Agende sua avaliação
alimentos que estragam os dentes

Quais são os alimentos que mais estragam os dentes?

Tempo de leitura 3 min

Como é a sua alimentação? Uma alimentação saudável é fundamental para garantir a saúde de todo o corpo. No entanto, existem alguns alimentos que estragam os dentes e devem ser eliminados ou amenizados na dieta de todas as pessoas.

Um dos componentes dos alimentos que estragam os dentes é o açúcar, pois pode promover o desenvolvimento de cárie. Quando não tratada a tempo, a cárie pode provocar até a perda dentária. Por isso, saber dosar o consumo de açúcar é fundamental para garantir a saúde dos dentes.

Quer saber mais detalhes sobre esse assunto?

Acompanhe este post e conheça os alimentos que comprometem a saúde dentária.

Alimentos e bebidas com açúcar

Açúcar é um componente presente em vários alimentos e bebidas, por exemplo: bolos, tortas e sucos. Nesse sentido, ele é utilizado para garantir bem-estar.

Porém, o açúcar é um dos principais causadores da cárie, em especial, quando a higienização é insuficiente. Isso acontece porque as bactérias cariogênicas acabam se alimentando dos açúcares que se depositaram na superfície dos dentes.

Ao encontrar esse açúcar, as bactérias se alimentam e produzem ácido, que atua na degradação do esmalte dentário.

Portanto, faça uso moderado de açúcar na dieta e redobre a atenção na escovação, que deve ser feita com creme dental com flúor.

Alimentos ácidos

Você costuma ingerir diariamente suco de limão? Ou, toma refrigerante durante as refeições? Se a resposta for SIM, cuidado! Você deve ter mais atenção com esses hábitos.

agendamento

Suco de limão e refrigerantes são alimentos que estragam os dentes, pois são frutas e bebidas ácidas, que desmineralizam o esmalte dentário, deixando a superfície exposta.

Com o passar dos anos, a ação desses alimentos ácidos fazem com que o dente desenvolva a sensibilidade dentária e amarelamento.

Alimentos duros

O desgaste do esmalte pode ocorrer também, pela força ao comer alimentos duros. Nesse sentido, podemos citar amêndoas e castanhas torradas como exemplo de alimentos que prejudicam o esmalte do dente quando são triturados.

Além disso, quando esses alimentos ainda tiverem açúcar e aspecto grudento, é pior o resultado, já que o alimento tende a ficar preso no dente ou entre eles e a gengiva. Dessa forma, a limpeza se torna mais difícil, o que aumenta a possibilidade de surgimento de cárie.

Além disso, o consumo de alimentos duros pode atrapalhar os tratamentos ortodônticos, pois quem faz uso de aparelhos fixos pode quebrá-los ao triturar esses alimentos, se os bráquetes não conseguirem aguentar o impacto da mastigação.

Sendo assim, suspender esses tipos de alimentos durante o tratamento ortodôntico é uma atitude sensata.

Essas foram algumas informações sobre alimentos que estragam os dentes. Por fim, é importante destacar que visitas regulares ao dentista garantem a prevenção de problemas na boca.

Então, não deixe de ir ao dentista regularmente, mesmo nos casos onde não há nenhum sintoma aparente.

Quer conhecer mais dicas importantes como essas? Curta a nossa página no Facebook.

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

1 Comentário

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.