Curativo no dente: tire agora suas principais dúvidas!
Você concorda que, quando uma pessoa se machuca, um dos primeiros cuidados para tratar a ferida é fazer um curativo na região atingida pelo trauma? O motivo é que higienizar e evitar o contato da pele com o ambiente acelera a cicatrização, diminuindo as chances de infecção no local. E isso não seria diferente com o sorriso, que, em alguns casos, recebe um curativo no dente.
Este post explicará o que é, para que serve e como é realizado o curativo dentário. Em um segundo momento, o conteúdo mostrará qual é a recomendação clínica para o método, informando, ainda, quanto tempo dura o procedimento e por que essa técnica não dói.
Continue a leitura e tire todas as dúvidas sobre o tema!
O que é o curativo no dente?
Trata-se de um selante — uma camada fina de resina aplicada à superfície dentária — à base de óxido de zinco e eugenol que protege a estrutura bucal de micro-organismos enquanto procedimentos de reabilitação das funções e da estética do sorriso não são concluídos pelo dentista.
Para que serve o curativo no dente?
O curativo dentário protege um dente quebrado, uma restauração ou um canal que ainda não está devidamente finalizado pelo profissional.
Dessa forma, o procedimento funciona como um cuidado paliativo, ou seja, não trata o problema odontológico, mas ajuda a preservar a saúde bucal do paciente.
Como o curativo é feito?
A depender do caso clínico do paciente, o dentista higieniza a região danificada na boca e, em seguida, coloca o curativo, para evitar o contato do dente ou da restauração quebrada com os micro-organismos presentes na cavidade.
Em quais casos o curativo no dente deve ser usado?
O curativo no dente é indicado, em geral, para casos de traumatismo dentário (quebra do dente), estágio avançado de cárie e problemas com a restauração.
Quanto tempo dura o curativo no dente?
O curativo no dente é feito, sobretudo, quando não há tempo para o dentista completar a reabilitação oral do paciente com traumatismo odontológico.
Por isso, o selante tende a ser usado por poucas horas pelo paciente, o qual deve retornar à clínica para remover o material e finalizar a intervenção na boca.
O curativo no dente dói?
Muitos pacientes fazem esta mesma pergunta ao cirurgião-dentista: o curativo no dente dói? Na verdade, o procedimento não gera nenhum tipo de incômodo para a pessoas.
Mas a depender do problema apresentado, a estrutura dentária pode estar danificada, deixando a região bucal mais sensível e dolorida.
Agora você entende o que é, para que serve e como é realizado o curativo no dente, um importante método que evita o contato do dente quebrado com micro-organismos enquanto não é finalizada a reabilitação oral. Em todo caso, é preciso seguir os cuidados recomendados pelo seu cirurgião-dentista para não comprometer o procedimento e agravar o seu estado de saúde.
Gostou do conteúdo? Continue se informando com técnicas que melhoram a estética e a função do sorriso. Siga as nossas redes sociais e veja todos os materiais interessantes sobre o tema. Estamos no Instagram, no YouTube e no LinkedIn!
Fundador e presidente da Odonto Company
Cirurgião Dentista pela Universidade do Oeste Paulista (1986 a 1990).
Minha mãe dizia se lembrar de mim, aos 15 anos, afirmando que queria ser dentista.
Eu nunca pensei em outra carreira. Mas a vida muda a todo momento, não é? Meu propósito, desde cedo, esteve claro para mim: garantir o acesso de toda a população a tratamentos odontológicos de qualidade.
Nos anos 1980, os tratamentos odontológicos eram impensáveis para a maior parte do Brasil. Isso me levou a criar, por exemplo, o sistema de instalação de aparelhos ortodônticos, sem custos de compra. Esse sistema, onde só se paga pela manutenção do aparelho, hoje é reconhecido e utilizado mundialmente.
A Odonto Company começou em 1992, com 2 pequenos consultórios, e após 1 ano e meio, já tínhamos 12 lojas.
Em 2010, nos tornamos o primeiro franchising de odontologia do país e hoje somos a 2ª maior franchising do ramo no mundo inteiro, além de termos conquistado o posto de única franquia com menos de 20 anos a conseguir uma boa colocação no ranking das maiores franquias brasileiras!
E, como a vida muda o tempo todo, essa trajetória e as 802 unidades que temos abertas hoje, mudaram meu propósito:
“Não quero apenas continuar possibilitando acesso. Quero fazer o maior número de milionários através das nossas franquias.”
1 Comentário