Agende sua avaliação
tirar o aparelho antes

Posso tirar o aparelho antes do tempo? Veja os riscos!

Tempo de leitura 3 min

Muitos pacientes chegam ao consultório com esta mesma dúvida: “Posso tirar o aparelho antes do tempo?”. A resposta geralmente é não. Embora existam vários tratamentos para corrigir a posição dos dentes, melhorar a função e a estética da boca, é preciso seguir rigorosamente as orientações do cirurgião-dentista para usufruir do resultado.

Para aprofundar o tema, este conteúdo explica quanto tempo dura o tratamento com aparelho ortodôntico e os riscos de remover o dispositivo antes do tempo.

Continue a leitura e saiba mais!

Quanto tempo dura o tratamento com aparelho ortodôntico?

O tempo de uso dos diversos tipos de aparelho dentário (como o fixo, móvel e lingual) depende de cada caso.

O ideal é que o paciente faça uma consulta com o dentista para examinar a sua saúde bucal e, a partir disso, receba a indicação do método adequado para a harmonização do seu sorriso.

O tratamento dura no mínimo 8 meses, e a pessoa pode ficar com o dispositivo na boca por um período de até 30 meses.

Quais são os 4 riscos de tirar aparelho antes do tempo?

Muitas pessoas pensam em retirar o aparelho antes da hora, mas essa decisão pode levar a sérias consequências.

Veja os principais riscos a seguir.

1. Dentes voltam a entortar

A principal função do aparelho dentário é corrigir desvios no crescimento e no desenvolvimento da dentição. Porém, quando a pessoa remove o dispositivo oral antes do tempo, a movimentação dentária é alterada, e os dentes tendem a ocupar novamente uma posição disfuncional na boca.

2. Problemas na mordida

O aparelho dentário exerce uma pressão sobre a arcadas dentária, melhorando o mecanismo oclusal, ou seja, a ação produzida pelo encaixe do maxilar e da mandíbula ao abrir e fechar a boca.

No entanto, quando o tratamento é interrompido antes do tempo, a tendência é que o paciente desenvolva problemas na mordida, afetando não apenas a oclusão, mas também as funções de mastigação e digestão.

3. Desgaste dentário

O desgaste dos dentes é outro problema associado à remoção do aparelho antes do tempo. A interrupção do tratamento ortodôntico pode levar a traumas na cavidade oral, com a dentição mal posicionada em relação a outros elementos da boca, como os ossos e a gengiva.

4. Perda de tempo e dinheiro

Todo tratamento ortodôntico segue um planejamento realizado pelo dentista, que prevê os passos para a correção de desvios na boca, com determinados procedimentos em um prazo específico.

Contudo, a interrupção do uso do aparelho dentário não apenas coloca em risco a saúde do paciente, como provoca a perda de tempo e dinheiro.

Agora que você sabe qual é a resposta à famosa questão “posso tirar o aparelho antes do tempo?”, não deixe de seguir as orientações do seu dentista. O profissional é o único capaz de examinar problemas bucais e avaliar o tratamento ortodôntico, indicando, caso seja necessário, formas para acelerar a movimentação dentária.

Gostou do texto? Se sim, continue se informando sobre tratamentos para melhorar a saúde bucal. Saiba agora o que acontece quando o paciente para de fazer a manutenção no aparelho dentário!

será que eu preciso de aparelho

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.