Agende sua avaliação

O que acontece se parar de fazer manutenção no aparelho?

Tempo de leitura 6 min
O que você sabe sobre saúde bucal? Venha descobrir!

Durante o tratamento ortodôntico, alguns cuidados precisam ser tomados. Não basta apenas ter atenção à limpeza do dia a dia, de acordo com o tipo de aparelho.

É preciso também ir às consultas com o dentista regularmente para acompanhar o progresso e fazer os ajustes necessários. Além disso, é importante seguir à risca do tempo estipulado para a manutenção do aparelho e não abandonar tratamento ortodôntico.

Na verdade, são muitas as consequências de parar de ir ao dentista. Por exemplo, podem surgir problemas bucais sérios que comprometem a saúde dos dentes. Também há possibilidade de aumentar o tempo de uso do aparelho.

Quer mais detalhes sobre o assunto? Acompanhe este post e conheça as situações que podem ocorrer quando o paciente abandona as visitas de manutenção do aparelho e interrompe o tratamento. Confira!

Afeta a higiene bucal

Mesmo que você faça a escovação correta e use o fio dental, ainda é possível existir restos de alimentos entre o aparelho e os dentes. Se esse tipo de sujeira for acumulando por muito tempo, é possível que surjam problemas como mau hálito, tártaro, cárie e até gengivite.

Por isso, é importante que você faça regularmente as manutenções com dentista para realizar a higienização completa.

Perda da função do aparelho

Muita gente acha que colocar o aparelho uma única vez já é o suficiente para que os dentes fiquem alinhados. Na verdade, o tratamento ortodôntico se baseia em etapas de ajuste do aparelho.

Isso porque os dentes precisam ser gradativamente orientados a ocupar determinada posição. Se isso não acontece, é possível que haja movimentações nos dentes de maneira indesejada.

Nesse sentido, é fundamental buscar realizar manutenção periódica para que o dentista realize os ajustes necessários, garantindo a função primordial do aparelho.

Aumento do custo do tratamento

Como vimos, a falta de visita de manutenção do dentista pode provocar doenças bucais e também desalinhamento dos dentes. Para que a pessoa consiga corrigir esses erros, certamente ela deverá gastar mais dinheiro.

Afinal, ela precisará contratar um novo serviço ou provavelmente outro especialista para realizar, por exemplo, uma obturação ou uma limpeza gengival.

Quando as visitas de manutenções são feitas com regularidade, o ortodontista pode avaliar o andamento do seu caso e evitar complicações que podem aumentar o custo do tratamento.

Escurecimento dos dentes

Dentes escurecidos é uma consequência de quando o paciente para de fazer manutenções no aparelho e abandona o tratamento ortodôntico. Isso acontece porque os alimentos com forte pigmentação acabam acumulando no aparelho, que fica muito tempo colado nos dentes.

Nesse sentido, com as visitas frequentes as visitas de manutenção é possível eliminar esse tipo de coloração deixando os dentes higienizados e bonitos.

Necessidade de novos exames

Abandonar o tratamento ortodôntico também leva à necessidade de fazer novos exames. Isso porque ao deixar de fazer a manutenção do aparelho os dentes se movimentam. Nesse sentido, é preciso fazer novas radiografias para entender como está a arcada no momento atual e, assim, definir os passos do novo tratamento dentário.

Na prática, isso quer dizer que o paciente terá que esperar mais tempo para reiniciar o tratamento, já que será preciso aguardar os novos exames ficarem prontos para o profissional de saúde saber o posicionamento de cada dente e o estado dos ossos para recomeçar a tratar.

No caso de aparelho móvel, além da necessidades de novos exames, será preciso fazer um novo molde para que o novo aparelho seja adequado à arcada dentária atual e não a antiga.

Extensão do tempo de tratamento

Ao abandonar o tratamento ortodôntico, outra consequência que pode ser bem chata de lidar é que o tempo que você levará se tratando será, provavelmente, muito maior. Isso porque além de perder todo o progresso que fez ao realizar a manutenção periódica do aparelho, ainda pode correr o risco dos dentes se posicionarem de forma ainda mais complicada de consertar.

Além disso, como os dentes adotarão o posicionamento de antes do tratamento, pode ser mais difícil realizar a movimentação com o aparelho, principalmente no caso de pessoas que já usaram e pararam antes de concluir o tratamento ortodôntico.

Nesse sentido, por mais que haja a tentação de parar a manutenção por achar que o tempo já foi suficiente, é melhor pensar duas vezes considerando que abandonar o tratamento ortodôntico antes do tempo estipulado pelo profissional de saúde pode ter o efeito contrário, levando muito mais tempo para ter o dentes bonitos e alinhados.

Aparecimento de cáries

Quem abandona a manutenção do aparelho e deixa de lado o tratamento ortodôntico, ainda tem chance de ganhar cáries que não estavam previstas. No caso de dentes tortos, por exemplo, a limpeza pode ser mais difícil, principalmente para quem não tem o hábito de usar o fio dental.

Além de cáries, o abandono do tratamento pode levar ao aparecimento de outras doenças bucais, como placa bacteriana e gengivite.

Comprometimento dos ossos

Outro risco de interromper o tratamento é um possível comprometimento dos ossos da boca. Quem coloca um aparelho ortodôntico, independentemente de ser móvel ou fixo, tem os ossos da região movimentados de acordo como definido pelo profissional de saúde.

Durante as manutenções periódicas, o ortodontista avalia se as movimentações estão acontecendo como esperado ou se é preciso ajustar. Com isso, ao interromper o tratamento, o paciente está com os ossos da boca mais flexíveis do que uma pessoa que não usou aparelho.

Ou seja, além do risco dos dentes voltarem para a posição original, há a chance de ter os ossos comprometidos pelo simples fato deles estarem enfraquecidos com a movimentação durante o tratamento, o que pode levar a sérios problemas.

Esses foram os detalhes do que acontece se abandonar tratamento ortodôntico. É importante considerar que fazer a manutenção periódica do aparelho pode parecer muito difícil para se adaptar às mudanças que o item promove na boca.

Mas é preciso ter paciência, pois com esforço e dedicação, logo logo você acostuma com aparelho e em breve irá retirá-lo.

Gostou deste conteúdo sobre as consequências de abandonar tratamento ortodôntico? Se sim, siga a gente em redes sociais como Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn para saber em primeira mão todas as novidades.

será que eu preciso de aparelho

Quer receber mais conteúdo como esse de graça?

Cadastre-se para receber nosso conteúdo por e-mail.

E-mail cadastrado com sucesso
Ops! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, verifique se o captcha está correto.

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.