Afinal, implante dentário dói? Saiba aqui!

Tempo de leitura 3 min

Quando se fala em implantes, muitas vezes, surgem questões e dúvidas na cabeça do paciente. A principal delas diz respeito aos desconfortos que podem aparecer durante e após uma cirurgia. Mas, afinal, implante dentário dói?

Para tirar todas as dúvidas sobre o assunto, confira um pouco mais sobre como é realizado o procedimento de implantes e quais as etapas desse tratamento tão eficiente para devolver a estética e a função dos dentes. Acompanhe!

Como é o procedimento de implante?

A colocação de implante é um procedimento cirúrgico que ocorre em consultório. Nele, é feito um corte na gengiva, abaixo da arcada dentária, para acessar o osso maxilar ou mandibular, que substituirá a raiz do dente artificial e funcionará como base de apoio.

Após isso, é realizada a perfuração do osso para que seja encaixado um pino de titânio. Ainda, ele deve ficar completamente firme para, posteriormente, receber a prótese que substituirá o dente perdido.

Por fim, trata-se de um procedimento bastante eficiente e que conta com bons resultados, isso porque, por serem rosqueadas, as próteses sobre implantes são mais seguras e trazem confiança aos pacientes. 

Quais são as etapas do procedimento?

O procedimento de implante acontece em etapas. A primeira fase é o diagnóstico, em que são avaliados o histórico do paciente e sua estrutura óssea, para entender se será possível a realização do tratamento.

Após a avaliação, é feita a cirurgia para a colocação do pino no osso. O procedimento dura cerca de 30 a 40 minutos e, então, é necessário aguardar o período de osseointegração, que pode levar de 3 a 6 meses.

Com o osso integrado, é iniciada a fase protética, ou seja, a confecção da prótese que funcionará como dente substituto. Nessa etapa, é possível escolher a cor, o formato e o material da prótese. 

O passo final, portanto, é a colocação da prótese. Para isso, o cirurgião abre novamente a região do implante para que o paciente possa receber o dente artificial.

O implante dentário dói?

De modo geral, a aplicação do implante não é um procedimento doloroso, isso porque, durante o processo cirúrgico, o paciente permanece anestesiado. Além disso, o osso onde é feito o furo conta com pouquíssimas inervações, o que minimiza ainda mais as chances de dores.

No entanto, é possível que o paciente sinta algum desconforto durante o pós-operatório. Nesses casos, o cirurgião pode receitar medicamentos analgésicos e antibióticos.

A dica para diminuir os desconfortos no pós-operatório é seguir a risca as recomendações do dentista. Ainda, é importante permanecer em repouso por, pelo menos, um dia, evitar cuspir e bochechar para não correr o risco de causar sangramentos e reduzir a prática de exercícios físicos nos primeiros dias.

Muitas pessoas têm medo de procurar um profissional por acharem que o implante dentário dói, no entanto, o procedimento é bastante simples e praticamente indolor. Dependendo de cada caso, os processos de colocação podem variar, por isso, é fundamental buscar um especialista para realizar o diagnóstico.

Agora que você já tirou suas dúvidas sobre implante, confira também quais os principais tipos de próteses dentárias.

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

14 Comentários

  1. Eu fiz implante dentário quantos dias são.o.repouso?

    1. Ivanuse, tudo bem? Geralmente, o indicado é fazer um repouso absoluto durante as primeiras 48 horas. Após isso, dependendo do caso o período pode se estender a até 10 dias. Mas claro, varia muito de pessoa para pessoa.

  2. Sinto dor no dente. Tem 10 anos.e acabei de fazer um canal e meu dente tinha uma rachadura. E o doutor limpou e fechou. Mas tem 2mes e ainda continuo sentindo dor. Tenho que tira o dente?? E a minha gengiva na parte de dentro da boca tá muito vermelha.

  3. Fiz um implante há cerca de 01 ano e recentemente está dolorido e latejando , o que pode ser?

  4. Minha mãe teve que arrancar os últimos dois dentes da parte de baixo que segurava a dentadura, agora não tem como usar, qual seria a solução para esse problema ?

  5. Queria muito fazer o implante dentário, mas uma amiga falou que foi muito mesmo com anestesia aplicada, fico na dúvida

  6. Coloquei um protocolo em dezembro de 2019. O processo de colocação dos implantes foi muito dolorido.sentia muita dor quando era ajustado cada parafuso. Qdo se passou o tempo até colocar a protese tudo bem,mas qdo chegou o dia dos apertos na hora da colocação senti muita dor. Tive a impressão que foi colocado parafuso de tamanho inadequado. Mas se passou um tempo. Qdo chegou março de 2020 comecei a sofrer .A gengiva ficou inchada, na hora de fazer a higiene sangrava muito, doía até os olhos e ouvidos. Passado mais um tempo senti uma pontinha q acabei tirando da gengiva um pedacinho de osso. Isso aconteceu 3 vezes. Tudo isso era passado para a dentista, mas com a pandemia ela não estava atendendo. Sofri muito com tudo isso. Eu falava com ela, enviei foto é o tempo foi passando. Enfim estou com uma prótese provisória que não adere pois ainda tenho 4 implante e vou passar pela dentista agora dia 25 de março. Será que vai ter solução? Ela nunca me passou que isso poderia naturalmente acontecer.por favor analisa pra mim esse acontecimento. Tenho 70 anos.muitograta.

    1. Oi Ivone! Realizou a consulta? Conta pra gente como foi!

  7. Fiz o procedimento dia 19 deste até então tenho dores 24 horas o dentista quase né acaba de tanto analgésico e antiinflamatório mesmo assim sinto muita dor Unaí MG

    1. Oi Ivanilde! Procure a OdontoCompany mais perto de você para avaliarmos sua situação, pelo link https://odontocompany.com/

  8. Fiz um implante, e estou com dor todas as noites na arca dentária o que posso fazer (sou cliente da unidade de Sta Cruz- RJ)?
    Só volto a consulta em Abril.

    1. Oi Sandra! Procure a OdontoCompany mais perto de você para avaliarmos sua situação, pelo link https://odontocompany.com/

  9. Tenho medo, estou muito pensativa. E se eu sentir dores depois de fazer?

    1. Oi Célia, como vai? Tenha pensamentos positivos e vai dar certo! De modo geral, a aplicação do implante não é um procedimento doloroso, isso porque, durante o processo cirúrgico, o paciente permanece anestesiado. Porém, é possível que o paciente sinta algum desconforto durante o pós-operatório. Nesses casos, o cirurgião pode receitar medicamentos analgésicos e antibióticos.
      A dica para diminuir os desconfortos no pós-operatório é seguir as recomendações do dentista. Caso precise, procure a OdontoCompany mais próxima de você pelo link https://odontocompany.com/

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.