Agende sua avaliação

Gosto e cheiro ruim na boca? Veja o que pode ser

Tempo de leitura 3 min

Todo mundo pode sentir um gosto e cheiro ruim na boca, mas o desconforto costuma desaparecer depois da escovação dental ou do uso de um enxaguante bucal. No entanto, em alguns casos, o gosto ruim e o mau hálito permanecem, o que pode ser sinal de que há algo errado com sua saúde.

Para uns, o gosto desagradável é amargo, metálico, ardente ou lembra algo podre. Essa sensação costuma durar dias e pode aparecer e desaparecer constantemente. O problema pode causar muito desconforto e constrangimento.

Continue a leitura para saber mais sobre as causas do gosto e cheiro ruim na boca e veja como tratar ou evitar esse problema.

Quais são as causas do gosto e cheiro ruim na boca?

Confira os principais responsáveis por esse desconforto bucal.

Má higiene bucal e problemas dentários

Não escovar os dentes com regularidade ou não utilizar o fio dental são hábitos que podem provocar o acúmulo de alimentos na gengiva e entre os dentes, levando ao desconforto na boca. Problemas dentários, como periodontite, abscessos e até a erupção dos dentes do siso, também podem ser a razão do gosto e do cheiro ruim na boca.

Boca seca

Essa condição, conhecida como xerostomia, acontece quando as glândulas salivares não produzem saliva o suficiente. Nesse caso, o gosto ruim e o mau hálito resultam do acúmulo de bactérias e restos de comida que não foram removidos pela ausência de saliva. O tabagismo e o uso de alguns medicamentos podem desencadear esse problema.

Doenças e infecções

A candidíase é um tipo de infecção por fungos que acontece em áreas quentes e úmidas. Assim, essa doença pode provocar o gosto e cheiro ruim na boca.

agendamento

Além disso, as infecções respiratórias virais, como amigdalite, sinusite, resfriado e infecções no ouvido, podem afetar o paladar, o hálito e o olfato.

Distúrbios gastrointestinais, como o refluxo, também podem deixar um gosto e cheiro ruim na boca. E ainda, condições neurológicas que afetam as papilas gustativas, como os tumores cerebrais, a epilepsia e a demência, podem provocar esse tipo de problema.

Alterações hormonais

As flutuações hormonais que surgem no primeiro trimestre da gravidez podem deixar um gosto ruim na boca, geralmente metálico. Mulheres que estão passando pela menopausa também podem sentir um gosto amargo na região.

Outra possível causa para esse desconforto durante a menopausa é a síndrome da boca ardente. Essa é uma condição rara, mas pode acontecer durante esse momento da vida por causa da diminuição do hormônio estrogênio.

O que fazer para tratar o problema?

O primeiro passo é marcar uma consulta com seu dentista para descobrir a origem desse gosto ruim na boca. Informe todos os medicamentos que você toma e qualquer outro sintoma que você tenha, mesmo que eles pareçam não se relacionar com a saúde bucal.

A limpeza dental e uma rotina de higiene bucal em casa são essenciais para se prevenir desse problema. Consuma água regularmente para manter a salivação e invista em uma alimentação balanceada e livre de hábitos nocivos, como o tabagismo.

O gosto e cheiro ruim na boca precisam ser observados com cuidado. Sempre que sentir esse desconforto, procure imediatamente o atendimento odontológico.

Aproveite e compartilhe este artigo nas redes sociais e ajude seus contatos a cuidarem melhor da saúde bucal.

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.