Agende sua avaliação
prótese sobre implante

Prótese sobre implante: o que é e quando pode ser utilizada?

Tempo de leitura 6 min

A prótese sobre implante é o dente artificial que é fixado no implante dentário e tem a função de substituir um ou mais dentes na boca. Além de ter um resultado estético muito bom, as próteses ainda melhoram a mastigação e a fala do paciente, devolvendo ao indivíduo sua qualidade de vida.

A prótese definitiva é confeccionada em porcelana, por isso fica bastante parecida com um dente natural, o que proporciona um ótimo resultado estético. Mas qual a diferença entre a prótese e o implante e quando ela pode ser utilizada?

Continue a leitura deste post para saber a resposta dessa e outras perguntas ao longo do conteúdo!

Qual a diferença entre o implante e a prótese sobre implante?

O implante é um pino de titânio, que é fixado no osso da mandíbula ou maxila, com o objetivo de substituir a raiz de um dente que foi perdido devido à cárie ou outras doenças. Ainda, é colocado por meio de procedimento cirúrgico.

Já a prótese sobre implante é o dente artificial, que é parafusado ou cimentado em cima do pino de titânio. Trata-se do famoso dente de porcelana, como muitas pessoas chamam.

Quando a prótese sobre implante pode ser utilizada?

Para saber, é preciso que o dentista faça uma avaliação completa do quadro de saúde do paciente e de sua estrutura óssea para saber se o tratamento é indicado. Para tanto, é necessária a realização de exames médicos.

Nesse contexto, pacientes com diabetes descompensada e hipertensos precisam controlar a doença para depois realizar a cirurgia de implante. Além disso, fumantes devem ser avaliados com cautela, pois o cigarro dificulta o processo de cicatrização.

Ademais, a saúde bucal também deve estar em dia, pois doenças periodontais podem gerar problemas de adaptação e até mesmo a perda do implante.

Afinal, para quem o tratamento é indicado?

O tratamento é indicado para pacientes de todas as idades, que já perderam um ou mais dentes na boca. Isso porque, há a prótese sobre implante unitária e a prótese total. A segunda opção é a melhor para quem já perdeu todos os dentes e não quer ou não está satisfeito com a dentadura.

Como a prótese é confeccionada?

A forma mais convencional de confeccionar uma prótese é fazer um molde da boca do paciente. Apesar de efetivo, esse método produz dentes artificiais que precisam ser provados e ajustados para serem instalados definitivamente.

No entanto, com os avanços tecnológicos na área da odontologia, as impressoras 3D vêm substituindo os moldes. O equipamento agiliza o processo e ainda cria próteses com alta precisão. Já que, antes de confeccionar a peça, o dentista usa um scanner para conseguir imagens tridimensionais da boca do paciente.

Além disso, a impressora permite até mesmo fazer simulações da mastigação do paciente. Dessa forma, o dentista consegue prever como será o contato dos dentes com a prótese e criar peças que se encaixam perfeitamente na boca do paciente.

Outra vantagem dessa tecnologia é que ela permite criar peças de cores muito parecidas aos dentes naturais do paciente.

Quais são os métodos de fixação da prótese sobre implante?

A prótese sobre implante pode ser parafusada ou cimentada na boca do paciente. Os dois métodos têm características diferentes e oferecem vantagens e desvantagens. Veja:

• Vantagens e desvantagens da prótese parafusada

A vantagem desse método é que a prótese é facilmente removida, caso seja necessário.

Além disso, é possível fazer reparos sem perder a prótese, deixando um espaço menor entre o “dente” e o implante, dificultando a formação de placa bacteriana e facilitando a avaliação da higiene bucal e dos tecidos onde foi instalado o implante.

A desvantagem da prótese ser parafusada é que há um risco do parafuso ficar frouxo depois de um tempo, dependendo da posição do implante. Ademais, a estética fica prejudicada porque fica um buraco, onde é colocado o parafuso.

• Vantagens e desvantagens da prótese cimentada

O resultado estético é melhor, pois não há furo. No mais, a tensão criada pela prótese fica mais uniforme, o que ajuda a preservar o implante e o osso da boca. No entanto, o reparo é mais difícil e, nesse caso, há risco de perda da prótese.

Já a avaliação da higiene bucal do paciente e o estado dos tecidos onde foi feito o implante é mais difícil. Além disso, se o excesso de cimento não for removido, há risco de inflamação que pode levar à perda da prótese.

Quais as vantagens da prótese sobre implante?

A adaptação da prótese é bem fácil, pois, ao contrário da dentadura, ela é fixa. Por isso, é mais confortável. Assim, o paciente fica seguro na hora de sorrir e se alimentar. Outra vantagem é em relação à mastigação, que ganha uma qualidade incrível.

Quem usa dentadura nem sempre tem o prazer de se deliciar com um bom churrasco, por exemplo. No entanto, a prótese sobre implante oferece segurança e proporciona uma capacidade de mastigação próxima dos dentes naturais.

Se bem cuidados, implantes e próteses podem durar a vida inteira. Mas isso depende da higiene bucal do paciente. Lembrando que a escovação deve ser diária para evitar o acúmulo de placa bacteriana e tártaro.

Sem dúvida, a autoestima e qualidade de vida do paciente são os fatores mais importantes que devem ser considerados para realizar o tratamento. Assim, o paciente perde o medo de sorrir, o que deixa sua vida mais leve.

Qual a importância de escolher profissionais qualificados para o tratamento?

O sucesso do tratamento depende de diversos fatores, como cooperação do paciente e qualidade dos materiais utilizados. Mas a experiência e a habilidade do profissional são imprescindíveis. Um dentista capacitado pode orientar o paciente quanto à melhor técnica a ser utilizada e sempre vai trabalhar com os melhores produtos disponíveis no mercado.

Na OdontoCompany, você encontra profissionais qualificados para colocar sua prótese sobre implante e voltar a sorrir sem medo! Nossa equipe oferece atendimento humanizado e sempre busca as melhores soluções para nossos pacientes, pois nosso objetivo é melhorar sua saúde e qualidade de vida.

Gostou do post e quer conhecer melhor nossos procedimentos? Entre em contato agora mesmo e converse com nossa equipe de atendimento!

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

9 Comentários

  1. Aos 9 anos devidos a antibióticos demais meus dentes foram estragando Meus dentes foram arrancados com 14 anos por um dentista na cidade que morava .ele convencia meu pai a extrair a cada vez que eu me negava a atende lo sexualmente um velho asqueroso. Nunca pude falar sobre isso Tinha medo de falar porque senão ele arrancaria todos alegando que estava com doença sėria na boca perdurou por 3 anos isso e sem ncoragem de falar sobre esse assunto até que arrancou os 4 da frente que eram lindos de colocou uma ponte. Graças aDeus ele morreu. Mas a Após anos o medo e o trauma não me deixaram ir ao dentista . Jurei que nunca mais iria ao dentista . Até tentei mas não consegui .cheguei ao consultório mas as lembranças me fez sair Fui morar com um homem que me batia muito e por duas vezes quebrou alguns dentes da boca que ainda restavam . O medo o pavor não me deixaram nunca mais entrar em um consultório. Hoje estou achando forças para voltar a sorrir meu marido morreu a um ano e preciso ser feliz com meu filho de 15 anos . Mas infelismente vim para uma cidade pequena sou diarista e vendo lanches num kiosque finais de semana . Será que conseguiria colocar uma dentadura com vcs mas não tenho cartão só poderia pagar parcelado . vivo apenas de faxinas lanches e bicos como doces bolos na rua Há possibilidade se conseguir ir a clínica .preciso sorrir agora que estou livre de tantas dores. Sem dentes dificulta arrumar um emprego . Viver . Poderiam me ajudar . Hoje tenho 54 anos mas ainda tenho esperança de viver feliz .mas tenho vergonha de sorrir fazer amigos

    1. Olá Elza, como vai? Obrigada por nos contar sua história e sentimos muito por tudo que passou. Agradecemos também, por procurar a OdontoCompany para realizar algo tão importante na sua vida. Sorrir, sem dúvidas, é um ato de liberdade. Nós podemos te ajudar sim e ficaremos muito felizes em fazer isso. Você merece ser feliz e sorrir sem medo! Não tenha vergonha disso! Procure a OdontoCompany mais próxima de você para avaliarmos a situação pelo link https://odontocompany.com/

  2. Olá , estou fazendo meu tratamento de implante,estou muito satisfeita,o atendimento excelente.

    1. Olá Alexandra, como vai? Ficamos felizes em ler isso 🙂 Obrigada por confiar na gente!

  3. Caros srs,Bom dia.
    Eu tenho problemas com os meus dentes,portanto eles estam gastando, e não sei o ue fazer .Oque é que me aconselham meus senhores?

    1. Olá Francisco, como vai? Me explique melhor sua situação. Os seus dentes estão desgastando?

  4. Olá!Sou Marlene de Barroso Minas Gerais.Estou fazendo tratamento foi feito o implante para dentadura.Tinha muito medo.Agora estou bem animada porquê os procedimentos estão sendo bem favorável,foi feito o implante antes de ontem e não senti dor nenhuma,só inchou e Deus alguns hematomas no rosto.

    1. Olá Marlene, como vai? Ficamos felizes por ter dado tudo certo 🙂

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.