Qual é o impacto do aparelho invisível para os nossos dentes?

Tempo de leitura 6 min

Quer ficar com sorriso harmônico sem comprometer a estética do seu rosto? Não se preocupe: a ortodontia digital tem um tratamento que dispensa elementos metálicos na boca e realiza movimentação dentária para trazer mais qualidade de vida ao paciente. Já ouviu falar do aparelho invisível?

Confira agora o miniguia que explica quais são as diferenças entre os alinhadores dentais e o aparelho fixo (aquele que usa peças metálicas, com bráquetes e fios), quais são os benefícios associados a essa técnica inovadora e por que ela vale mais a pena em relação ao custo-benefício.

O que é o aparelho invisível?

Resultado de anos de pesquisa em ortodontia digital e aprimoramento da técnica odontológica Invisalign®, o aparelho invisível é um método para correção de desvios no crescimento e no desenvolvimento da dentição, uma vez que consegue exercer pressão sobre os dentes disfuncionais e realizar a movimentação dentária gradualmente.

Quais são as diferenças do aparelho invisível em relação ao fixo?

Para quem se pergunta sobre os diferenciais do aparelho invisível, saiba que uma das grandes novidades se deve à confecção do dispositivo. A peça é feita sob medida para o paciente em uma espécie de moldeira que se adapta à dentição e é trocada periodicamente com a supervisão do dentista.

Diferentemente do dispositivo fixo, os alinhadores dentais da Invisalign® são confeccionados em material transparente e dispensam elementos metálicos na boca, como os bráquetes, os anéis e os fios de aço, tão usuais para o funcionamento da técnica estática.

Como o procedimento ortodôntico funciona?

Você entendeu o que é e quais são as principais diferenças do aparelho invisível em relação ao fixo. Contudo, a dúvida que muitos pacientes têm quando chegam ao consultório é: como o procedimento funciona?

Para responder à questão, é preciso afirmar que o aparelho ortodôntico é indicado, geralmente, para pessoas com disfunção ortofacial, como o apinhamento dental, o excesso de espaçamento entre os dentes e a sobremordida — sobreposição de dentes superiores em relação aos inferiores.

As moldeiras transparentes são confeccionadas para realizar a movimentação dentária em determinado tempo, devendo ser retiradas na hora da alimentação e da ingestão de bebidas. O material é trocado quinzenalmente, em casa ou no consultório, por uma nova peça transparente, que ajusta a pressão sobre os dentes.

O procedimento ortodôntico requer planejamento detalhado, com exames de sangue e fotografias intra e extraorais, por exemplo, além de acompanhamento clínico, já que envolve várias moldeiras ao longo do tratamento e diferentes impactos do aparelho na dentição.

Quais são os principais benefícios do aparelho invisível?

Até o momento, você descobriu como as moldeiras transparentes agem para corrigir desvios na dentição e com reflexo na face. Mas, afinal, quais são as principais qualidades do procedimento com Invisalign®?

Manter estética, melhorar limpeza oral, facilitar armazenamento da peça, trazer mais conforto e resultados rapidamente são alguns benefícios dessa técnica ortodôntica.

Powered by Rock Convert

Preservar a estética do rosto

Não há dúvida: a maior parte dos pacientes opta pelo aparelho invisível devido a questões estéticas, porque o método usa material transparente para não impactar o rosto da pessoa. Mas os benefícios desse procedimento não param por aí — a tendência é que o Invisalign® melhore, inclusive, a relação pessoal com o próprio sorriso e a autoestima.

Melhorar a limpeza bucal

A limpeza bucal também melhora com o aparelho invisível, que deve ser removido na alimentação e ingestão de líquido para reduzir acúmulo de restos de alimentos na boca e proliferação de bactérias. Ao mesmo tempo, a técnica preserva a mucosa bucal, interferindo menos nos tecidos e ossos desse órgão.

Facilitar o armazenamento

Como a tecnologia Invisalign® é removível da boca, é preciso ter cuidado com o armazenamento. Mas essa questão é um benefício do dispositivo, que deve ser guardado em caixa específica para evitar danos. Igualmente, o material é altamente resistente a impacto e tem grande durabilidade.

Ser confortável

Ser mais confortável é outra qualidade do Invisalign®, principalmente quando comparado à técnica estável. Enquanto dispositivos fixos podem causar ferimentos e comprometer partes dos tecidos orais a longo prazo, os alinhadores dentais são feitos em moldeira que se adapta à dentição, tendo um resultado bastante cômodo já nos primeiros dias de uso.

Mostrar resultado em menos tempo

A técnica invisível consegue apresentar resultados rapidamente ao paciente, uma vez exerce pressão sobre dentes disfuncionais sob o olhar atento do especialista. Enfim, o Invisalign® conta com tecnologia avançada que permite ao paciente ver como ficará o sorriso antes de dar início ao tratamento.

Por que vale a pena o custo-benefício do aparelho invisível?

A relação de custo-benefício deve considerar as vantagens de um tratamento com os recursos empregados no serviço. Em relação aos alinhadores dentais, pode-se afirmar que o método consegue harmonizar o sorriso do paciente de forma cômoda e em menos tempo.

Além disso, os materiais transparentes podem ser manuseados e trocados em casa, o que dispensa algumas idas ao consultório do dentista — diferentemente do aparelho ortodôntico fixo, cujas partes metálicas são renovadas na clínica.

Por fim, o paciente que opta pelo aparelho invisível não precisa se preocupar com a aparência, pois o procedimento feito em material seguro, confortável e altamente resistente não interfere na estética do rosto, aumentando a autoestima da pessoa enquanto realiza as movimentações dentárias necessárias.

De todo modo, é importante realizar a técnica em uma clínica renomada para evitar problemas futuros. O Invisalign® requer planejamento detalhado e acompanhamento regular junto ao dentista, o que impacta diretamente no resultado do procedimento a longo prazo.

Neste artigo, você aprendeu sobre o aparelho invisível, uma técnica que dispensa os elementos metálicos e consegue corrigir desvios ortofaciais sem prejudicar a aparência do paciente. Além disso, percebeu que o método traz resultados rapidamente e tem alto custo-benefício.

O conteúdo foi relevante e você quer se informar melhor sobre sua saúde bucal? Agora que sabe como a técnica invisível revoluciona o tratamento ortodôntico, que tal descobrir como escolher um dentista confiável na sua região?

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

1 Comentário

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.