Agende sua avaliação
dor no maxilar

Sente dor no maxilar ao mastigar? Veja o que pode ser!

Tempo de leitura 3 min

Mastigar aquela batata fininha e crocante pode despertar uma sensação deliciosa. No entanto, para algumas pessoas, certos alimentos acabam trazendo desconforto e dor no maxilar ao mastigar. Você se identifica com essa situação? É importante ter mais atenção pois, sentir essa dor não é algo comum.

Então, é essencial entender a origem desse problema e dar início ao tratamento mais indicado.

Pensando nisso, veja neste post, as principais causas relacionadas à dor no maxilar ao mastigar.

Acompanhe!

Bruxismo

O bruxismo é o hábito de ranger ou apertar os dentes de maneira involuntária. Esse tipo de movimento faz com que a pressão seja muito grande na região da articulação temporomandibular, chamada de ATM.

Quando a pessoa tem essa síndrome, acaba com dor no maxilar ao mastigar. A principal maneira de tratar o bruxismo é utilizando protetores bucais especiais, que são feitos sob medida e capazes de fazer absorção do impacto, além de proteger os dentes contra rachaduras.

Mordida cruzada

Outra possível razão para dor no maxilar ao mastigar é a mordida cruzada. Trata-se de um dos problemas mais comuns de oclusão, que é caracterizado pelo encaixe imperfeito dos dentes.

Dessa maneira, para compensar o desalinhamento dentário, a articulação temporomandibular trabalha de modo inadequado. Por isso, é comum gerar estalos e dores musculares na região da mandíbula.

agendamento

Para tratar da mordida cruzada, é importante realizar um tratamento ortodôntico associado a uma reabilitação oral.

Abcessos dentários

Chama-se abscesso dentário toda inflamação que atinge as camadas mais profundas da polpa ou do nervo do dente. Além disso, eles podem acontecer por várias razões, como uma cárie que não foi tratada.

Ao chegar em áreas mais intensas do dente, as bactérias provenientes da cárie acabam causando infecção, que alcança a estrutura óssea mandibular. Por isso, é comum nesse quadro gerar dor no maxilar ao mastigar.

A melhor maneira de prevenir essa situação é reforçar os cuidados na higiene bucal e visitar o dentista regularmente.

Doença periodontal

A doença periodontal é provocada pelo acúmulo excessivo e de bactérias na região do osso que faz a sustentação dos dentes. Essas bactérias vão se alimentando do osso e gerando inflamação também no tecido gengival.

Com o passar do tempo, é possível desencadear uma série de problemas, como a mobilidade dentária e dor nos maxilares. Logo, é importante sempre buscar um periodontista (especialista em gengiva, que realiza o exame dessa região para identificar se existe alguma inflamação).

Essas foram algumas informações sobre dor nos maxilares ao mastigar. Como vimos, há inúmeras as razões para esse problema e apenas uma análise de um especialista seria adequada para fechar o diagnóstico. Além disso, o especialista consegue indicar o melhor tratamento.

Quer ficar por dentro de novidades como essas? Siga as nossas redes sociais. Estamos no FacebookInstagramYouTube e LinkedIn.

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

1 Comentário

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.