Sentindo dor em dente com canal? Descubra o que fazer!

Tempo de leitura 5 min

Muitas vezes, acontece de o paciente sentir dor em dente com canal. Para quem não sabe, o tratamento de canal é um procedimento que remove a polpa do dente, limpa o espaço e preenche o local com material específico.

O tratamento é indicado quando a polpa do dente é danificada devido a uma cárie profunda ou por algum tipo de trauma. Nesses casos, a polpa dentária fica infeccionada e o canal é a melhor solução para salvar o dente do paciente.

No entanto, algumas pessoas sentem dor mesmo depois de fazer o tratamento de canal. Isso é normal? Por que acontece? Vou responder a essas e outras perguntas ao longo deste post, mas, primeiro, entenda quando é necessário recorrer ao canal.

Quando um tratamento de canal é necessário?

O tratamento de canal é necessário quando a polpa do dente foi danificada por uma cárie profunda, trauma ou quando o dente sofre uma fratura. Nesses casos, o tecido fica infeccionado ou morre e, se o tratamento não for realizado, pode-se formar um abscesso na raiz dentária, destruindo o osso que circunda o dente e causando fortes dores ao paciente.

Além disso, quando o tratamento de canal não é feito, o paciente corre o risco de sofrer com abscessos mais graves e cistos dentro do osso, edema e a reabsorção óssea. Outra consequência é que a infecção pode entrar na corrente sanguínea e atingir outros órgãos do corpo humano.

Quando o quadro evolui muito e o tratamento de canal já não é suficiente, a única solução é a extração do dente. Claro que há opções de tratamento para a perda dentária, mas a função da odontologia é manter os dentes naturais do paciente. A extração só é feita em último caso, quando não há alternativa.

Quando ocorre dor em dente com canal?

O tratamento de canal é um procedimento delicado e, por isso, é comum que o paciente sinta dores após o procedimento. Claro que isso não acontece em todos os casos, mas, quando há o risco, o dentista prescreve os medicamentos necessários para diminuir o desconforto.

As dores após o procedimento são mais comuns em pacientes que estavam com um quadro de infecção grave. Nesses casos, os incômodos acontecem quando a pessoa consome alimentos quentes ou gelados, pois o local ainda está sensível. No entanto, esse desconforto deve passar em alguns dias.

Há outras fatores que contribuem com o quadro de dores pós-tratamento. Veja quais são eles:

  • a infecção atingiu os tecidos periodontais e ósseos, responsáveis por sustentar o dente;
  • o dente apresenta alguma fratura ou trinca que não foi visualizada pelo dentista antes do tratamento. Nesses casos, o dano é quase imperceptível: não pode ser visto por meio de exames normais e precisa de um exame mais sofisticado;
  • canal secundário, ou seja, o dente tem uma anatomia diferenciada e o dentista não consegue visualizar esse canal e fecha o dente sem tratar essa parte;
  • um instrumento quebra dentro do canal — isso é raro, mas pode acontecer;
  • quando acidentalmente, o material obturador ultrapassa o final do canal e atinge os tecidos periodontais. Nesses casos, a dor passa em uma semana;
  • restaurações mal feitas, pois, quando isso ocorre, o paciente morde de forma incorreta, gerando uma sobrecarga na estrutura dentária.

O que fazer quando sentir dor depois do tratamento de canal?

Caso a dor em dente com canal não passe com o uso de medicamentos, o paciente deve procurar o dentista. Então, o profissional vai investigar os motivos e tomar as devidas providências para que o problema seja resolvido.

Powered by Rock Convert

Dependendo do caso, o tratamento deve ser feito novamente. No entanto, quando isso é necessário, o índice de sucesso é mais baixo. Isso porque o procedimento altera naturalmente o dente, e a cicatrização depois de uma segunda cirurgia pode ser mais difícil.

Por isso, mesmo que o paciente sinta dor após o tratamento de canal, é importante que ele aguarde um certo período para ver se os sintomas realmente não vão desaparecer.

Vale ressaltar que o tratamento de canal é complexo e exige que o dentista seja especialista em endodontia. Então, na hora de procurar um profissional para cuidar de sua saúde bucal, informe-se sobre suas especializações.

Quais cuidados devem ser tomados para a manutenção do canal?

Muitos pacientes pensam que após o tratamento de canal não é necessário cuidar do dente, pois não há o risco de cáries após o procedimento. Bem, isso é verdade, já que o nervo do dente foi retirado. No entanto, os cuidados com a higiene bucal devem ser mantidos.

Logo após o tratamento, é necessário tomar algumas precauções, inclusive para evitar dores e desconforto. É importante escovar os dentes sempre após as refeições, mesmo que esteja sentindo um pouco de dor.

Além disso, o paciente deve evitar mastigar no local onde o canal foi tratado, pois, dessa forma, a reabilitação é mais rápida e as dores são evitadas. Alimentos duros e pegajosos devem ser evitados logo após o procedimento.

O paciente ainda deve evitar alimentos muito quentes ou gelados. O período de repouso também deve ser seguido, então, se o dentista orientar você a ficar afastado do trabalho e de algumas atividades no dia do tratamento, siga as instruções do profissional.

Após o período de recuperação, o paciente pode voltar a ter uma alimentação normal, mas não deve descuidar de sua saúde bucal. É importante evitar morder objetos duros e abrir tampas com a boca, pois isso pode danificar não só o dente com canal, mas os dentes saudáveis.

Como você viu, a dor em dente com canal pode ocorrer por diversos motivos, inclusive se o paciente não seguir as orientações do dentista em relação aos cuidados após o tratamento. Nesses casos, há presença de dores, inchaço e até mesmo hematomas na região que foi operada são exemplos de reações que podem ocorrer.

Gostou do post e precisa de profissionais especializados para cuidar de sua saúde bucal? Então entre em contato! Conheça uma equipe altamente qualificada, que atende a todas as especialidades odontológicas.

Powered by Rock Convert
será que eu preciso de aparelhoPowered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

46 Comentários

  1. Estou com dor eadentista não tratou me deu remédio,porém o dente não para de doer.Sera que se abrisse podia melhorar.

    1. Olá, Dalila! Como vai? É importante descobrirmos a causa desse problema para sugerirmos a melhor solução. Portanto, é necessário que você realize uma avaliação o quanto antes com um profissional!

  2. Fiz um tratamento de canal e mesmo sendo anestesiado até dentro do dente foi terrível. Foi desesperador. Senti muita dor.
    E mesmo depois de feito o canal eu sinto na parede do dente ele dolorido e o que é pior eu sinto ele latejar internamente.
    Ele quebrou depois desse canal e a dentista diz que vai colocar uma coroa. O meu medo é passar por mais dor. Ele é dos dentes lá de trás da parte inferior. Se for para passar mais dor, sou muito mais arrancar e acabar com o problema
    Outra coisa eu fiz outro canal em um dente superior da frente e no momento do tratamento e depois nunca senti uma dor.
    Tem algo errado .

    1. Eu fiz um hoje , não sentir nada durante , e até o momento . A dra me garantiu q não iria sentir dor, mais mesmo assim fiquei com medo , tido ela perguntava se estava sentindo dor

    2. Cecília, tudo bem? Entendo sua situação, mas fique tranquila, geralmente o procedimento de confecção e instalação de coroa é bem simples e indolor.

  3. Fiz um tratamento de canal a 1 ano e meu dente começou a doer sempre q como alguma coisa ou tomo líquido eu sinto ele latejar e dói muito ,porém passa rápido a dor o q poderia ser?

    1. Oi, Vania! Tudo bem? É preciso investigar o que pode estar causando esse mal estar. Procure uma clínica odontológica e faça uma avaliação.

  4. Fui ao dentista ele anestesiou mas não conseguiu mexer no meu dente, já foram 3 tentativas, quando vai a água dói muito eu não aguento,o que será que deve fazer

    1. Olá, Juliana. Como vai você? Você está sentindo essa grande sensibilidade justamente por conta do local danificado no dente. Quando for ao consultório odontológico, procure manter a calma.

  5. fiz um tratamento de canal a dois meses e continuo tendo desconforto.
    sera que algo deu errado?

    1. Oi, Giselle. Tudo bem? É normal o local, onde foi feito o canal, ficar dolorido por alguns dias. Mas, nesse caso, talvez seja prudente você procurar o seu dentista para verificar o seu caso.

  6. Olá, estou sentindo dores no dente da frente em cima(incisivo superior), tá sensivel ao toque, evito gelado e agora evoito alimentos quentes e doce… e minha dentista passou arflex retard 200mg por 3 dias e pediu um raio x.
    Estou com medo de ter q fazer canal e depois de um tempo ter q arrancar…. Esse meu medo, tem fundamento? O que pode ser essa dor ?

  7. Olá meu nome e lucineide fiz canal já tem um mês e pouco mais a dor persisti o que Faso?já tomei antibiótico mais nada resouveu , fui no meu dentista ele falou que tenho que aguardar porque e assim mesmo. Oque eu faço por favor?

  8. Eu fiz um canal em 2017, e até fevereiro não parou de doer. Fui em vários dentistas e nenhum quis mexer, a que fez o canal disse que não podia fazer nada, pois ela já tinha feita tudo que era necessário. Achei um dentista ótimo, ele refez o canal e no começo o dente não doia, mais ultimamente está doendo o tempo todo lateja, da agulhada, estou desesperada, porque acho que a única solução vai ser extrair, infelizmente. Isso é normal?

    1. Olá Helena, fiz um canal na adolescência e a alguns anos o mesmo dente infecionou. Procurei um dentista e tive que fazer o de tratamento, porém ainda continue com dor e tinha dores terríveis de cabeça.
      Ao procurar outra profissional, foi descoberto que eu teria que fazer uma tomografia pois o mesmo não havia sido tratado e a dentista esqueceu uma Lima. Refiz o tratamento pela terceira vez com microscópio e descobrir que a causa da minha dor era uma sinusite causada por um canal mal tratado e esquecido a Lima e outro sem tratar. Procure ver isso o mais rápido possível, pois uma infecção bacteriana pode levar a morte.

  9. Sofri um trauma no dente da frente é estou tratando o canal mas a dor é terrível ainda falta terminar o tratamento será que corro o risco de perder esse dente…?

  10. Estou com muita dor de dente aonde o dentista colocou uma macia e já faz um ano mais de um tempo para ca não para de doer não agento mais vontade dê arancar o que eu passo fazer para passar a dor não consigo comer e nem dormir me ajuda pela mor de Deus

  11. Fiz um canal porém na primeira etapa não senti nem uma dor mais na segunda vez depois de ter feito o procedimento, é depois da nestezia passar fiquei sentindo muita dor ,é normal já estou com sete dia só passa com medicamentos e mesmo assim depois de duas três horas volto asenti tudo dinovo.

  12. Olá, fiz um tratamento de canal em um dente que quebrou há aproximadamente um mês e agora depois de colocar a coroa, que tem uma semana, eu venho sentindo bastante desconforto ao mastigar e principalmente quando é algo quente. Fiz um raio x e foi esquecido um pedaço de lima usada no procedimento dentro do dente. A profissional que fez o canal me disse para tomar amoxilina mas não me explica o motivo da dor . Só fala que o canal está certo. Estou com medo desse material esquecido ter inflamado no dente.

    1. Nossa. Você mostrou o raio x pra ela?

  13. Fiz um canal coloquei pino e coroa e vai fazer um mes q fiz e estou ha 4 dias sentindo dor o q faço

  14. Oi boa noite comecei fazer o tratamento de canal ontem a dentista disse que tem que ser pôr etapa,to sentindo muita dor e a anestesia nao pegou e eu sofri muito pra abrir esse canal nao se se vou aguentar a fazer esse tratamento oque posso fazer ?

    1. Boa noite!

      Fiz canal tem um ano e sinto dor no dente do canal ao passar fio dental.
      A dentista fala que não é dor, na verdade é um “reflexo”, mas eu sei o que tô sentindo.
      Ela disse pra eu usar um fio dental mais fino pra não doer, o que não fez sentido pra mim, já que o normal é não doer nunca mais, certo?

      Estou com medo do que pode ser, hoje minha cabeça está doendo também. Irradia pro ouvido, para os olhos, mandíbula…

  15. boa tarde eu foi ao dentista pra medicar um dente da frente porem ele voltou a doe e agora tenho que espera pra outra consulta oque deve pass pra sara a minha dor ate a proxima consulta

  16. Tenho um canal a muitos anos, hoje voltei pra fazer clareamento e trocar a abturação, e meu dente tá latejando é normal sentir dor depois de muito tempo de canal no dente?

  17. Ola eu feis o tratamento de canal fais 4mes quando passo o fio dental sinto muita dor e normal.?

  18. À 13 anos fiz um canal em meu dente e correu tudo perfeito. Tudo bem até um mês atrás que o bloco caiu aí fui no dentista ele limpou o local e fizemos outro bloco pra encaixar na quarta feira fizemos o procedimento. A noite em casa doeu o dente e logo na quinta feira doeu muito e até hoje com fortes dores é muito invada. O médico dentista me receitou amoxilina, Predsim, nimesulida até . Mas a dor e forte e estou tomando Dipirona desde quinta feira de 4 em 4 horas. O que será que aconteceu? Fiz EX hoje é nenhuma fratura nada…o bloco está bem encaixado deu certinho.. .mas estou com muita dor.

  19. Boa noite. Estou em tratamento de canal, o dente está com curativo. Na 2ªsessão ela limpou colocou curativo. Após passar o efeito da anestesia, o dente doeu muito tomei antinflamatorio e no dia seguinte diminuiu a dor, com 2 dias não estava mais doendo. Perguntei a Drª ela disse que era normal, por causa da raspagem que acaba agredindo o dente. Já tem um mês que estou em tratamento. Disse a ela quando bato no dente não dói, nem com liquidos quentes ou frios. Mas tem um ponto do dente, na parte de fora que se mastigar, ou forçar o dedo dá uma leve dorzinha ela disse que é normal. Semana retrasada ela fez outro curativo e disse que essa semana vai fechar. Queria alguma explicação.

  20. Vcs conhecem algum dentista que faz canal de domingo , estou desesperada de dor

  21. Oi tudo bem
    Fiz o canal a quatro dias é estou sentindo muita dor
    O pior que a anestésica ainda não passou

  22. fiz um canal faz 2 dias e o local esta muito dolorido , já tomei remédio e não passa , não consigo encostar um dente em cima do outro que já doe , será que o canal foi mal feito, ou é normal ficar dolorido por causa do precedimento realizado ? o dentista no dia da consulta me garantiu que foi feito completo esse canal, se eu soubesse que iria ficar assim tinha falado para arrancar esse dente, não consigo comer e nem dormi porque doi muito e sem parar

  23. Fui ao dentista hj com dor no dente 27 superior a dentista disse que é canal abril o dente pra limpar acho que matar o nervo seila,mas aí fechou de volta e disse pra eu procurar um dentista que faça o canal mas o procedimento que ela fez aínda continua doendo o dente isso é normal.

  24. Fiz um canal a uns 9 meses … e a duas semanas quando estava comendo bolachas senti que algo quebro… quando olhei era um pedaço de dente com o canal feito … tempos difíceis de pandemia não fui amo meu dentista de mediato até pq não senti dor nem sinto porém a uns 3 dias sinto um amargo na boca em lado só justamente o lado do dente com canal parede gosto de remédio não sei estou com medo de ser o produto que se coloca no canal para preencher … isso faz para saúde tenho quase certeza que esse amargou e gosto de remédio só de uma lado da boca é o dente com canal que quebro isso é grave ???? Já marquei meu dentista em breve irei

  25. Faz cinco meses que fiz um tratamento de canal e não para de doer!!

  26. Fiz um canal já tem mais de um mês e a dor está insuportável,estou tomando amoxicilina a 10 dias e não melhora,toda vez w abre pra fazer curativo melhora,mas depois de 3 dias w fechou começa a dor de novo. Ontem a dentista deixou o canal aberto. O q pode ter acontecido.

  27. Ola fiz um canal, com curativo ele tava maravilhoso nem queria tirar quando quando fechou o dente começou a doer…ai ela abriu de novo colocou curativo ficou maravilhoso não sentia nada mas ela falou que não podia ficar com curativo fui lá fechar ele agora tô sentindo dor já faz 3 mês qualquer coisa que pega no dente até vendo doi de mas oque será??

  28. Olá, fiz um canal em um dente já faz um tempo, e já algum tempo venho sentindo incomodo e dor na gengiva na região deste dente, também na região do começo do dente está bem escuro, no caso pretro, estou preocupada, o dentista também não me dá nenhum diagnóstico. ..oque pode ser isso?

  29. Oi fiz o canal no último dente está doendo e normal

  30. Fiz um canal tem uma semana agora estou sentindo dor e normal e dor no lado do nariz

  31. Fiz um canal ja 3 dias e na para a dor ja tomei remédio pral1 si melhora na hora depous volta a doer

  32. Fiz tratamento de canal,tem2 meses,não sinto dor no dente,mais a gengiva está inchada um pouco e sinto repulsando, um pequeno incômodo.

  33. Tenho um canal pra fazer , estou com muitas dores
    Se ele estiver doendo a anestesia pega ?

  34. Estou em tratamento de
    um canal e está dolorido! O que tomar para aliviar a dor

  35. ja faz alguns anos que eu fiz meu canal e hoje do nada quando me deitei senti alguma coisa como se fosse a raiz do dente latejar, bati a cabeça no travesseiro e latejou novamente, estou com muito medo! Porém meu dente não dói, não está escuro, minha gengiva está normal, não faço a mínima ideia do que seja. 🥺

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.