Conheça 4 hábitos que atrapalham o tratamento ortodôntico

Tempo de leitura 3 min

O sucesso do tratamento ortodôntico não depende apenas da habilidade e experiência do dentista, mas também da colaboração do paciente. Além de comparecer a todas as consultas para realizar os devidos ajustes, é necessário tomar alguns cuidados para evitar o atraso no tratamento e garantir que os resultados sejam satisfatórios.

Além disso, alguns hábitos devem ser evitados, principalmente no caso de quem usa aparelho fixo. Isso porque algumas práticas danificam o aparelho dentário. Neste post, você vai conhecer alguns dos hábitos que prejudicam o tratamento ortodôntico. Vamos lá?

1. Higiene bucal inadequada

Usar aparelho significa ter mais cuidado com a higiene bucal. Isso porque os fios e peças contribuem com o acúmulo de resíduos alimentares e, caso a escovação não seja feita corretamente, o paciente pode desenvolver cáries e outras doenças bucais.

Para fazer uma boa higiene é preciso usar escovas específicas e o passador de fio, nos casos de quem usa aparelho fixo. Para quem usa a versão móvel, o aparelho deve ser retirado sempre na hora da escovação.

2. Não comparecer às consultas

Para que o tratamento ortodôntico seja concluído dentro do prazo estabelecido pelo dentista e proporcione bons resultados, o paciente deve ir às consultas marcadas. Isso porque é durante as visitas ao consultório que são realizados os devidos ajustes no aparelho.

Mesmo quem usa aparelho móvel, como os alinhadores invisíveis, deve comparecer às consultas marcadas para que o tratamento seja eficiente e seja concluído no prazo determinado.

Powered by Rock Convert

Cada consulta perdida pode significar um atraso no tratamento. Além de prejudicar os resultados, isso ainda aumenta os custos do aparelho, pois o paciente terá que pagar pelo tempo extra do tratamento.

3. Consumo de alimentos duros e pegajosos

Quem usa o aparelho fixo deve ter cuidados com os alimentos que consome. Isso porque alguns deles podem quebrar os bráquetes, o que é uma das principais causas do atraso no tratamento ortodôntico.

Para manter os bráquetes intactos, evite alimentos como pipoca, amendoins, maçã do amor, caramelo e alguns tipos de carnes. Essas comidas podem grudar nos dentes e no aparelho, dificultando a higiene bucal.

4. Maus hábitos

Roer as unhas é um hábito bastante comum, principalmente entre as mulheres. Isso também pode atrasar o tratamento ortodôntico, pois causa a quebra dos bráquetes.

Quem usa aparelho fixo também precisa controlar a mania de morder alguns objetos, como tampas de caneta. Abrir tampas de garrafa e embalagens com os dentes também são hábitos nocivos ao sucesso do tratamento ortodôntico e devem ser evitados.

Essas são algumas das práticas que atrasam o tratamento ortodôntico e prejudicam os resultados finais, tanto para quem usa aparelho móvel quanto o fixo. Além disso, é fundamental seguir todas as recomendações profissionais durante o tratamento. Não se esqueça de comparecer às consultas de acompanhamento e, em caso de dúvidas, não deixe de conversar com seu dentista.

Este post foi suficiente para você saber quais hábitos deve evitar para não comprometer o sucesso do seu tratamento ortodôntico? Então, compartilhe em suas redes sociais. As informações podem ser úteis a seus amigos também!

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

1 Comentário

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.