14 cuidados com os dentes que precisam virar hábito!
Você sabe quais são os principais cuidados com os dentes? Eles são muito importantes para que se possa garantir uma boa saúde bucal. Desse modo, torna-se possível prevenir uma série de doenças, como cáries. Portanto, é muito importante desenvolver uma série de hábitos preventivos.
Em uma análise inicial, esses hábitos podem parecer trabalhosos, ainda mais em um mundo tão corrido. No entanto, eles são fundamentais para assegurar uma boa higiene bucal.
É importante destacar que há diversos cuidados com os dentes que precisam virar hábito. Entre eles estão a escovação diária após as refeições, o uso do fio dental, a realização de bochechos, a escolha do creme dental e a consulta regular com o dentista.
Imagino que esteja interessado em saber em relação ao tema. Pensando nisso, neste post forneceremos algumas dicas de cuidados bucais que o ajudarão a ter dentes mais saudáveis. Continue com a gente!
Quais são os cuidados mais importantes com os dentes?
Por meio de simples cuidados com os dentes, torna-se possível melhorar a saúde bucal e manter um belo sorriso. Por isso, na sequência do conteúdo vamos abordar algumas dessas medidas.
1. Escovação diária após as refeições
O primeiro cuidado necessário com os dentes é básico e nem há muitos segredos: é a escovação diária após as refeições. É recomendável fazer a escovação, ao menos, três vezes ao dia. Não deixe de escovar os seus dentes antes de dormir.
Agora, você deve estar se perguntando: por qual motivo é importante escovar os dentes antes de dormir? Durante o sono o fluxo de saliva costuma diminuir. Desse modo, a boca tende a se tornar um ambiente favorável para a ação de bactérias causadoras de cáries e doenças que prejudicam a saúde bucal.
Essa dica pode parecer muito simples, no entanto, é um dos hábitos mais importantes para assegurar uma boa saúde bucal. Isso porque, sem a escovação diária aumentam-se os riscos da ocorrência de cáries, placas bacterianas, tártaros etc.
2. Uso de fio dental e faça bochecho
Outra dica básica de cuidado com os dentes é o uso de fio dental. No entanto, essa prática ainda enfrenta resistência por parte de muitas pessoas. Assim como a escovação, é necessário fazer esse procedimento ao menos três vezes por dia.
Ao usar o fio dental todos os dias se torna possível prevenir cáries, inflamações na gengiva, sangramentos e doenças ocasionadas pelo acúmulo de placa bacteriana entre os dentes.
A realização de bochecho, podendo ser com água ou mesmo com um enxaguante bucal, evita o acúmulo de bactérias. Desse modo, podemos dizer que essa simples prática é um dos principais cuidados a serem tomados com os dentes.
3. Evitar exagerar no álcool
Por diversos motivos, muitas pessoas têm o hábito de fazer o consumo de bebidas alcoólicas frequentemente. Essa questão se dá por diferentes fatores. Entre eles estão tirar o estresse no final de semana, festas, feriados etc.
No entanto, é importante ter atenção redobrada, pois as bebidas alcoólicas, caso sejam consumidas em excesso, desgastem o esmalte dos dentes, o que pode ocasionar problemas mais sérios.
4. Escolha do creme dental certo para sua necessidade
A escolha do creme dental ideal é uma das questões mais importantes para garantir a saúde bucal. O uso do creme dental deixa as gengivas saudáveis, previne os sinais da gengivite e pode fornecer também proteção contra as bactérias. Além disso, torna-se possível deixar os dentes livres das cáries, tártaro e mau hálito.
5. Evitar fumar e consumir doces em excesso
Realmente é muito difícil resistir ao consumo de doces, afinal de contas eles são muito saborosos e têm muito açúcar. Entre eles estão bolo, churros, caramelo, chocolate etc.
Ambas as guloseimas têm bastante açúcar. Nesse contexto, em caso de consumo exagerado pode acontecer o acúmulo de placa bacteriana entre os dentes ao consumir os doces.
Vale destacar que uma boa saúde bucal precisa estar aliada com uma dieta saudável. Por esse motivo, é muito importante evitar esses vilões ou mesmo reduzir o consumo. É válido também trocar os alimentos industrializados pelos naturais.
Além disso, não é segredo para ninguém que o hábito de fumar é prejudicial para a saúde de forma geral e essa realidade não é diferente em relação aos dentes. Isso porque, o produto tem nicotina. Essa substância fica acumulada nos dentes, o que contribui para amarelar e enfraquecer eles.
6. Cuidar da saúde geral
Cuidar da saúde geral é outro hábito fundamental para garantir a saúde bucal. Isso porque há doenças sistêmicas que podem estar correlacionadas com a saúde dentária. Esse problema pode acontecer por conta de possíveis alterações hormonais ou até mesmo o consumo de remédios fortes.
Além disso, é importante evitar acidentes. Abrir embalagens com os dentes, por exemplo, é uma prática perigosa. Os dentes não são ferramentas. Fazendo isso, você corre o risco de ingerir vírus e bactérias, sem falar da possibilidade de quebrar, trincar ou mesmo fraturar os dentes.
7. Consulta regular com o dentista
Um dos principais cuidados com os dentes a serem tomados é fazer uma consulta regular com o dentista. Por meio dessa prática é possível prevenir uma série de doenças bucais. Procure visitar o profissional, pelo menos, a cada seis meses ou mesmo anualmente. Trata-se de uma das melhores dicas de prevenção para cuidar do seu sorriso.
8. Evite consumir alimentos ácidos em excesso
Sabemos que o limão, o tomate e a laranja são deliciosos. No entanto, o consumo em excesso desses alimentos pode prejudicar a saúde bucal, pois a alta acidez presente nesses produtos pode enfraquecer os dentes, o que contribui para danificar a estrutura.
9. Escove a língua
Escovar a língua regularmente é um dos cuidados mais importantes em relação à saúde bucal. Isso porque, a região pode acumular resíduos alimentares.
Nesse contexto, ao escovar a língua será possível retirar as impurezas e os eventuais resíduos acumulados, deixando a região limpa.
10. Higienize corretamente antes de dormir
Escovar os dentes antes de dormir é uma das principais medidas de higiene bucal. Vale destacar, inclusive, que a higiene no período noturno é a mais importante do dia.
Agora, você deve estar se perguntando: por que isso acontece? Durante o período do sono, a salivação reduz, tornando a boca mais vulnerável para a ação das bactérias que causam cáries e outras doenças que poderiam prejudicar a saúde bucal.
Nesse contexto, a higiene noturna deve incluir a utilização do fio dental, a escovação da língua e dos dentes. Por esse motivo, não se esqueça de higienizar essas regiões antes de dormir.
11. Troque a escova a cada 3 meses
Trocar a escova periodicamente é uma das melhores práticas de saúde bucal. Nesse contexto, é bastante válido trocar as escovas a cada 3 meses para manter a higiene dos dentes.
Isso acontece porque a utilização diária do material provoca o desgaste gradual das cerdas, reduzindo a eficiência na escovação com o passar do tempo.
Além disso, o acúmulo de água na escova acaba gerando um ambiente favorável para a proliferação de fungos e bactérias que poderiam prejudicar a saúde bucal. Por esses motivos, não se esqueça de trocar a escova regularmente.
12. Escolha uma escova adequada
Tão importante quanto trocar regularmente é escolher uma escova adequada. Dê preferência para as cerdas macias ou médias. Por outro lado, as mais duras são mais indicadas para o uso de próteses dentárias.
Caso esteja com dúvida sobre o tema, consulte o seu dentista, pois ele está preparado para indicar o tipo de escova ideal para as suas necessidades.
13. Vá ao dentista regularmente
Faça consultas regulares ao dentista. O profissional está preparado para fazer a limpeza dos dentes, remover acúmulo de resíduos na região e tratar de eventuais doenças que possam surgir diante de eventuais complicações.
14. Evite fumar
O tabagismo faz mal para a saúde e pode aumentar o risco de várias doenças, como problemas cardíacos e câncer do pulmão. Além disso, quem fuma tem maior risco de desenvolver câncer de boca, pode desenvolver doenças nas gengivas, causar mau hálito e ainda pode gerar manchas nos dentes.
Quais são os riscos de não tomar esses cuidados com os dentes?
Não tomar cuidados com os dentes pode levar a uma série de problemas de saúde bucal. Entre eles estão:
- cárie dentária;
- gengivites;
- doenças na gengiva, como a periodontal;
- mau hálito;
- perda de dentes.
Vale destacar ainda que a falta de cuidado com os dentes também pode afetar a aparência estética do sorriso, causando manchas, descoloração e acumulação de tártaro nos dentes.
Como você pôde perceber, existem alguns cuidados com os dentes que são importantes para garantir uma boa saúde bucal. Inicialmente pode parecer que há diversos cuidados, no entanto, considerando os benefícios proporcionados por essas práticas vale muito a pena implementá-los em sua rotina diária.
Seguindo os cuidados nas quais abordamos aqui, fica mais fácil desfrutar dos aspectos positivos causados por um lindo e saudável sorriso. Portanto, assegure uma vida saudável e se previna dos problemas dentais, como as cáries.
Em nosso conteúdo, você viu algumas dicas de cuidados de dentes. As informações foram úteis para você? Esperamos que sim! Compartilhe o conteúdo para seus amigos nas redes sociais e permita que mais pessoas conheçam estas informações.
Fundador e presidente da Odonto Company
Cirurgião Dentista pela Universidade do Oeste Paulista (1986 a 1990).
Minha mãe dizia se lembrar de mim, aos 15 anos, afirmando que queria ser dentista.
Eu nunca pensei em outra carreira. Mas a vida muda a todo momento, não é? Meu propósito, desde cedo, esteve claro para mim: garantir o acesso de toda a população a tratamentos odontológicos de qualidade.
Nos anos 1980, os tratamentos odontológicos eram impensáveis para a maior parte do Brasil. Isso me levou a criar, por exemplo, o sistema de instalação de aparelhos ortodônticos, sem custos de compra. Esse sistema, onde só se paga pela manutenção do aparelho, hoje é reconhecido e utilizado mundialmente.
A Odonto Company começou em 1992, com 2 pequenos consultórios, e após 1 ano e meio, já tínhamos 12 lojas.
Em 2010, nos tornamos o primeiro franchising de odontologia do país e hoje somos a 2ª maior franchising do ramo no mundo inteiro, além de termos conquistado o posto de única franquia com menos de 20 anos a conseguir uma boa colocação no ranking das maiores franquias brasileiras!
E, como a vida muda o tempo todo, essa trajetória e as 802 unidades que temos abertas hoje, mudaram meu propósito:
“Não quero apenas continuar possibilitando acesso. Quero fazer o maior número de milionários através das nossas franquias.”