Agende sua avaliação

Minha obturação caiu: o que fazer?

Tempo de leitura 4 min

Quando o assunto é saúde bucal, um dos assuntos que mais gera dúvidas nas pessoas é a obturação. O que ela é, para que serve e outras questões fazem parte das perguntas mais frequentes sobre o tema.

Essa dúvida é mais frequente especialmente quando o tratamento acaba, por alguma razão, caindo e deixando os pacientes sem saber o que fazer.

E então, está pensando “nossa, minha obturação caiu!” nesse exato momento e não faz ideia de quais sejam os próximos passos? Não se preocupe, pois você veio ao local certo! Continue a leitura e confira o que fazer a partir de agora.

O que é uma obturação?

Quando nós temos uma cárie, elas acabam destruindo, pouco a pouco, o dente. Dependendo da agressividade do problema, é possível que elas formem um grande buraco na estrutura dentária. 

Essa cavidade faz com que a raiz do dente fique exposta a diversos fatores, dentre eles a ação mecânica (quando os alimentos batem na região e ela dói) ou a atuação de bactérias na região. Por isso, é preciso recobri-la.

É aí que entram as obturações, que são uma espécie de “tapa-buracos” odontológico. Feitas com materiais compatíveis com o organismo e muito resistentes, elas substituem o pedaço do dente que foi perdido por conta da cárie e do seu tratamento.

Quais são as suas funções?

Arabian stomatologist dentist checking curing healing operating filling female patient`s teeth tooth at dental clinic. Side view portrait.

Como podemos ver, a principal função da obturação é, sem dúvidas, proteger a raiz do dente da ação de “pancadas” e bactérias diversas. Assim, é possível evitar problemas como a infecção da polpa (que pode exigir um tratamento de canal) ou até mesmo a perda total do dente, levando à sua extração.

Além disso, a obturação serve para preservar a função dentária. Quando mastigamos com o dente com um buraco, acaba não sendo nada agradável. Assim, tanto a sua estética quanto a mastigação são preservadas com essa técnica.

Por que elas caem?

As obturações podem cair por diversas razões. Uma das mais comuns é a falta de cuidados com ela nos primeiros dias após a aplicação. Nesse período, evite comer alimentos muito duros ou utilizar os dentes para abrir objetos (algo que, na verdade, não deveria ser feito nunca, certo?).

Depois, a causa mais comum é a infiltração do dente por uma nova cárie. Fazer uma obturação não quer dizer que você possa ou deva descuidar da sua saúde bucal. Então, capriche na higienização para evitar que novos focos do problema apareçam.

Quebras no dente também podem fazer com que a obturação caia. Então, novamente, fique de olho!

Minha obturação caiu! E agora?

Se a sua obturação caiu, é preciso que você agende uma consulta com o dentista. Ele vai avaliar se há ou não a presença de uma nova cárie na região e, se o resultado for positivo, tratar o problema.

Caso tudo esteja limpo, ele poderá fazer uma nova colocação imediatamente, prevenindo possíveis problemas para os seus dentes.

Agora que a resposta para “minha obturação caiu, e agora?” foi respondida, não perca mais tempo! Se isso aconteceu com você, agende uma revisão com o seu dentista o quanto antes para que o problema possa ser solucionado. Não deixe o tempo correr, tudo bem?

Aproveite e compartilhe este conteúdo com os seus amigos e conhecidos! Afinal, esse é um tipo de problema muito frequente e praticamente todos nós podemos nos ver perdidinhos caso uma obturação caia do nada. Ajude aqueles que você conhece a saber como lidar com essa situação!

Quer receber mais conteúdo como esse de graça?

Cadastre-se para receber nosso conteúdo por e-mail.

E-mail cadastrado com sucesso
Ops! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, verifique se o captcha está correto.

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.