Quais tratamentos melhoram a estética dental? Entenda!
“O sorriso é o nosso cartão de visitas”. Você já deve ter escutado essa expressão, não é mesmo? É verdade que um sorriso desalinhado e com dentes escurecidos ou faltantes impacta diretamente na autoestima e, muitas vezes, pode fazer com que a pessoa sinta constrangimento ao conversar e sorrir em público.
A boa notícia é que, com o avanço da tecnologia e dos procedimentos odontológicos atuais, ficou muito mais fácil solucionar esses problemas por meio de tratamentos de estética dental.
Neste post, você vai conhecer os principais procedimentos dessa área.
Ficou interessado no assunto? Então, continue a leitura e consulte seu dentista!
Clareamento dental
No caso de pacientes que se incomodam com a coloração amarelada dos dentes, o clareamento é uma ótima opção para melhorar a estética do sorriso. O procedimento é simples e indolor e pode ser feito de diversas formas, como explicado a seguir.
Clareamento caseiro
Esse procedimento é feito com uma moldeira em que é aplicado o gel clareador, composto de peróxido de carbamida, peróxido de hidrogênio ou perborato de sódio.
A composição do produto e sua concentração varia de paciente para paciente, mas todo o tratamento é acompanhado pelo dentista. O clareamento caseiro pode durar até três semanas e é necessário que o paciente siga todas as recomendações de uso corretamente.
Clareamento em consultório
No clareamento em consultório o dentista utiliza um gel clareador em concentrações maiores do que no caseiro, o que traz resultados mais rápidos e que aparecem em, aproximadamente, três ou quatro sessões. Cada sessão dura em torno de uma hora e é necessário utilizar uma barreira para a proteção da gengiva.
Clareamento a laser
Assim como no clareamento em consultório, o procedimento com laser também utiliza maiores concentrações de gel clareador. A principal diferença é que o produto é ainda mais potencializado com o uso do laser, que permite atingir espaços mais precisos. O procedimento é feito em duas ou três sessões.
Clareamento com luz ultravioleta
Similar a técnica que utiliza laser, esse clareamento usa a luz ultravioleta para intensificar a ação do gel. Os resultados são notados entre a segunda e a terceira sessão, que leva em torno de 20 minutos. Um diferencial do procedimento é que ele possibilita reduzir a sensibilidade dos dentes, que costuma ocorrer após procedimentos de clareamento.
Clareamento interno
Esse tipo de clareamento é indicado para casos em que o paciente apresenta escurecimento de algum dente, seja por tratamento de canal, seja por algum tipo de trauma. Diferentemente dos outros tipos de clareamento, nessa técnica o produto clareador é colocado dentro do dente e fica agindo por cerca de cinco dias.
Aparelho ortodôntico
Outra imperfeição que costuma impactar na autoestima do paciente são os dentes tortos e apinhados. Para corrigir esse tipo de problema, é possível recorrer aos tratamentos ortodônticos.
Atualmente, esse tipo de tratamento pode ser realizado com diversos modelos de aparelhos, e muitos deles são pensados de forma que não impactem na estética. Portanto, quem não se sente confortável com o aparelho metálico pode recorrer a outros modelos, como os estéticos e os invisíveis.
O tempo de tratamento depende da complexidade de cada caso — e é importante contar com um ortodontista de confiança e conversar com ele sobre as melhores opções de aparelhos estéticos.
Implantes e próteses
Os implantes e próteses são indicados para quem perdeu um ou mais dentes da boca. Por meio de um procedimento cirúrgico, é colocado um implante de titânio, fixado no osso da mandíbula ou da maxila.
Esse implante tem a função de substituir a raiz do dente e serve como suporte para um dente artificial. Além de melhorar a estética do sorriso, o implante também restabelece as funções mastigatórias, gerando resultados significativos.
Existem, também, casos em que é possível apoiar a prótese fixa nos dentes laterais, dispensando a necessidade do procedimento cirúrgico. A indicação de qual o melhor procedimento depende da saúde da gengiva do paciente.
Troca de restaurações
Antigamente, era comum que o dentista utilizasse a amálgama, uma liga de coloração escura, para fazer restaurações de cáries. Por isso, muitas pessoas ainda sentem constrangimento para sorrir.
Com o passar dos anos, a amálgama foi substituída pela resina, um material mais claro, discreto e que fica da mesma tonalidade dos dentes. No consultório, é possível substituir as restaurações antigas e melhorar a estética bucal. O procedimento é rápido e indolor e pode ser feito em uma única consulta.
Lentes de contato
Famosas por conta das celebridades, as lentes de contato ganharam espaço e têm sido cada dia mais procuradas. O procedimento, que é uma evolução das facetas de porcelana, permite fazer correções sutis no sorriso como alteração na cor dos dentes, no formato e no tamanho.
Além disso, são utilizadas para fechar espaços, como o diastema, e podem ser aderidas em apenas um ou em vários dentes.
O procedimento consiste na aplicação de lentes que têm dimensão entre 0,2 a 0,4 mm. As lentes são produzidas em materiais resistentes e moldáveis, sendo necessário um desgaste mínimo nos dentes para colocá-las.
Cirurgia plástica gengival
A odontologia estética não resolve apenas problemas relacionados à correção dos dentes, e sim do sorriso como um todo. Por isso, entre os procedimentos enquadrados está a cirurgia gengival. Ela é realizada quando o paciente apresenta gengivas muito grandes, muito pequenas ou escurecidas e que não estão satisfeitos com essas características.
Nos casos em que a gengiva é muito grande, é realizada a remoção do tecido em excesso, deixando os dentes mais alongados. Já nos pacientes que sofrem com falta de gengiva, é feito um enxerto com um tecido similar. O procedimento é único para cada paciente e deve ser avaliado por um especialista.
Com os avanços tecnológicos na área, a odontologia tem oferecido cada dia mais soluções eficazes para melhorar a estética dental e a autoestima dos pacientes. Para garantir resultados ainda mais satisfatórios, é importante contar com o acompanhamento de profissionais qualificados e alinhar suas expectativas antes de iniciar os tratamentos.
Gostou do post? Assine nossa newsletter e receba mais conteúdos com este diretamente em seu e-mail.
Fundador e presidente da Odonto Company
Cirurgião Dentista pela Universidade do Oeste Paulista (1986 a 1990).
Minha mãe dizia se lembrar de mim, aos 15 anos, afirmando que queria ser dentista.
Eu nunca pensei em outra carreira. Mas a vida muda a todo momento, não é? Meu propósito, desde cedo, esteve claro para mim: garantir o acesso de toda a população a tratamentos odontológicos de qualidade.
Nos anos 1980, os tratamentos odontológicos eram impensáveis para a maior parte do Brasil. Isso me levou a criar, por exemplo, o sistema de instalação de aparelhos ortodônticos, sem custos de compra. Esse sistema, onde só se paga pela manutenção do aparelho, hoje é reconhecido e utilizado mundialmente.
A Odonto Company começou em 1992, com 2 pequenos consultórios, e após 1 ano e meio, já tínhamos 12 lojas.
Em 2010, nos tornamos o primeiro franchising de odontologia do país e hoje somos a 2ª maior franchising do ramo no mundo inteiro, além de termos conquistado o posto de única franquia com menos de 20 anos a conseguir uma boa colocação no ranking das maiores franquias brasileiras!
E, como a vida muda o tempo todo, essa trajetória e as 802 unidades que temos abertas hoje, mudaram meu propósito:
“Não quero apenas continuar possibilitando acesso. Quero fazer o maior número de milionários através das nossas franquias.”
14 Comentários