Agende sua avaliação

5 principais doenças bucais e como podem ser evitadas

Tempo de leitura 4 min

A higiene bucal inadequada é a causa das principais doenças bucais, uma vez que a falta de escovação contribui para o aparecimento de micro-organismos, que se alimentam de restos de comida que ficam na cavidade e prejudicam as funções e a estética do sorriso.

A maioria dessas doenças pode ser evitada com a prevenção, mas muitos pacientes negligenciam os cuidados com os dentes.

Pensando nisso, criamos este conteúdo, para mostrar quais são as 5 principais doenças bucais, desde a cárie até a gengivite, passando pelo mau hálito, o tártaro e a placa bacteriana.

Tudo isso para ajudar você a entender o problema e, a partir dessa informação, evitar disfunções orais. Boa leitura!

1. Cárie

A lista não poderia começar de outro modo, pois a cárie é uma das doenças bucais que mais acomete os brasileiros. O problema é causado pela multiplicação de bactérias na boca, que consomem restos de alimento e produzem uma substância que corrói o esmalte dos dentes, deixando pequenos buracos na dentição.

Além da multiplicação de micro-organismos na cavidade, a ocorrência de cárie está associada ao hábito de comer doces, ingerir bebidas açucaradas e negligenciar os cuidados com a saúde bucal.

Nesse caso, o tratamento deve ser realizado por um dentista, que examina o quadro clínico e indica um tratamento adequado ao paciente.

2. Gengivite

Após a cárie, a gengivite aparece como uma das principais doenças bucais. O problema é provocado por bactérias que se instalam nas bordas da gengiva em função da higiene bucal inadequada, liberando ácidos ao consumirem os resíduos de alimento, situação à qual o organismo reage com uma resposta inflamatória.

agendamento

Para tratar a inflamação do tecido gengival, provocada, em muitos casos, por uma limpeza inadequada da boca, o paciente deve procurar ajuda especializada. No consultório, o dentista remove as placas bacterianas e o tártaro pelo procedimento de raspagem.

3. Placa bacteriana

Você sabe exatamente o que é a placa bacteriana? Trata-se de uma disfunção que produz uma película pegajosa e incolor, formada por bactérias e restos de alimentos, na superfície dos dentes.

Portanto, para evitar que o problema comprometa a parte interna da dentição, é preciso remover a placa bacteriana, seja com escovação diária, fio dental ou limpeza da boca realizada pelo cirurgião-dentista.

4. Tártaro

Tártaro dentário ou cálculo dental também é uma das principais doenças bucais que afetam os brasileiros. O problema se caracteriza pelo enrijecimento da placa bacteriana, que dificulta a remoção do componente orgânico da superfície dos dentes e dos tecidos gengivais.

A depender da gravidade do problema, o tratamento para tártaro requer uma raspagem do material com o auxílio de ferramentas específicas conduzidas pelo dentista, como curetas e ultrassom.

5. Mau hálito

O mau hálito, como a halitose é conhecida popularmente, caracteriza-se pela presença de um odor desagradável na boca. Em geral, o tratamento para o problema depende de um diagnóstico adequado, já que o sintoma pode estar associado a muitas causas, como sinusite, amidalite, erupção gástrica, dispepsia, enfermidades febris, diabetes e alterações hormonais.

Aqui, você entendeu quais são as doenças bucais e viu que, muitas vezes, elas são causadas pela falta de higiene ou por hábitos inadequados que contribuem para o aparecimento de micro-organismos na cavidade oral. Então, mantenha os cuidados com a saúde da boca e visite, semestral ou anualmente, o consultório do dentista.

O conteúdo sobre 5 principais doenças bucais foi realmente útil para você? Se sim, continue se informando sobre cuidados com a saúde bucal. Curta a nossa página no Facebook e receba outros materiais interessantes!

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.