região atingida pelo trauma? O motivo é que higienizar e evitar o contato da pele com o ambiente acelera a cicatrização, diminuindo as chances de infecção no local. E isso não seria diferente com o sorriso, que, em alguns casos, recebe um curativo no dente.

Este post explicará o que é, para que serve e como é realizado o curativo dentário. Em um segundo momento, o conteúdo mostrará qual é a recomendação clínica para o método, informando, ainda, quanto tempo dura o procedimento e por que essa técnica não dói.

Continue a leitura e tire todas as dúvidas sobre o tema!

O que é o curativo no dente?

Trata-se de um selante — uma camada fina de resina aplicada à superfície dentária — à base de óxido de zinco e eugenol que protege a estrutura bucal de micro-organismos enquanto procedimentos de reabilitação das funções e da estética do sorriso não são concluídos pelo dentista.

Para que serve o curativo no dente?

O curativo dentário protege um dente quebrado, uma restauração ou um canal que ainda não está devidamente finalizado pelo profissional.

Dessa forma, o procedimento funciona como um cuidado paliativo, ou seja, não trata o problema odontológico, mas ajuda a preservar a saúde bucal do paciente.

Como o curativo é feito?

A depender do caso clínico do paciente, o dentista higieniza a região danificada na boca e, em seguida, coloca o curativo, para evitar o contato do dente ou da restauração quebrada com os micro-organismos presentes na cavidade.

Em quais casos o curativo no dente deve ser usado?

O curativo no dente é indicado, em geral, para casos de traumatismo dentário (quebra do dente), estágio avançado de cárie e problemas com a restauração.

Quanto tempo dura o curativo no dente?

O curativo no dente é feito, sobretudo, quando não há tempo para o dentista completar a reabilitação oral do paciente com traumatismo odontológico.

Por isso, o selante tende a ser usado por poucas horas pelo paciente, o qual deve retornar à clínica para remover o material e finalizar a intervenção na boca.

O curativo no dente dói?

Muitos pacientes fazem esta mesma pergunta ao cirurgião-dentista: o curativo no dente dói? Na verdade, o procedimento não gera nenhum tipo de incômodo para a pessoas.

Mas a depender do problema apresentado, a estrutura dentária pode estar danificada, deixando a região bucal mais sensível e dolorida.

Agora você entende o que é, para que serve e como é realizado o curativo no dente, um importante método que evita o contato do dente quebrado com micro-organismos enquanto não é finalizada a reabilitação oral. Em todo caso, é preciso seguir os cuidados recomendados pelo seu cirurgião-dentista para não comprometer o procedimento e agravar o seu estado de saúde.

Gostou do conteúdo? Continue se informando com técnicas que melhoram a estética e a função do sorriso. Siga as nossas redes sociais e veja todos os materiais interessantes sobre o tema. Estamos no Instagram, no YouTube e no LinkedIn!

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

7 Comentários

  1. Bom dia a minha opinião é a respeito de em relação toda a área da saúde área do ser humano qualquer profissional de qualquer Área hoje em dia eles estão muito relapso não todos mas a maioria as pessoas não têm mais amor pelo que faz faz as coisas de qualquer maneira cobra um preço caro e o serviço é péssimo não todos mas a maioria e eu acho isso muito chato muito desanimador muito desanimador porque eu acho que quando uma pessoa se propõe a servir ao próximo cobrando ou não a pessoa tem que se colocar no lugar de quem está sobre a nossas mãos sobre a nossa orientação as pessoas tem que ter mais amor procurar ser mas cauteloso mas atencioso mas responsável infelizmente Tem muita área principalmente médicos muitos dentistas protéticos muitas profissionais que não merecia nem saber andar dirá pegar um aparelho para fazer algo em alguém é muito chato desculpa o que eu falei mas é a realidade o ser humano é difícil muito difícil Deus prepara uma pessoa da sabedoria a pessoa estuda tudo bem afirma perante os professores que será responsável honesto digno mas não quando sai dali vira um uma trajetória torta pena que os tipos desses profissionais não perdem a memória porque uma pessoa que faz algo por fazer de qualquer maneira não tô falando em preço eu tô falando em qualidade Hoje em dia as pessoas estão fazendo serviços porcos serviços errados e serviços desanimador eu tô indignada com essas profissionais principalmente da área de saúde

    1. Olá, Vilma, como vai? Obrigado por compartilhar sua opinião conosco! Compreendo sua frustração e preocupação com a qualidade dos serviços prestados na área da saúde. É realmente desanimador quando os profissionais não demonstram o cuidado e a dedicação necessários ao lidar com a saúde e bem-estar das pessoas.

      É essencial que os profissionais da saúde exerçam sua profissão com ética, responsabilidade e empatia, colocando sempre o paciente em primeiro lugar. Nós da OdontoCompany levamos essas questões muito a sério e estamos comprometidos em fornecer um serviço de qualidade aos nossos pacientes!

  2. *PERDI TOTALMENTE A CONFIANÇA NA ODONTO COMPANY COPACABANA*

    Para ser atendida em emergência, fiz o plano odontológico de 18 meses na no dia 9/11. Por norma da clinica e para ser atendida fiz o raio X geral da arcada dentária. Fui atendida por duas dentistas e as duas dentistas vendo o raio X e examinando o dente me afirmaram que bastava por um novo bloco no dente que havia caído o bloco antigo. Tanto a dentista que fez a avaliação como a dentista que fez o curativo me garantiram que não era caso de tratar canal. Como o curativo que foi feito, caiu hoje, 2 dias depois, eu retornei hoje para refazer.

    Mais uma vez fui inicialmente atendida por uma dentista que avalia para ser encaminhada ao profissional que faz o procedimento. O bloco estava pronto e fui encaminhada para uma outra dentista para fazer a colocação do bloco. Ao examinar meu dente ela disse que ele estava destruído e que eu precisava fazer canal. E quis me encaminhar para o dentista especialista que faz canal começar o novo trabalho. O clima ficou tenso. Ela disse que falava para o meu bem. Eu me senti insegura e disse que não iria para outro dentista. Ela então fez um curativo. Perdi totalmente a confiança na clinica e me senti enganada. Isso me causou mais insegurança e mal estar. Como confiar em uma clinica que faz isso ? Perdi totalmente a confiança na clinica e me senti enganada.

    Voltarei na clinica na próxima 2ª feira para cancelar tudo e requerer a devolução do valor de quase $ 500,00 para pagar o bloco que acabou não sendo posto no dente e cancelar o plano de 18 meses. Para não ter outros problemas, peço que tudo seja resolvido e cancelado e o valor que paguei para um serviço que não foi feito seja devolvido na próxima 2ª feira, 13/11.

    Laura Beatriz Freitas

    *O curativo do dente caiu de novo*

    O segundo curativo que foi posto ontem na Clinica Odonto company de Copacabana saiu mais uma vez. Sendo hoje, 11/11, sábado, fui parar na Upa de Copacabana para fazer um novo curativo.

    A dentista que me atendeu na Upa disse que o material usado no curativo se dissolvia facilmente e por isso nem tinha esse tipo de material lá. Ela disse que iria colocar um material mais firme e colocou um curativo de ionômoro .

    Foi mais um problema que a Odonto Company me causou. Estou preparando um relatório com todo o histórico de problemas que estou enfrentando, inclusive o valor de $ 492,80 que paguei por um bloco que nem foi colocado.

    Diante disso, solicito que na próxima 2ª feira, 13/11/2023, seja feita a restituição desse valor e o cancelamento do plano odontológico de 18 anos meses que a Odonto Company me levou a assinar para ser atendida pela primeira vez no dia 9/11/2023.

    1. Olá, Laura, como vai? Lamentamos muito pelo ocorrido.
      Pedimos que entre em contato pelo link https://odontocompany.com/sac, relatando o que ocorreu e em qual unidade você
      realiza o seu tratamento para ser analisado o que pode ser feito por você. Mais uma vez, sentimos muito.

  3. Olá, fiz um procedimento no dente, e o dentista colocou curativo, quando terminou falei pra ele que tava mole e perguntei se era normal, ele falou que sim e que ia secar com o tempo, achei estranho e fui embora… no terceiro dia o curativo caiu, mesmo eu mastigando do lado oposto.
    Ele deveria ter usado algum aparelho pra secar ? Pq não foi usado nenhum!

    1. Olá, Camila, como vai? Isso pode variar de acordo com cada caso.
      Recomendo que você converse com o seu dentista, explicando esse seu desejo,
      tenho certeza que irão encontrar a melhor solução para seu tratamento dentário.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.