Agende sua avaliação

Tabagismo e saúde bucal: conheça os prejuízos causados

Tempo de leitura 3 min

O tabagismo traz um grande prejuízo para a saúde bucal, além do desenvolvimento de outras doenças associadas. O dano causado pelo ato de fumar pode piorar a aparência do sorriso e alterar a autoestima.

Quanto mais tempo há a exposição ao tabagismo, pior é a saúde bucal, independente dos esforços relacionados à escovação correta, uso de fio dental e mastigação adequada dos indivíduos.

Quer saber mais sobre os malefícios do tabagismo na saúde bucal? Então, fique por aqui e saiba mais!

Má cicatrização

O ato de fumar pode causar problemas de cicatrização, pois modifica a estrutura dos vasos sanguíneos, canais responsáveis por levar os componentes indispensáveis ao processo de formação da fibrina.

Então, qualquer dano na mucosa dentária ou próximo da raiz do dente causará um sangramento, que será dificilmente contido e demorará mais para cicatrizar em pessoas fumantes.

Alteração do paladar

A alteração do paladar é um malefício frequente das pessoas que fumam demais, ocorrendo perda da motivação por comidas mais leves e com gosto bem suave. Esse problema se agrava a ponto da pessoa consumir mais sal e açúcar para amenizar o gosto.

Isso acontece porque o hábito de fumar proporciona uma camada viscosa nas papilas gustativas, piorando também a saúde bucal, em que o paciente necessitará de limpeza lingual mais frequente.

Pigmentação dos dentes

A pigmentação amarelada dos dentes é uma característica marcante nas pessoas tabagistas associada ao mau hálito. O depósito das substâncias tóxicas presentes no cigarro ocorre gradativamente ao longo dos anos.

Além da coloração amarelada, é possível visualizar pontos pretos próximos da raiz, que são consequência da intoxicação pelo uso descontrolado do cigarro pelos indivíduos, proporcionando um sorriso bem desagradável aos olhos dos outros.

Doença periodontal

As doenças periodontais são causadas por agentes externos e o tabagismo é uma delas. A inflamação desencadeada pelas alterações da viscosidade sanguínea, maior facilidade para rompimento e acúmulo de substâncias tóxicas são fatores desagradáveis.

O problema é que se a pessoa não abandona o vício de fumar, a presença constante desses componentes diminuiu a resolução da doença periodontal e, em alguns casos, pode agravar o quadro.

Câncer de boca

O tabagismo é um grande vilão para a saúde bucal, favorecendo o aparecimento do câncer de boca. Teoricamente, é responsável direta ou indiretamente a quase todos os tipos de câncer.

O problema do câncer de boca é que, além de afetar a mastigação, a pessoa apresenta halitose, alteração na mucosa devido ao tratamento quimioterápico, causando dor, desconforto e mudança da coloração do rosto e dos dentes.

O tabagismo afeta significativamente diversos órgãos e sistemas, inclusive, a saúde bucal. Os malefícios do cigarro vão desde pigmentação amarelada dos dentes, doença periodontal, halitose, alteração do paladar e má cicatrização.

Por isso, é recomendável o abandono do hábito de fumar para evitar os prejuízos causados nos dentes e na vitalidade do indivíduo, além de procurar ajuda de um especialista em odontologia para fazer um diagnóstico completo.

Quer saber mais sobre os principais tratamentos para esse problema? Então, entre em contato conosco!

será que eu preciso de aparelho

Quer receber mais conteúdo como esse de graça?

Cadastre-se para receber nosso conteúdo por e-mail.

E-mail cadastrado com sucesso
Ops! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, verifique se o captcha está correto.

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.