Agende sua avaliação
anestesia do dentista

Medo da anestesia do dentista: como superá-lo?

Tempo de leitura 3 min

O medo da anestesia do dentista pode acontecer por causa de vários motivos, como a ansiedade e o receio de sentir dor no momento da aplicação. Apesar disso, essa é uma prática necessária para vários tipos de procedimentos odontológicos.

Pensando na importância do tema, vamos destacar neste post o que é a anestesia e quando é necessária.

Além disso, você vai saber algumas dicas de como vencer o medo da anestesia do dentista. Continue com a gente e tire suas dúvidas!

O que é a anestesia?

É um procedimento utilizado para evitar que o paciente sinta dores durante um tratamento odontológico. A anestesia usa substâncias que inibem os impulsos nervosos e, consequentemente, reduzem a sensibilidade de região que passou pela aplicação.

Desse modo, o profissional consegue fazer os procedimentos odontológicos sem que o paciente sinta alguma dor.

Portanto, a anestesia pode ajudar o paciente a ficar seguro no decorrer do procedimento médico.

Quando a anestesia é necessária?

Só o fato de que o profissional usa agulhas grandes para fazer a anestesia pode deixar os pacientes assustados. Porém, não precisa se preocupar tanto, afinal, se a anestesia é necessária é porque, sem ela, a dor seria insuportável.

A anestesia só é usada quando o dentista avalia que existe algum risco de o paciente sentir dor ou desconforto. Por exemplo, isso pode acontecer em tratamentos de cáries profundas, restaurações, canal e extração dentária e instalação de implantes.

Como vencer o medo da anestesia do dentista?

Se você está prestes a sentar na cadeira do consultório, algumas dicas podem ajudar a amenizar a ansiedade e o nervosismo no momento da anestesia do dentista.

Confira as dicas que separamos aqui embaixo!

Escolha um profissional de confiança

O primeiro passo para vencer o medo da anestesia do dentista é escolher um profissional de confiança. Esse cuidado vai ajudar você a ficar tranquilo e seguro no dia do tratamento.

Você pode até se esquecer de que precisa enfrentar a barreira da anestesia.

Converse na primeira consulta

O diálogo também é uma ótima estratégia. Ao conversar com o dentista, você pode deixar claro seu medo da anestesia ou em relação ao tratamento como um todo.

Depois disso, pode ter certeza que o profissional da odontologia vai saber lidar melhor com a situação e poderá adotar uma abordagem para garantir sua tranquilidade ao longo do tratamento.

Lide com a ansiedade

Se você já sabe de algo que pode aliviar sua ansiedade, planeje-se para colocá-lo em prática no dia do procedimento odontológico. Também é possível combinar com o dentista um gesto como levantar a mão, se você sentir algum desconforto muito grande.

Como vimos, anestesia é importante para reduzir as dores durante o tratamento. Mesmo assim, a ansiedade e o nervosismo podem aparecer. Então, use nossas dicas simples de como manter a calma e vencer o medo da anestesia. Boa sorte, vai dar tudo certo!

Gostou das dicas? Esquecemos de algum detalhe? Deixe o seu comentário compartilhando sua experiência sobre como vencer o medo da anestesia!

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

2 Comentários

  1. Estou fazendo implante e confesso tinha muito medo mais depois que conheci o doutor germano da unidade de unamar ficou tudo mais prático tudo de bom .

    1. Olá Isaias, como vai? Ficamos felizes ao ler isso🙂

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.