Agende sua avaliação
manutencao do aparelho

Afinal, qual o tempo ideal para fazer a manutenção do aparelho?

Tempo de leitura 3 min
O que você sabe sobre saúde bucal? Venha descobrir!

Quem faz uso de aparelho ortodôntico almeja algo muito desejado no final do tratamento: um sorriso alinhado e bonito. No entanto, qual o tempo ideal para fazer a manutenção do aparelho? É preciso passar pelas visitas de manutenção do aparelho ortodôntico. Isso porque, esses encontros facilitam a adaptação do aparelho, realizam a higienização profissional e solucionam outros possíveis problemas.

O tempo das visitas para a manutenção pode variar de acordo com o tipo de aparelho e objetivo. Mas, geralmente, elas devem ser realizadas a cada três ou quatro semanas. A falta de frequência pode promover problemas sérios, como formação de placa, o que desenvolve a gengivite.

Quer saber mais detalhes sobre esse assunto?

Acompanhe este post e conheça as razões pelas quais é preciso realizar visitas de manutenção do aparelho ortodôntico.

Continue a leitura! Vamos lá!

Facilitar a adaptação do uso do aparelho

Muitas vezes, alguns pacientes que fazem uso de aparelho ortodôntico têm dificuldade de se adaptar a ele. Assim, podem surgir dores, desconforto e certa dificuldade para mastigar ou se comunicar.

Desse modo, caso o paciente faça um relato sobre essas situações durante a consulta de manutenção de aparelho ortodôntico, o dentista deve buscar uma solução. Isso porque, esse profissional consegue indicar as melhores estratégias para reduzir a sensação de incômodo.

Limpeza profissional e higienização correta

Dentre as principais situações enfrentadas, temos a dificuldade de higienização. Isso se deve pelo fato do aparelho ter certa facilidade de reter alimentos e exigir, por parte do paciente, bastante disciplina na higiene.

agendamento

Entenda que é essencial eliminar qualquer formação de placa bacteriana ou tártaro para não trazer problemas durante o tratamento. Para tanto, nas consultas de manutenção, o dentista consegue realizar uma limpeza profissional. Assim, é possível higienizar, de forma eficiente, não só apenas o aparelho, mas também os dentes.

Além disso, o profissional pode recomendar a melhor maneira de realizar a higiene correta, por exemplo, indicando equipamentos ou ferramentas que ajudam na limpeza diária. É o caso de usar escovas dentais e fios especiais.

Por fim, pode-se aprender com o dentista, durante as visitas de manutenção de aparelho ortodôntico, as técnicas de limpeza.

Afinal, não basta ter uma boa escova, é necessário saber como alcançar os dentes posteriores e realizar um movimento eficiente.

Ajustes no aparelho

O tratamento ortodôntico funciona com o apertamento direcionado das posições dos dentes nos bráquetes. Por isso, tudo tem que ser bem planejado e cumprir as etapas previstas. Durante o tratamento ortodôntico, qualquer desajuste pode fazer com que o tratamento a perca a sua efetividade.

Nesse sentido, é fundamental visitar no período exato o ortodontista para realizar os ajustes corretos. Assim, é possível fazer ajustes, podendo, inclusive, reduzir o tempo de uso do aparelho.

Essas foram algumas informações sobre a necessidade de fazer visitas de manutenção do aparelho ortodôntico. É importante destacar que contar com um bom profissional para esse trabalho é essencial.

Isso porque, um bom dentista consegue verificar se há algum problema durante o tratamento e reverter o quadro rapidamente.

Quer conhecer uma clínica onde há profissionais especializados no tratamento ortodôntico? Entre em contato com a Odonto Company.

será que eu preciso de aparelho

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

1 Comentário

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.