Agende sua avaliação
retração gengival

Retração da gengiva: Quais as causas e como revertê-la?

Tempo de leitura 3 min

Você já percebeu algum dos seus dentes mais longo? Fique atento! Esse é um sinal da retração da gengiva. É quando a raiz dentária fica exposta, porque a camada protetora do dente revestido pela gengiva está cada vez menor.

Isso pode acontecer por várias razões: a gengiva pode ter sofrido alguma agressão durante uma escovação com força ou doenças bucais, como a gengivite e a periodontite.

Quer saber mais detalhes sobre esse assunto? Acompanha este post e tire suas dúvidas sobre as causas da retração gengival, os sinais e como tratar.

O que causa retração da gengiva?

Não existe uma causa única para a retração da gengiva. Pelo contrário, existe uma variedade de causas que podem trazer essa situação. A seguir, vamos explicar quais são elas.

Escovação traumática

Algumas pessoas acreditam que, para limpar os dentes, é preciso colocar bastante força na hora de realizar a escovação. No entanto, isso pode causar retração gengival.

As cerdas duras da escova junto com a força da mão podem gerar lesões na gengiva, que acaba se retraindo.

Gengivite

Essa é uma inflamação na gengiva caracterizada pelo acúmulo de placa bacteriana.

Esse problema pode começar de forma sutil, mas, com passar do tempo, as bactérias promovem agressões na gengiva, provocando a retração gengival.

Periodontite

A periodontite é evolução do quadro da gengivite, quando a inflamação começa a atingir os ossos que sustentam o dente.

agendamento

Nela, as bactérias consomem o osso de sustentação, o que deixa a gengiva retraída, tentando acompanhar o que sobrou do osso.

Quais são os principais sintomas da retração da gengiva?

Como vimos, a retração gengival pode demorar para aparecer de forma evidente na boca. Mas há sinais de que ela já está em progressão. O mau hálito, por exemplo, costuma ser o primeiro sintoma de gengivite ou periodontite.

Outro sinal é a sensibilidade dentária. Ela acontece porque a raiz do dente começa a ficar exposta e com isso, os líquidos quentes e alimentos ácidos provocam dor quando chegam a essa região.

Por fim, mais um sinal do problema é o surgimento de “bolsas” que acabam formando uma inflamação na região da gengiva.

Como é o tratamento para retração da gengiva?

A retração gengival pode ser reversível. Os tratamentos que podem ser utilizados nesse caso, são de acordo com o nível de gravidade de retração e outros fatores.

A utilização de plásticas gengivais é uma solução interessante. É um procedimento para abrir a gengiva e adicionar um novo tecido capazes de recobrir a região exposta do dente.

Neste post, você viu algumas informações sobre o que causa a retração da gengiva. A visita frequente ao dentista ajuda a identificar os quadros inflamatórios e resolver a rarefação da camada de gengiva nos dentes.

Identifique esse problema rapidamente para garantir o acesso a um tratamento de qualidade.

E a[i, como anda a saúde da sua gengiva? Conte para a gente, deixando um comentário abaixo!

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

2 Comentários

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.