Agende sua avaliação

O que é, quando usar e quais são os benefícios do mini implante ortodôntico?

Tempo de leitura 6 min
O que você sabe sobre saúde bucal? Venha descobrir!

Você já ouviu falar em mini implante ortodôntico? A técnica, indicada para quem precisa corrigir desvios no crescimento e no desenvolvimento da dentição, utiliza uma pequena peça de titânio para acelerar a movimentação dentária com mais precisão. Considerada um avanço da ciência odontológica, otimiza os resultados do tratamento bucal.

Para ajudar você a entender melhor o assunto, este post mostrará qual é a função, como funciona e por que o mini implante ortodôntico é diferente do implante tradicional. Em seguida, o artigo detalhará as indicações de uso da peça e informará quais são seus benefícios. Lembrando que o procedimento deve ser realizado na clínica por um profissional especializado. Boa leitura!

Qual é a função do mini implante ortodôntico?

Respondendo à questão, a função do mini implante ortodôntico é apoiar o aparelho dentário, impulsionando, por meio de uma estrutura especialmente desenvolvida para este fim, o movimento dos dentes.

Dessa forma, a técnica direciona a movimentação dental, exercendo pressão apenas em alguns locais estratégicos para preservar a raiz da dentição e não sobrecarregar o tecido periodontal, integrado à gengiva.

Como funciona o mini implante ortodôntico?

O mini implante dentário é colocado na boca de maneira diferente do implante convencional. Isso porque, o procedimento é considerado simples e rápido, tendo duração média de 30 minutos. Além disso, o paciente, que pode precisar de anestesia local, não sofre cortes na gengiva, o que acelera a recuperação bucal após a realização da técnica.

Assim, o dentista inicia a instalação ao demarcar o local no qual o mini implante ortodôntico será posicionado. Após essa demarcação, o profissional utiliza uma broca odontológica para fazer uma pequena abertura na gengiva, chegando ao osso maxilar onde a peça será fixada.

A broca odontológica tem formato de um pequeno parafuso, não sendo necessário esperar a cicatrização da parte óssea da boca para dar prosseguimento ao tratamento ortodôntico, já que o mini implante não requer osseointegração, ou seja, a união estável entre o osso e a superfície metálica implantada na arcada.

Quando é recomendado usar o mini implante ortodôntico?

De maneira geral, o mini implante é recomendado pelos dentistas para pacientes que precisam de tratamentos ortodônticos, ou seja, que demandam uma intervenção clínica para tratar disfunções no desenvolvimento e no crescimento dentário.

No entanto, é indicado para casos mais complexos, quando o paciente precisa realizar movimentações mais específicas no dente, sem que essa pressão seja exercida em todos os elementos dentários da arcada, por exemplo.

Por sua vez, as principais indicações do tratamento ortodôntico são para correção de desvios no posicionamento da dentição e dos ossos bucais, resolvendo problemas como dentes apinhados e tortos para facilitar a higiene bucal e melhorar a saúde oral do paciente.

Quais são as diferenças entre mini implante ortodôntico e implante tradicional?

Muitas pessoas se perguntam sobre as diferenças entre o mini implante ortodôntico e o implante tradicional. Para resolver o problema, confira os principais pontos que distinguem as duas técnicas!

Tamanho das peças

O tamanho das peças produzidas com titânio é uma característica que diferencia o mini implante ortodôntico e o implante tradicional. O motivo é que, no mini implante, o profissional utiliza um parafuso muito pequeno, com 1,2 a 2 mm de dimensão, enquanto na implantação comum são utilizadas estruturas de 7 mm a 1,5 cm.

Local de instalação

O implante dentário convencional é instalado na arcada para criar uma raiz artificial, em um processo que introduz uma peça metálica profunda colocada no osso alveolar, onde será inserida, em segundo momento, uma prótese dentária. No caso do mini implante, o tratamento serve para otimizar o tratamento ortodôntico e não substituir uma dentição danificada.

Pós-operatório

Após a colocação do implante convencional, o paciente precisa passar pelo processo de osseointegração, quando a peça se integra à estrutura bucal. O mini implante não requer a regeneração da parte óssea da boca, acelerando a movimentação dentária ao auxiliar o tratamento ortodôntico da pessoa.

Tempo de uso

Por fim, o mini implante ortodôntico não é definitivo, quer dizer, a peça permanece na cavidade por um determinado tempo e, após a correção dos desvios na estrutura dentária, o dispositivo é retirado pelo cirurgião-dentista. O implante convencional, no entanto, substitui a raiz do dente danificado e ancora uma prótese dentária.

Quais são os principais benefícios do mini implante ortodôntico?

Até aqui, você entendeu quais são as indicações de uso do mini implante ortodôntico. Mas a dúvida que fica é sobre os benefícios dessa técnica, certo? Veja os principais!

Mais rapidez no tratamento

A lista não poderia começar de outro modo, já que o mini implante otimiza o tratamento ortodôntico, exercendo uma força sobre os dentes que precisam ser reposicionados na arcada. O resultado acelera a harmonização do sorriso, reduzindo o tempo de duração do dispositivo na boca.

Menos pressão sobre a arcada

Outro benefício associado ao mini implante ortodôntico é o fato do tratamento exercer menos pressão sobre a arcada dentária. Isso é possível porque a técnica define o local exato onde a movimentação será feita, preservando a raiz dos dentes e mantendo a saúde do tecido periodontal.

Facilidade de adaptação

O mini implante ortodôntico é um tratamento pouco invasivo, característica que torna a recuperação do procedimento mais tranquila e rápida. Para você ter uma ideia, a maioria dos pacientes consegue voltar às obrigações diárias logo após a instalação, facilitando a adaptação ao dispositivo a poucos dias da intervenção clínica.

Movimentação mais precisa

Alguns pacientes precisam de correções pontuais em apenas um dente ou em áreas específicas da arcada. O mini implante ortodôntico é indicado para esses casos, possibilitando que a movimentação dentária seja concluída em menos tempo, com mais precisão e eficácia.

Além disso, o mini implante ortodôntico pode ser colocado em diversas regiões da boca, incluindo o palato, conhecido popularmente como “céu da boca”, acelerando o alinhamento dental com a supervisão do cirurgião-dentista.

Aqui, você entendeu os benefícios do mini implante ortodôntico, tecnologia que otimiza o tratamento de correção da arcada dentária, exercendo pressão em pontos específicos na boca para harmonizar, em menos tempo, o sorriso do paciente. Mas para atingir os resultados, é fundamental contar com a ajuda de um cirurgião-dentista qualificado.

O que você está esperando para melhorar a sua saúde bucal? Entre em contato com a OdontoCompany e agende uma avaliação odontológica!

será que eu preciso de aparelho

Quer receber mais conteúdo como esse de graça?

Cadastre-se para receber nosso conteúdo por e-mail.

E-mail cadastrado com sucesso
Ops! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, verifique se o captcha está correto.

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.