mau hálito

Como tirar o mau hálito da boca? Existe solução?

Tempo de leitura 3 min

Por acaso você sofre de halitose ou mau hálito? Saiba que não está sozinho.

A halitose acomete uma boa parte da população, e geralmente o indivíduo só percebe que a tem quando ela é apontada por outras pessoas. Sabendo, então, que você sofre com esse problema, é hora de entender como tirar o mau hálito da boca. 

É importante destacar que a halitose pode ter várias causas. Por exemplo, ela pode ter origem na deficiência de higiene bucal ou então estar relacionada à alimentação. Felizmente, quando bem diagnosticada, tem tratamento rápido e eficaz.

Quer saber mais sobre esse tema? Confira este artigo e conheça as principais causas da halitose, além das maneiras de tratá-la.

Quais são as principais causas da halitose?

A halitose afeta nossa capacidade de se relacionar com outras pessoas no dia a dia. Por isso, é importante investigar as principais causas relacionadas a essa situação. Alguns dos principais motivos do surgimento da halitose são:

  • periodontite: essa infecção na gengiva pode produzir bactérias que exalam odor ruim;
  • má alimentação: o consumo de alguns alimentos pode favorecer a eliminação de gases de forte odor pela boca;
  • cigarro: as substâncias presentes no cigarro deixam um cheiro desagradável na boca.

Como tirar o mau hálito da boca?

O primeiro passo para tirar o mau hálito da boca é identificar a causa. Isso pode ser feito com a ajuda de um dentista. Esse profissional pode observar se a origem da halitose está relacionada a alguma doença bucal. Mas existem outras alternativas, vejamos a seguir.

Beba bastante água

Manter-se hidratado é outra maneira de tirar o mau hálito da boca. Isso porque, quando existe pouca saliva na boca, é possível ocorrer o surgimento de bactérias que contribuem para a proliferação de odores desagradáveis e o mau hálito.

Nesse sentido, é importante aumentar o consumo de água, pois ela ajuda a manter as mucosas hidratadas e o bom hálito.

Use sempre o fio dental

Muitas pessoas que sofrem de halitose dizem que escovam os dentes frequentemente. No entanto, é preciso considerar que a escova não consegue eliminar os resíduos de todos os cantos dos dentes.

Nesses locais onde a escovação foi ineficaz, podem surgir bactérias que causam halitose. Sendo assim, uma recomendação é caprichar no uso do fio dental, pois ele consegue eliminar os restos de comida acumulados principalmente nas regiões onde a escova não alcança.

Escove a língua

Você já deve ter reparado que, geralmente, logo ao acordar após uma longa noite de sono, existe uma camada branca sobre a língua. Essa estrutura é chamada de saburra lingual e é formada por bactérias e células mortas, além de restos alimentares.

Essa saburra causa muito mau cheiro. Para evitar isso, é importante caprichar na higienização da língua, de preferência utilizando raspadores linguais. 

Essas foram algumas informações sobre como tirar o mau hálito da boca. É importante destacar que a visita ao dentista de maneira regular ajuda não apenas a eliminar as causas da halitose, mas também a prevenir outras doenças bucais.

Quer ficar por dentro de mais novidades para manter a sua saúde bucal? Siga as nossas páginas no Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn.

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

4 Comentários

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.