Agende sua avaliação

Curativo no dente: tire agora suas principais dúvidas!

Tempo de leitura 3 min

Você concorda que, quando uma pessoa se machuca, um dos primeiros cuidados para tratar a ferida é fazer um curativo na região atingida pelo trauma? O motivo é que higienizar e evitar o contato da pele com o ambiente acelera a cicatrização, diminuindo as chances de infecção no local. E isso não seria diferente com o sorriso, que, em alguns casos, recebe um curativo no dente.

Este post explicará o que é, para que serve e como é realizado o curativo dentário. Em um segundo momento, o conteúdo mostrará qual é a recomendação clínica para o método, informando, ainda, quanto tempo dura o procedimento e por que essa técnica não dói.

Continue a leitura e tire todas as dúvidas sobre o tema!

O que é o curativo no dente?

Trata-se de um selante — uma camada fina de resina aplicada à superfície dentária — à base de óxido de zinco e eugenol que protege a estrutura bucal de micro-organismos enquanto procedimentos de reabilitação das funções e da estética do sorriso não são concluídos pelo dentista.

Para que serve o curativo no dente?

O curativo dentário protege um dente quebrado, uma restauração ou um canal que ainda não está devidamente finalizado pelo profissional.

Dessa forma, o procedimento funciona como um cuidado paliativo, ou seja, não trata o problema odontológico, mas ajuda a preservar a saúde bucal do paciente.

Como o curativo é feito?

A depender do caso clínico do paciente, o dentista higieniza a região danificada na boca e, em seguida, coloca o curativo, para evitar o contato do dente ou da restauração quebrada com os micro-organismos presentes na cavidade.

agendamento

Em quais casos o curativo no dente deve ser usado?

O curativo no dente é indicado, em geral, para casos de traumatismo dentário (quebra do dente), estágio avançado de cárie e problemas com a restauração.

Quanto tempo dura o curativo no dente?

O curativo no dente é feito, sobretudo, quando não há tempo para o dentista completar a reabilitação oral do paciente com traumatismo odontológico.

Por isso, o selante tende a ser usado por poucas horas pelo paciente, o qual deve retornar à clínica para remover o material e finalizar a intervenção na boca.

O curativo no dente dói?

Muitos pacientes fazem esta mesma pergunta ao cirurgião-dentista: o curativo no dente dói? Na verdade, o procedimento não gera nenhum tipo de incômodo para a pessoas.

Mas a depender do problema apresentado, a estrutura dentária pode estar danificada, deixando a região bucal mais sensível e dolorida.

Agora você entende o que é, para que serve e como é realizado o curativo no dente, um importante método que evita o contato do dente quebrado com micro-organismos enquanto não é finalizada a reabilitação oral. Em todo caso, é preciso seguir os cuidados recomendados pelo seu cirurgião-dentista para não comprometer o procedimento e agravar o seu estado de saúde.

Gostou do conteúdo? Continue se informando com técnicas que melhoram a estética e a função do sorriso. Siga as nossas redes sociais e veja todos os materiais interessantes sobre o tema. Estamos no Instagram, no YouTube e no LinkedIn!

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

1 Comentário

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.