Ortodontia

Tratamentos dentários estéticos: conheça os mais populares no Brasil

fevereiro 22, 2019
Tempo de leitura 5 min

O sorriso é parte importante da nossa autoestima, e, por isso, os procedimentos estéticos odontológicos vêm ganhando cada vez mais adeptos. Por meio deles, é possível deixar o rosto mais harmônico e corrigir imperfeições, garantindo um resultado incrível.

Que saber mais sobre o assunto? Conheça os tratamentos dentários relacionados à estética que estão fazendo sucesso no Brasil.

Lentes de contato

Um dos procedimentos mais populares no país, as lentes de contato são aplicadas quando se procura corrigir falhas e imperfeições no sorriso. Com elas, é possível aumentar o comprimento e a largura dos dentes por meio da aplicação de lâminas ultrafinas de porcelana sobre eles.

As lentes são um dos tratamentos dentários mais modernos na atualidade, e muitos artistas e celebridades aderiram a elas. O procedimento é simples, não altera a estrutura do dente e apresenta uma boa durabilidade. Contudo, é válido lembrar-se de que a técnica tem fins apenas estéticos, não corrigindo problemas funcionais.

Facetas de porcelana

Já as facetas de porcelana são indicadas para o mesmo caso, contudo apresentam algumas diferenças quanto à espessura da lâminas, que são mais grossas, e à necessidade de desgastar o dente para realizar o procedimento.

Na aplicação, pequenas capas de porcelana são fixadas nos dentes, corrigindo imperfeições e espaços. Por serem mais grossas, são uma boa opção para quem apresenta muitas restaurações ou amarelamento intenso nos dentes.

É preciso, entretanto, consultar um dentista especializado para verificar se a estrutura do dente está comprometida e a técnica poderá ser realizada.

Aparelhos ortodônticos

Quem precisa corrigir dentes tortos e desalinhados deve recorrer ao uso de aparelhos ortodônticos. Entretanto, o sorriso metálico é um empecilho para muita gente, que sequer procura o tratamento. Se você é uma dessas pessoas, saiba que já existem opções muito mais discretas disponíveis no Brasil. Conheça algumas delas, a seguir.

Aparelhos de porcelana

Essa é a versão mais discreta do aparelho fixo metálico e pode ser aplicada em quase todos os casos de correção ortodôntica. Os bráquetes são feitos de porcelana e ficam praticamente invisíveis, deixando o aparelho mais discreto e moderno.

Aparelhos autoligados

Nesse modelo, o fio se prende diretamente no bráquete, dispensando o uso de borrachinhas. É possível unir o útil ao agradável, utilizando um aparelho de porcelana autoligado. Assim, você não precisa preocupar-se com as borrachinhas aparecendo ou ficando amareladas.

Aparelho lingual

Esta é outra opção queridinha para quem busca discrição. Nesse modelo, os bráquetes são colados na parte de trás dos dentes, fazendo com que o aparelho se torne invisível. É indicado para tratamentos mais curtos e atletas de esportes de contato, como os das artes marciais.

Invisalign

Esta é outra opção perfeita para alinhar os dentes sem comprometer a estética do sorriso. O Invisalign é desenvolvido com uma tecnologia de ponta totalmente transparente e resolve qualquer tipo de problema ortodôntico.

O aparelho é confeccionado em placas termoplásticas removíveis, planejadas por um software 3D que permite a simulação de todas as etapas do tratamento.

Clareamento dental

Outro tratamento estético muito procurado no Brasil é o clareamento, que remove a coloração amarelada dos dentes, motivo de constrangimento entre muitos pacientes.

O amarelamento interfere diretamente no sorriso e, por isso, compromete a autoestima, podendo, até mesmo, impedir que a pessoa se sinta à vontade para sorrir livremente. O tratamento pode ser realizado de duas formas: em casa ou no consultório. Confira os principais métodos.

Clareamento caseiro

Este método pode ser feito em casa, com ajuda do dentista. O tratamento é feito por meio de uma moldeira de silicone personalizada, em que será colocado o gel clareador para utilização durante a noite.

A substância utilizada pode ser peróxido de carbamida, peróxido de hidrogênio ou perborato de sódio e é mais fraca do que a usada em consultório, oferecendo segurança ao paciente.

O clareamento caseiro é um procedimento mais longo do que o realizado em consultório e pode durar até 3 semanas. O acompanhamento do dentista, nesse caso, é essencial para o fornecimento de todas as recomendações e o suporte necessário.

Clareamento em consultório

Neste tratamento, o dentista também utiliza o gel clareador, contudo em concentrações mais elevadas. A aplicação é feita diretamente nos dentes e permanece em contato com a superfície por mais ou menos 1 hora. O procedimento é mais rápido, e os resultados podem ser notados em três ou quatro sessões.

Clareamento a laser

Outro método feito em consultório, a opção a laser também utiliza o gel clareador, contudo a substância é potencializada com o uso da luz. Por ser mais potente, o tempo de tratamento é mais curto, sendo necessárias apenas duas ou três sessões.

Clareamento interno

Essa é a melhor opção para quem ficou com dentes escuros em decorrência de tratamentos de canal, traumas ou reações metálicas. O procedimento também utiliza um gel clareador, que é aplicado dentro do dente e fica agindo por cinco dias.

O tratamento é mais longo e demora cerca de 2 meses. Ao contrário dos outros tipos de clareamento, esse método não dá 100% de certeza quanto aos seus resultados.

Bichectomia

Outro procedimento em alta no Brasil é a bichectomia, uma cirurgia que remove a gordura da bochecha, deixando o rosto mais harmonioso, fino, esculpido e com as maçãs mais definidas. Pacientes que apresentam excesso de gordura ou plenitude na região inferior da bochecha são eletivos para o procedimento. 

O cirurgião dentista está capacitado para realizar a cirurgia, que é considerada simples, dura cerca de uma hora e exige anestesia local. A recuperação completa costuma durar em média 14 dias e não envolve nenhum tipo de repouso, apenas algumas restrições alimentares.

É valido lembrar-se, entretanto, de que a bichectomia não é para todo mundo. Quando realizada em pacientes sem a necessidade do procedimento, pode antecipar o envelhecimento do rosto, que, com o passar dos anos, naturalmente fica mais fino.

Os tratamentos dentários estéticos são muitos e estão, cada dia mais, ganhando a atenção dos pacientes. No Brasil, já é possível consultar profissionais especializados na área e solucionar problemas que fazem com que sua autoestima fique abalada.

Agora que você já conhece os principais procedimentos estéticos, que tal assinar a nossa newsletter e receber mais informações como estas?

 

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário