Quais são os alimentos que mais estragam os dentes?
Como é a sua alimentação? Uma alimentação saudável é fundamental para garantir a saúde de todo o corpo. No entanto, existem alguns alimentos que estragam os dentes e devem ser eliminados ou amenizados na dieta de todas as pessoas.
Um dos componentes dos alimentos que estragam os dentes é o açúcar, pois pode promover o desenvolvimento de cárie. Quando não tratada a tempo, a cárie pode provocar até a perda dentária. Por isso, saber dosar o consumo de açúcar é fundamental para garantir a saúde dos dentes.
Quer saber mais detalhes sobre esse assunto?
Acompanhe este post e conheça os alimentos que comprometem a saúde dentária.
Alimentos e bebidas com açúcar
Açúcar é um componente presente em vários alimentos e bebidas, por exemplo: bolos, tortas e sucos. Nesse sentido, ele é utilizado para garantir bem-estar.
Porém, o açúcar é um dos principais causadores da cárie, em especial, quando a higienização é insuficiente. Isso acontece porque as bactérias cariogênicas acabam se alimentando dos açúcares que se depositaram na superfície dos dentes.
Ao encontrar esse açúcar, as bactérias se alimentam e produzem ácido, que atua na degradação do esmalte dentário.
Portanto, faça uso moderado de açúcar na dieta e redobre a atenção na escovação, que deve ser feita com creme dental com flúor.
Alimentos ácidos
Você costuma ingerir diariamente suco de limão? Ou, toma refrigerante durante as refeições? Se a resposta for SIM, cuidado! Você deve ter mais atenção com esses hábitos.
Suco de limão e refrigerantes são alimentos que estragam os dentes, pois são frutas e bebidas ácidas, que desmineralizam o esmalte dentário, deixando a superfície exposta.
Com o passar dos anos, a ação desses alimentos ácidos fazem com que o dente desenvolva a sensibilidade dentária e amarelamento.
Alimentos duros
O desgaste do esmalte pode ocorrer também, pela força ao comer alimentos duros. Nesse sentido, podemos citar amêndoas e castanhas torradas como exemplo de alimentos que prejudicam o esmalte do dente quando são triturados.
Além disso, quando esses alimentos ainda tiverem açúcar e aspecto grudento, é pior o resultado, já que o alimento tende a ficar preso no dente ou entre eles e a gengiva. Dessa forma, a limpeza se torna mais difícil, o que aumenta a possibilidade de surgimento de cárie.
Além disso, o consumo de alimentos duros pode atrapalhar os tratamentos ortodônticos, pois quem faz uso de aparelhos fixos pode quebrá-los ao triturar esses alimentos, se os bráquetes não conseguirem aguentar o impacto da mastigação.
Sendo assim, suspender esses tipos de alimentos durante o tratamento ortodôntico é uma atitude sensata.
Essas foram algumas informações sobre alimentos que estragam os dentes. Por fim, é importante destacar que visitas regulares ao dentista garantem a prevenção de problemas na boca.
Então, não deixe de ir ao dentista regularmente, mesmo nos casos onde não há nenhum sintoma aparente.
Quer conhecer mais dicas importantes como essas? Curta a nossa página no Facebook.
Fundador e presidente da Odonto Company
Cirurgião Dentista pela Universidade do Oeste Paulista (1986 a 1990).
Minha mãe dizia se lembrar de mim, aos 15 anos, afirmando que queria ser dentista.
Eu nunca pensei em outra carreira. Mas a vida muda a todo momento, não é? Meu propósito, desde cedo, esteve claro para mim: garantir o acesso de toda a população a tratamentos odontológicos de qualidade.
Nos anos 1980, os tratamentos odontológicos eram impensáveis para a maior parte do Brasil. Isso me levou a criar, por exemplo, o sistema de instalação de aparelhos ortodônticos, sem custos de compra. Esse sistema, onde só se paga pela manutenção do aparelho, hoje é reconhecido e utilizado mundialmente.
A Odonto Company começou em 1992, com 2 pequenos consultórios, e após 1 ano e meio, já tínhamos 12 lojas.
Em 2010, nos tornamos o primeiro franchising de odontologia do país e hoje somos a 2ª maior franchising do ramo no mundo inteiro, além de termos conquistado o posto de única franquia com menos de 20 anos a conseguir uma boa colocação no ranking das maiores franquias brasileiras!
E, como a vida muda o tempo todo, essa trajetória e as 802 unidades que temos abertas hoje, mudaram meu propósito:
“Não quero apenas continuar possibilitando acesso. Quero fazer o maior número de milionários através das nossas franquias.”
6 Comentários