Agende sua avaliação

Quais prejuízos a falta de dentes pode causar para a saúde?

Tempo de leitura 6 min

Para muitas pessoas, a saúde bucal é uma questão puramente estética. Afinal, um belo sorriso faz toda a diferença em nossa confiança e melhora até mesmo as interações sociais. Mas, além dos aspectos visuais, a falta de dentes tem consequências para a saúde e para o bem-estar de cada um.

Essa condição prejudica a qualidade de vida de uma pessoa devido a diversos fatores que são somados ao desconforto de sorrir. Pensando nisso, organizei um post detalhado com as principais alternativas de tratamento para esse problema.

Quer saber quais são os prejuízos que a falta de dentes pode causar para a sua saúde e como solucionar essa questão? Então, continue a leitura e acompanhe as recomendações!

Quais são as causas para a falta de dentes?

A falta de dentes pode ser causada por diversos fatores e, ao entendê-los, você pode solicitar auxílio de um profissional odontológico para encontrar o melhor tratamento para o seu caso. Nesse sentido, entre os motivos para os dentes caírem, estão:

  • doenças periodontais;
  • cáries dentárias;
  • quebras por traumas ou lesões;
  • falta de higienização adequada;
  • uso de tabaco;
  • falta de acesso a cuidados odontológicos.

Há, ainda, alguns casos em que os dentes não conseguiram sair da gengiva por conta da falta de espaço. Contar com um acompanhamento adequado do seu dentista e investir em bons hábitos pode ajudar a melhorar a saúde bucal e evitar cada um desses problemas.

Quais são os problemas que a falta de dentes causa?

Devido à falta de dentes, inúmeros problemas de saúde podem ser desencadeados. Veja agora as consequências que a falta de um ou mais dentes pode trazer para o seu dia a dia!

Machucados na gengiva

A falta de um dente deixa a gengiva desprotegida, podendo gerar machucados na área. Sem contar com a proteção natural que os dentes oferecem, a gengiva fica exposta a traumas durante a mastigação e até mesmo na hora da escovação. A longo prazo, isso causa desconforto, dor e até mesmo feridas na região afetada.

Dor

A presença de dor no maxilar, nas gengivas ou em outras estruturas da boca é uma queixa muito comum entre os pacientes com ausência dentária. Esse desconforto é normalmente causado pela sobrecarga nos dentes restantes, pois eles precisam compensar a falta dos dentes ausentes no dia a dia.

Outro ponto importante é que tanto a gengiva quanto o osso maxilar estão sujeitos à inflamação e à dor devido à falta de estímulo e de proteção dos dentes. Portanto, situações de dor no maxilar podem estar diretamente associadas à falta de dentes.

Perda óssea

Quando o dente não está no local, ocorre o enfraquecimento do osso que está inserido na gengiva. Isso pode dificultar a colocação de implantes e trazer problemas de diversas naturezas.

A situação acontece especialmente porque o osso que sustenta o dente começa a ficar mais fraco e se reabsorve. Tal processo ocorre naturalmente, pois a região não recebe o estímulo que era fornecido pela mastigação por meio do dente que agora está ausente. Sem ele, o osso perde densidade e volume, prejudicando procedimentos futuros.

Movimentação dos outros dentes

O desalinhamento dos dentes também é muito comum quando um ou mais deles estão faltando. Isso ocorre por conta de uma movimentação natural com o objetivo de preencher as lacunas vazias na boca.

Essa condição resulta em problemas na mordida e desalinha toda a arcada dentária. A movimentação indesejada pode, inclusive, prejudicar a fala, destacando a necessidade de um tratamento ágil diante da perda de dentes.

Infecções

A ausência de dentes acaba deixando a gengiva exposta, o que é um prato cheio para a instalação de infecções, que podem se complicar e até mesmo parar na corrente sanguínea.

Essas infecções acabam causando muitas dores, inchaço, mau hálito e, caso se agravem, podem até gerar complicações sistêmicas. Por isso, é importante adotar cuidados e recorrer a tratamentos para solucionar esse problema.

Problemas de mordida

Por fim, vale destacar que a mordida também fica prejudicada com a falta de dentes, fazendo com que a mastigação seja comprometida. Em alguns casos, o paciente pode até ter dores de cabeça.

Além disso, com o tempo, a falta de dentes pode gerar problemas referentes à articulação temporomandibular (ATM), o que provoca o desgaste de certos dentes e dificuldades para mastigar.

Quais são os tratamentos disponíveis?

A melhor maneira de lidar com esse problema é substituindo os dentes que foram perdidos. Isso pode ser feito com o uso de próteses dentárias, implantes e pontes, sendo que a melhor opção será decidida em parceria com o dentista, de acordo com as suas particularidades.

Em alguns casos, a colocação de uma coroa dentária pode ser necessária. Em outros, o uso prévio de um aparelho ortodôntico também pode ser exigido, a fim de reorganizar os dentes e deixá-los alinhados antes de colocar um substituto no local da perda.

Por isso, é fundamental contar com o suporte de um profissional da Odontologia para encontrar o melhor tratamento para você. Nesse sentido, a OdontoCompany é uma ótima alternativa.

Como a OdontoCompany pode ajudar?

A OdontoCompany é a maior e mais completa rede brasileira de clínicas odontológicas com mais de 1.700 unidades distribuídas por todo o país. Desde a fundação nos anos 90, a OdontoCompany desenvolve um atendimento de qualidade a um preço acessível. Além disso, você pode usufruir dos seguintes benefícios:

  • tratamentos adequados para o seu caso — nas clínicas, você encontra diversos procedimentos avançados em várias áreas de tratamento odontológico, tais como Ortodontia, Estética, Implantodontia, Endodontia e muito mais;
  • equipe altamente qualificada — o time de especialistas da OdontoCompany está pronto para atender você da melhor forma possível, independentemente da área demandada;
  • tecnologia avançada — a infraestrutura oferecida é de última geração, buscando entregar diagnósticos precisos e tratamentos que realmente resolvam os seus problemas, aumentando a saúde bucal;
  • atendimento humanizado — também há a priorização de um suporte adequado para proporcionar bem-estar, fazendo com que você se sinta acolhido e confortável durante cada procedimento.

Agora que você já sabe o que causa a falta de dentes, as consequências e os possíveis tratamentos, vale buscar o suporte de um dentista de confiança para lidar com esse problema. Assim, fica mais fácil voltar a sorrir com confiança e aumentar a sua qualidade de vida no dia a dia.

Ficou com alguma dúvida? Então, deixe-a nos comentários, que, em breve, você será respondido por um membro da equipe OdontoCompany!

Quer receber mais conteúdo como esse de graça?

Cadastre-se para receber nosso conteúdo por e-mail.

E-mail cadastrado com sucesso
Ops! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, verifique se o captcha está correto.

10 Comentários

    Boa noite eu gostei muito da página de vcs.nodsa eu estou sofrendo muito sabe dor de dente é horrível e pra mim e constante eu perdi dentes e não sorri mais

      Olá Rosilene, muito obrigada! Ficamos muito felizes de ler isso 🙂 Cuide do seu sorriso na Maior do Mundo! Agende já uma avaliação gratuita com um de nossos especialistas na OdontoCompany mais próxima de você pelo link https://odontocompany.com/

    Estou iniciando um tratamento na odontocompany e desde já estou bem satisfeita com a atenção dedicada a mim pelo profissional desde a consulta de avaliação, tenho certeza que voltarei a fazer novos bons comentários quando terminar todo meu tratamento.

      Olá Derli, como vai? Agradecemos a confiança em nosso trabalho! 🙂

    Comecei meu tratamento em uma Odontocompany,unidade de Vilar Dos Teles São João de Meriti, mas não estou gostando pois chegamos no horário estipulado pela clinica, mas demoram muito para nós atender, semana retrasada fui a clinica e demorou tanto que não pude fazer o procedimento,pois disseram que só estavam com 1 clínico.

      Olá, Ana Paula, como vai? Lamentamos muito pelo ocorrido.
      Pedimos que entre em contato pelo link https://odontocompany.com/sac, relatando o que ocorreu e em qual unidade você
      realiza o seu tratamento para ser analisado o que pode ser feito por você. Mais uma vez, sentimos muito.

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.