Agende sua avaliação
dentista e ortodontista

Ortodontista e dentista: descubra as diferenças aqui

Tempo de leitura 3 min
O que você sabe sobre saúde bucal? Venha descobrir!

Você sabe quais são as principais diferenças entre o ortodontista e dentista? Em uma análise inicial, esses profissionais têm funções que podem ser parecidas, porém, há distinções importantes.

Nesse contexto, saber como se diferenciam ajuda a escolher um profissional com segurança. Além disso, torna-se possível ter expectativas alinhadas com relação ao que cada um pode oferecer, contribuindo para uma melhor experiência.

Pensando na relevância desse tema, neste conteúdo, explicaremos quem é o ortodontista e o dentista, informaremos sobre as principais diferenças e apresentaremos quais são as vantagens de contar com um profissional adequado para cada situação quando se trata de saúde bucal. Continue com a gente para saber mais!

O que é um dentista?

O dentista é o profissional que se encarrega de cuidar da saúde bucal das pessoas. Nesse contexto, ele tem conhecimentos aprofundados sobre os dentes, gengiva, ossos da face, maxilar, mordida e outras áreas bucais.

O que é um ortodontista?

O ortodontista, por sua vez, é o profissional que se encarrega de fazer a correção do posicionamento dos dentes e dos ossos maxilares posicionados incorretamente.

Trata-se de uma função odontológica fundamental, pois quando os dentes estão tortos ou não se encaixam de maneira correta, podem ser perdidos de maneira precoce, devido à dificuldade de mantê-los limpos.

Quais são as principais entre dentista e ortodontista?

Diante do que destacamos anteriormente,podemos dizer que ambas as funções são fundamentais para ajudar a melhorar a saúde bucal das pessoas. Essa questão é importante não só pela saúde, mas também pela autoestima. Isso porque os dentes são considerados como um cartão de visitas, pois um bom sorriso transmite uma impressão positiva.

O dentista é o profissional da Odontologia que tem conhecimento aprofundado sobre os dentes, gengiva, ossos da face etc. Por isso, ele está preparado para lidar com uma ampla gama de procedimentos. Entre eles estão:

  • extração;
  • restauração dentária;
  • tratamento de cáries;
  • colocação de próteses.

O trabalho do ortodontista, por sua vez, é mais focado em fazer a correção do posicionamento dos dentes. Com isso, trata-se do profissional mais adequado para colocar aparelhos e placas dentárias, justamente com o intuito de melhorar o posicionamento de toda a sua arcada dentária.

Quais são as vantagens de contar com um profissional adequado?

Por diferentes motivos, contar com um profissional de confiança para cada tipo de tratamento é fundamental. Primeiramente, ele vai ter experiência e saberá lidar com cada procedimento relacionado ao seu cotidiano de trabalho.

Além disso, o profissional vai estar preparado para identificar o procedimento mais adequado para cuidar da sua saúde bucal em cada situação.

Como é possível perceber, o ortodontista e dentista são personalidades importantes no que diz respeito à saúde bucal. Por esse motivo, procuramos apresentar a você o que cada profissional faz para que seja possível fazer a escolha de maneira segura.

E aí, gostou deste conteúdo? Agora, que você já sabe sobre as principais diferenças entre o ortodontista e dentista, aproveite para conferir mais um post e conheça os principais tipos de aparelhos ortodônticos que podem ser utilizados!

será que eu preciso de aparelho

Quer receber mais conteúdo como esse de graça?

Cadastre-se para receber nosso conteúdo por e-mail.

E-mail cadastrado com sucesso
Ops! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, verifique se o captcha está correto.

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.