Agende sua avaliação
aparelho ortodôntico

Tira agora suas dúvidas sobre o aparelho ortodôntico transparente

Tempo de leitura 6 min
O que você sabe sobre saúde bucal? Venha descobrir!

O aparelho ortodôntico transparente, também conhecido como aparelho estético, é um dispositivo que ajuda a corrigir desvios no crescimento e no desenvolvimento da dentição. A opção é uma variação do aparelho fixo comum, que utiliza bráquetes e fio translúcidos, impactando minimamente a estética facial enquanto acelera a movimentação dentária.

Pensando nisso, este artigo mostrará como funciona, quais são os tipos e vantagens, quanto custa e em que situações o aparelho ortodôntico transparente é indicado para o paciente. Ainda, entenda por que a modalidade é uma tendência nas clínicas odontológicas e como contar com um profissional qualificado faz toda a diferença no tratamento. Confira!

Como funciona o aparelho ortodôntico transparente?

Como vimos, o aparelho ortodôntico transparente utiliza bráquetes — peças fixas que atuam no alinhamento dos dentes — e fio translúcidos. A estrutura, que é similar a do aparelho ortodôntico fixo, exerce uma pressão sobre os dentes, utilizando a força mecânica para movimentar a dentição. Com acompanhamento profissional, o tratamento corrige desvios e evita disfunções na arcada dentária do paciente.

De que é feito o aparelho ortodôntico transparente?

O aparelho ortodôntico transparente, quando comparado ao dispositivo comum, é um modelo produzido com materiais que fornecem uma estética mais discreta e agradável aos pacientes. Nesse sentido, o aparelho estético costuma ter peças translúcidas de porcelana, policarbonato e safira, componentes de alta resistência e coloração similar à cor do dente.

Quais são os tipos de aparelho ortodôntico transparente?

Atualmente, pacientes podem utilizar dois tipos de aparelhos ortodônticos: transparentes ou invisíveis. O aparelho transparente é confeccionado com bráquetes e fio translúcidos, já o alinhador invisível é fabricado com placas ajustadas à arcada dentária do paciente para acelerar a movimentação dos dentes e harmonizar o sorriso.

Apesar de terem a mesma função, o aparelho ortodôntico transparente e o alinhador invisível são muito diferentes. Para você ter ideia, a primeira opção é similar ao aparelho ortodôntico fixo, não podendo ser removido na hora da limpeza bucal e alimentação, por exemplo. Já a última modalidade oferece uma série de placas para o paciente, que deve retirá-las da boca em algumas situações.

Por que o aparelho ortodôntico transparente é tendência?

Isso ocorre porque a opção ajuda o paciente a corrigir os desvios no crescimento e no desenvolvimento da dentição, mas sem grande impacto sobre a estética do rosto, já que a estrutura do dispositivo é fabricada com materiais translúcidos.

Além disso, o aparelho ortodôntico transparente apresenta um ótimo custo-benefício, sobretudo quando comparado às modernas placas invisíveis, devendo o paciente ser acompanhado por um ortodontista qualificado, profissional que coloca e realiza a manutenção das peças.

Quais são as vantagens do aparelho ortodôntico transparente?

Até aqui, você já sabe por que o aparelho ortodôntico transparente é uma opção para muitos pacientes. Mas quais são as vantagens desse tratamento realizado pelo dentista? Veja os principais benefícios da técnica:

  • harmoniza o sorriso, melhorando as funções e a estética dental;
  • reduz os problemas bucais;
  • melhora a higienização da boca, facilitando a escovação e o uso de fio dental;
  • evita dores de cabeça e de dente;
  • traz impacto positivo à autoestima;
  • pouco impacto na estética facial, com a colocação de bráquetes e fio ortodôntico translúcidos na cavidade;
  • previne problemas gástricos, ao tratar disfunções na oclusão e na função mastigatória;
  • melhora o encaixe das arcadas superior e inferior.

Quando o aparelho ortodôntico transparente é indicado?

De maneira geral, os aparelhos ortodônticos são indicados para corrigir ou prevenir disfunções na dentição. Igualmente, o tratamento funciona para tratar problemas do nascimento e do crescimento dos dentes, melhorando a oclusão dental, ou seja, o encaixe dos dentes superiores com os inferiores.

Em relação ao aparelho ortodôntico transparente, a opção é ideal para quem busca um tratamento com ótimo custo-benefício, mas não quer ter perdas estéticas, já que a estrutura metálica do aparelho fixo comum tem um grande impacto no rosto.

Dessa forma, ainda que o aparelho ortodôntico transparente seja parecido com o aparelho comum, o primeiro causa um impacto menor no sorriso, já que é fabricado com materiais de coloração similar a dos dentes.

Quanto custa o aparelho ortodôntico transparente?

Assim como outros modelos de aparelho odontológico, o valor do aparelho ortodôntico transparente depende de alguns fatores, a exemplo da região onde está o consultório, do material utilizado na confecção do dispositivo, do estágio do quadro clínico e da forma de pagamento. Mas, em todo caso, o preço desse tipo de tratamento pode variar de R$ 1.500 a R$ 10 mil.

Quando o aparelho ortodôntico transparente pode não valer a pena?

Agora, você já sabe que o aparelho ortodôntico transparente é muito similar ao aparelho fixo convencional, com a vantagem de ser produzido com materiais translúcidos, que ficam mais discretos na boca do paciente.

No entanto, quando comparada a tratamentos mais tecnológicos, a exemplo dos alinhadores invisíveis — placas transparentes confeccionadas para cada arcada dentária — a modalidade transparente pode não ser tão vantajosa, uma vez que modifica, minimamente, a estética facial e tende a durar mais tempo para corrigir os desvios na dentição.

Por que colocar aparelho transparente com um ortodontista?

O ortodontista é o único profissional qualificado para examinar, diagnosticar e tratar problemas ortodônticos. O motivo é que o especialista tem graduação em Odontologia e especialização em Ortodontia, estudando e tratando desvios no crescimento e no desenvolvimento dos dentes.

Por isso, para saber se você pode usar o aparelho transparente, é fundamental procurar o especialista. No consultório odontológico, o paciente passa por uma avaliação odontológica para ter um atendimento personalizado sobre o caso.

Aqui, você entendeu o que é e como funciona o aparelho ortodôntico transparente, um tratamento para desvios na dentição, que acelera a movimentação dentária para restaurar as funções e a estética do sorriso. No entanto, para garantir o bom resultado da técnica, é preciso contar com um cirurgião-dentista especializado na colocação e na manutenção do dispositivo oral. Conte com os profissionais da OdontoCompany, estamos prontos para lhe atender!

O conteúdo foi realmente relevante para você? Se sim, continue se informando sobre saúde bucal. Curta a nossa página no Facebook e receba outros materiais interessantes!

será que eu preciso de aparelho

Quer receber mais conteúdo como esse de graça?

Cadastre-se para receber nosso conteúdo por e-mail.

E-mail cadastrado com sucesso
Ops! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, verifique se o captcha está correto.

2 Comentários

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.