perda óssea dentária

Afinal, o que é a perda óssea dentária e como tratá-la?

Tempo de leitura 6 min

Não é de hoje que as pessoas se preocupam com a aparência do sorriso. Conseguir um alinhamento perfeito que una a estética à função da boca é o sonho da maior parte dos pacientes, mas é preciso saber como tratar a perda óssea dentária.

Neste conteúdo, entenda o que é, o que causa e como o problema sensibiliza o tecido estrutural dos dentes, podendo levar a um desgaste definitivo em caso de negligência do tratamento. Além disso, compreenda como a limpeza e a restauração da área afetada darão mais segurança para o seu sorriso. Leia agora mesmo!

O que é a perda óssea dentária?

Antes de identificar como tratar a perda óssea dentária, é preciso entender o que é esse problema odontológico.

Dividido entre coroa e raiz, o dente se estrutura com base no osso que o constitui. Quando se fala em perda óssea, o que está em jogo é a resistência de tal tecido, que se fragiliza quando não se toma o devido cuidado.

O fato é que o desgaste vem a partir do momento em que há uma disfunção no tecido da boca, comprometendo o osso que está ao redor dos dentes.

Agora que você já sabe o que é, pode estar se perguntando quais são as causas da perda óssea. A alteração decorre geralmente da falta de hábitos saudáveis com os dentes. Quando você deixa de manter a escovação, a sua boca fica mais exposta a cáries, sangramentos e infecções.

Da mesma forma, o dentista pode chegar à conclusão que a perda do osso dentário se deve ao alinhamento dos seus dentes, pois a arcada que apresenta um posicionamento disfuncional facilita o acúmulo de restos alimentícios e aumenta a chance de você contrair uma inflamação.

Em outros casos, a deterioração do osso pode estar ligada ao avanço da doença periodontal, sendo acompanhada por inflamação na área dental e gengival. Se não tratada, a perda óssea lesiona o dente para sempre.

Para quem tem dúvidas quanto à idade mais comum para o desgaste aparecer, a resposta é simples. Pacientes que têm a estrutura dental mais delicada sofrem mais riscos de desenvolver o desgaste no osso dentário e os efeitos disso na saúde da boca. Porém, há opções para quem não quer sofrer com o mal-estar.

Como é possível evitar esse problema?

Existem indicações para quem deseja evitar tal complicação. Com o acompanhamento profissional, aprenda a escovar corretamente os dentes para não deixar a área desprotegida à ação das bactérias.

Escovação correta

Para não sofrer com a perda óssea, o mais indicado é que você cuide dos seus dentes diariamente. Nesse sentido, a escovação deve ser feita sempre após o consumo de alimentos e, especialmente, antes da hora de dormir.

Se você não deixa restos de comida entre os dentes, a consequência é a diminuição da proliferação de bactérias.

Fora isso, não esqueça de usar o fio dental para ter certeza de que a limpeza está funcionando. Contudo, é preciso escovar com movimentos suaves e cerdas macias. Afinal de contas, você não quer lesionar a gengiva e fragilizar o tecido ósseo, não é mesmo?

Acompanhamento profissional

Se você já toma o devido cuidado diário para manter a saúde da boca, não deixe de visitar o dentista ao menos uma vez por ano.

Powered by Rock Convert

As pessoas precisam de acompanhamento odontológico porque pode ocorrer alguma alteração bucal que comprometa outros órgãos do corpo. Para ficar despreocupado, não deixe de ir a um consultório com equipamento de ponta e os melhores profissionais.

Como resolver o desgaste ósseo na boca?

Como tal deformação pode estar ligada à má higiene bucal e até à doença periodontal — que causa danos justamente na região que sustenta os dentes, chamada de periodonto —, cabe ao seu dentista investigar o caso específico.

Estando no consultório, o especialista verifica tanto a sensação (sensibilidade, dor de dente, mau hálito etc.) quanto a estética (vermelhidão, sangramento e retração da gengiva) da sua boca.

Com o exame clínico e um possível raio X, o profissional consegue ter um primeiro diagnóstico. Após constatar que de fato o paciente sofre com perda do osso dentário, o dentista explicará as principais soluções para você voltar a sorrir com tranquilidade.

A limpeza e a recuperação da região atingida são indicações comuns para tratar o problema desde a raiz!

Limpeza da região

Na clínica odontológica, todo cuidado é pouco para chegar ao tratamento indicado. Não seria diferente com a perda do osso dentário. Se a disfunção está em grau menos severo, o ideal é realizar uma limpeza no local, de modo a remover os restos alimentícios e acabar com a infecção bacteriana.

>> Limpeza nos dentes! Quais são os benefícios de fazer esse tratamento? 

Processos de recuperação

Quando o paciente está com o tecido ósseo comprometido, o primeiro passo após a limpeza da parte danificada é o processo de recuperação do osso dentário.

Assim, podem ser indicados métodos distintos, sendo o mais popular o enxerto, no qual se recorre a implantes para aumentar a espessura e a altura da região desgastada.

As técnicas, entretanto, não param por aí. Considerando sempre a gravidade da lesão, a regeneração óssea pode usar laser para recompor o tecido. A luz especial, que passou a ser considerada como tratamento após uma pesquisa da Universidade Estadual de Campinas, acelera a reprodução das células ósseas.

De outra maneira, se a perda óssea tem a ver com o alinhamento dos seus dentes, é necessário recorrer a um tratamento ortodôntico, que restaura a posição da arcada e confere a função e a estética do seu sorriso.

Neste texto, você descobriu o que é e o que causa o desgaste do osso dentário. Comumente, o problema está relacionado à falta de cuidado com a saúde bucal e, em casos mais graves, ao avanço da doença periodontal.

No entanto, é possível tratar a alteração, que compromete a estrutura que sustenta os dentes e impacta diretamente sua mastigação. A limpeza e a recuperação da área afetada farão você sorrir sem medo de novo!

Agora que você descobriu o que é, quais fatores causam e como tratar a perda óssea dentária, curta a nossa página no Facebook para saber tudo sobre saúde bucal.

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

62 Comentários

  1. Qual o valor desse tratamento para um dente ?

    1. Olá, Cilene! Tudo bem? Primeiramente, de qual cidade você fala?

      1. Tenho perda ossea. Toda minha família tem. Como tratar? Qual especialista?

        1. Boa noite fiz todo o tratamento dentário e no final fui fazer o raio x pra por o aparelho descobrir que tenho perda óssea que eu não posso por aparelho tem tratamento pra isso min responde ?aí doutor? por favor estou muito chateada por não usar aparelho e continuar com os dentes torto😔

          1. Olá, Aline! Tudo bem? Fique tranquila, existe, sim, tratamento para perda óssea! E é mais simples do que parece! Procure a OdontoCompany mais próxima de você, no link a seguir, e veremos o que podemos fazer para te ajudar: https://odontocompany.com/clinicas.

    2. Estou com dor de dente estou com perda de óssea dentária

      1. Olá, Cleber! Como vai? É importante procurar um dentista especialista o mais rápido possível!

  2. Muito bom saber, pois diz que eu estou com perda óssea. Usava o aparelho durante 3 anos, mas nunca me encaminharam pra um ortodontia. Hoje que resolvi mudar de clinica, que descobri sobre o fato. Mas, creio que ainda dar tempo de me recompor o meu sorriso. Agradeço pela leitura. De grande valia a todos nos, o conhecimento.

    1. Olá, Angelina! Tudo bem? Fico muito feliz em saber que contribui de alguma maneira!

    2. Tenho 42 anos e estou com perda óssea severa. Tem como recuperar, tratar?
      Obrigada

      1. Oi, Adriana! Tudo bem? A perda óssea tem tratamento. Mas é necessário fazer uma avaliação para analisar o seu caso direitinho, antes de mais nada.

  3. Tenho perca óssea nos dentes de baixo e uso aparelho encima, posso colocar aparelho embaixo ou danifica se eu colocar??

    1. Olá, Raissa. Tudo bem? No seu caso, antes de mais nada, é preciso que o profissional avalie de perto para recomendar o melhor tratamento, o que vai surtir melhores efeitos.

  4. Já estou com perca dos dentes e estou desesperada pois cada vez fica pior e não tenho condições de fazer o tratamento e nos tratamentos público não tem esse tipo de tratamento sou de mogi das cruzes

    1. Olá, Beatriz. Tudo bem? A OdontoCompany está presente na cidade de Mogi das Cruzes e conta com uma equipe de profissionais altamente qualificados. Que tal fazer uma avaliação e entender o que podemos fazer de melhor por você? No link a seguir, você encontra todas as informações dessa unidade: https://odontocompany.com/mogidascruzescentro

  5. E pior a raiz dos outros dentes ja estão ficando expostas e sempre fiz a higienização certinho estou muito desesperada essa situação esta agravando muito meu caso de depressão pois me causa constrangimentos😭😭😭

  6. Socorro ja sofro muito com outros problemas preciso muito de ajuda😢😢😢

  7. Oi boa noite to com perda osseo e to usando aparelho tem risco de eu perder meu dente tô com medo.

    1. Olá, Sueli. Tudo bem? É importante procurar uma clínica de confiança e profissionais de qualidade o quanto antes para que avaliem o seu caso de perto.

    2. Descobri hoje que tenho periondontite fiz raio X e tudo e a minha dentista disse que pelo menos por enquanto não posso usar aparelho porque corro o risco de cair os dentes pq aperta muito. Tenho que fazer o tratamento certinho pra depois ela ver se posso usar aparelho. Em alguns casos pode ser que sim outros nunca na vida

  8. Tem como tratar é não perder o dente da região que perdeu o osso leio releio mais não me conformo na possibilidade de perder totalmente os dentes e ainda mais sendo os da frente 😭😭😭

    1. Olá, Gisele. Tudo bem? Cada caso é diferente. É importante que você faça uma avaliação para que o profissional veja o que pode ser feito de melhor para essa condição.

  9. Olá, boa tarde…Eu tenho perda ossea , e o meu dentista disse que eu tenho extrai todos os dentes, inclusive eles estão todos mole.

    1. Olá, Zilda. Tudo bem? Em qual cidade você mora?

  10. Eu caí de uma escada perdi meus dentes só tenho 2 na parte inferior q segura a prótese em cima não restou nenhum .tive perda óssea embaixo não fui ao dentista e AGR estou com dores na parte de cima e percebi q estou tendo perda óssea tbm a prótese está machucando meu rosto q está inchando na altura do nariz .o que eu faço minha gengiva está muito vermelha e quando tiro a prótese sempre sangra não sei o q está havendo e tenho vergonha de ir ao dentista

    1. Olá, Sildenir. Tudo bem? Não precisa ter vergonha, nós, como dentistas, estamos aqui para te ajudar. É necessário procurar um profissional o quanto antes para avaliar o seu caso e te indicar o melhor tratamento.

  11. Bom dia,fui ao dentista e foi constatado perda óssea total,ainda tenho como recuperar o meu sorriso?pois isso me constrange

    1. Enxerto ósseo depois implante dentário.

    2. Olá, Elisabeth. Tudo bem? Hoje a Odontologia possui muitas técnicas modernas e pouco invasivas que nos dá várias possibilidades de como solucionar os mais diversos problemas.

  12. Oi, boa noite! Tenho perda ossea,os dentes estão moles, inclusive ja perdi alguns, um profissional da área me informou que além de de fazer limpeza profunda tenho que fazer o uzo de antibióticos. Isso procede?

    1. Sim procede Marta

    2. Olá, Marta. Tudo bem? É uma possibilidade. Porém, é necessário avaliar o seu caso para te assegurar, de fato.

  13. Eu estou com muita perda óssea, gengivas sangrandos,acredito que esteja com alguma infecção, pois bati o meu maxilar após um acidente, meus dentes amoleceram,de lá pra cá nunca mais foram os mesmos, estou desesperada 😭😭😭😭pois sei que o tratamento e muito caro

    1. Olá, Edenildes! Não se desespere. Você precisa procurar uma clínica odontológica de confiança e que tenha profissionais qualificados. Em qual cidade você mora?

  14. Gostaria de saber sobre o tratamento com enxertos para recuperação da perda óssea como funciona ?
    Usei aparelho e nunca me informaram sobre a contenção …muito difícil pra higienizar

    1. Olá, Aline. Tudo bem? Excelente colocação! Vamos preparar um material especial para esclarecer essa dúvida.

  15. Sinto dor na estuda óssea no dentes de Baixo tenho algum medicamento que posso tá usando

    1. Olá, Dheny. Tudo bem? É recomendável que você faça uma avaliação odontológica, antes de mais nada.

  16. olá. tenho certeza que o motivo da minha perda ossea, não foi falta de cuidados como vcs simplesmente deixam como causa. e sim a pressão arterial que tenho. pois desde novo já sentia umas dores em todos dentes e gengivas causada pela circulação na região!

    1. Olá! Tudo bem? Temos muitas causas e muitas variações realmente. Cada caso é um caso, como já foi dito aqui. É importante que seja realizada uma avaliação, primeiramente, para entender a gravidade do problema e então propor um tratamento que seja eficaz.

  17. Boa tarde Dr,eu sou diabético e ano passado fiz um radiografia e constatou que eu estou com perca óssea,perdi 2 dentes,como vocês podem me ajudar??? Eu sou de Registro- SP

    1. Olá, Valmir! Tudo bem? No seu caso é bom um especialista avaliar de perto. Procure a OdontoCompany mais próxima no link a seguir: https://odontocompany.com/clinicas.

  18. Recebi o diagnóstico de um dentista, ao qual fui pois tinha um inchaço abaixo de minha língua. Resumo depois de 30 minutos ao telefone, pois não pude ir à consulta imediatamente, tenho perda óssea severa. Uma das soluções, arrancar os meus 4 dentes (exteriormente saudáveis)… e eu caí no choro. E lacrimejo a cada vez que falo, inclusive agora. Por ser caro fiz radiografia 3D no local, e qual meu desesperou-se eu fizer da boca inteira. Sou de Londrina… e estou muito triste.

    1. Olá, Simone! Tudo bem? Não se desespere, o seu caso tem uma solução! Procure um profissional especializado e capacitado para te ajudar! Vou deixar um link para você encontrar a OdontoCompany mais próxima: https://odontocompany.com/clinicas.

  19. Olha meus dentes estao horriveis de um tempo pra cá vem sofrendo perda óssea minha gengiva sangra demais e agora estao ficando.pretos n consigo sorrir direito mais nem.beijar pq tenho vergonha e doi demais sangra demais mal cobsigo brir a boca direito .

    1. Olá! Tudo bem? Essa situação é bem chata e complicada mesmo! Mas, procure um especialista, faça uma avaliação. A odontologia evolui a cada dia e eu tenho certeza que podemos ajudar a resolver o seu problema!

  20. Fiz 3 implantes há 2 anos, tinha osso suficiente, ja havia perdido esses dentes há muitos anos e a gengiva estava fina, o dentista fez o implantes e deixou com o cicatrizante já no lugar. Porém os pontos não seguravam, romperam e tiveram que ser refeitos 3 vezes e o corte ficou aberto. Tinha dores horríveis, tomei tramal por vários dias. Menos de 1 ano depois fiz RX e estava com metade do osso que tinha qdo fiz o implante e agora, já perdi um dos implantes e estou quase sem osso nos outros dois, vão cair a qualquer momento. O dentista disse no inicio que a causa da perda era bruxismo, porém nunca tive antes. E tenhos outros 5 implantes feitos há 10 anos por outro profissional que estao perfeitos.
    Será que tem solução, ou estes implantes estão perdidos?
    Qual seria o procedimento a ser feito?

    1. Oi, Lúcia! Como vai? Claro que tem solução! Procure um especialista na OdontoCompany mais próxima de você, no link a seguir: https://odontocompany.com/clinicas.

  21. Olá. Sou de Santo Antônio de Jesus/Bahia. Gostaria de saber se você tem rede aqui ou em Salvador?

    1. Oi, Crislane! Tudo bem com você? A OdontoCompany está presente em todo o Brasil. Você pode encontrar a unidade mais próxima de você em Salvador, no link a seguir: https://odontocompany.com/clinicas/ba/salvador.

  22. Ola
    Após ter usado aparelho fixo descobri que estava com gengivite e com 30%de perda ossea…o dentista me diz que não tem o que fazer alem de limpeza profunda….que se cair os dentes nem implante dará certo pq não existe enxerto.. meu dentes superior estão com pouca mobilidade nem percebo essa mobilidade o que pode ser feito? Grata

    1. Olá, Marcia. Tudo bem? Precisamos tomar cuidado com cada diagnóstico e possíveis soluções. É importante, antes de mais nada, realizarmos uma avaliação para analisar direitinho o seu caso e como resolver o problema!

  23. Por favor, preciso saber se o osso regera ou tem que fazer enxerto?
    Obrigada

    1. Olá, Aparecida. Tudo bem? Cada caso é diferente um do outro. Por isso, é necessário passar por uma avaliação para que possamos analisar as causas e as possíveis soluções!

  24. Tenho 72 anos e tenho uma grande perda óssea na região inferior, usei um aparelho e a única coisa que fez foi segurar o dente que está novel, o aparelho soltou algum tempo e por problemas particulares não o recoloquei,eles estam móveis, mas como são incorretos seguram o que está mais móvel, acabei perdendo meu aparelho.
    Não acredito que seja problema de higienização, pois escovo várias vezes ao dia uso fio dental, passa fita, escovas macias e sempre que como qualquer coisa faço uma boa higienização.
    Minha preocupação é que eles caíam, acho que enlouqueço. Qual o primeiro passo urgente a fazer? Não

  25. Eu já fiz o comentário na primeira parte. Agora estou pedindo uma orientação e onde posso ser atendida.

    1. Olá, Sonia! Tudo bem? Você pode encontrar a OdontoCompany mais próxima no link a seguir: https://odontocompany.com/clinicas.

  26. Boa noite Doutor
    Tenho uma dúvida?
    Fiz um implante e agora depois de 5 anos percebi que estou com perda ossea na região. Posso fazer um enxerto de osso na raiz do implante??
    Estou muito preocupada se possível me ajudar 🙏🏽

    1. Olá, Juscilene! Tudo bem? Essa situação é complicada mesmo! Mas, procure um especialista, faça uma avaliação. Você pode encontrar a OdontoCompany mais próxima no link a seguir: https://odontocompany.com/clinicas.

  27. bom dia moro em Belém do Pará e vi na rede globo e em outro canal sobre pessoas que são tratadas por médicos (odonto) que são excelentes profissionais gostaria de saber o nome de um excelente dentista pois estou necessitando implantar 3 molares do lado direito parte superior e não gostaria de cair na mão de alguém que venha me prejudicar.
    Tenho 60 anos e estou começando ter perda óssea na boca o que vem me preocupando bastante.

    1. Solange, tudo bem? Será um prazer poder te atender e solucionar o seu problema. Você pode encontrar a OdontoCompany mais próxima no link a seguir: https://odontocompany.com/clinicas.

  28. Bom dia? Gostaria de saber oq pode ser ranquei todos os dentes e hoje sofro muito fica tipo uma largata caminhando na gengiva não aguento coloca a prótese o céu da boca tá. Vermelhão e agora num tou conseguindo comer e nem bebe direito tem alguma solução

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.