Agende sua avaliação

3 vantagens usar aparelho ortodôntico: Descubra agora!

Tempo de leitura 3 min

Usar aparelho ortodôntico pode ser uma solução para diversos problemas relacionados à saúde bucal. Embora seja conhecido pela possibilidade de alinhamento dos dentes, o aparelho proporciona muito mais. Ele oferece vantagens que melhoram a mastigação, a posição dos maxilares e, inclusive, a dicção. 

Isso acontece basicamente porque quando os dentes são posicionados corretamente, é possível melhorar a articulação da mandíbula. Além disso, é possível evitar que os dentes acumulem placa bacteriana, já que eles estão melhor posicionados para a facilitar a higiene bucal.

Quer saber mais detalhes sobre esse assunto?

Acompanhe este texto e conheça como funciona o tratamento com aparelho ortodôntico e quais são suas vantagens!

Como funciona o tratamento ortodôntico?

O aparelho é uma ferramenta desenvolvida a partir estudos de uma área especializada da odontologia, a Ortodontia. Esse aparelho funciona a partir de movimentações mecânicas constantes, que são previstas pelo planejamento feito pelo ortodontista.

O aparelho se liga aos dentes por meio de bráquetes e anéis. Esses acessórios são responsáveis por sustentar a movimentação e o arco dentário. Com passar do tempo, o dentista vai ajustando toda essa estrutura, distribuindo as forças de maneira adequada.

A duração do tratamento muda de acordo com cada paciente e complexidade do caso, variando de 6 meses a 2 anos.

Quais são as vantagens de usar aparelho ortodôntico?

Muitas pessoas recorrem a este tratamento para ter seus dentes alinhados. No entanto, esse não é o único benefício do tratamento com aparelho ortodôntico.

Vamos conhecer mais detalhes, a seguir!

1. Previne o desgaste dentário

Quando a pessoa tem dentes mal posicionados na boca, o contato errado entre eles pode resultar em desgaste com o passar do tempo. Por isso, a utilização do aparelho ortodôntico é uma solução para reposicioná-los.

Sendo assim, os dentes serão colocados na posição correta, para não criar atrito e mantê-los em perfeito estado.

2. Reorganiza a posição da maxila

É comum a prevalência de pessoas que têm problemas ao abrir e fechar da boca. Muitas vezes, esse movimento pode ser feito de maneira torta ou desalinhada, provocando dor com o passar dos anos.

Para resolver esse problema, o aparelho ajuda a posicionar o maxilar corretamente.

3. Melhora o processo digestivo

O processo de digestão de alimentos começa pela boca. É ali que eles são triturados e depois enviados para os outros órgãos. Quando há problema na trituração dos alimentos, o sistema digestivo terá muito mais trabalho para realizar a ingestão completa e correta.

O uso de aparelho é uma maneira de fazer com que os dentes estejam posicionados para que a mastigação seja feita sem dor e adequadamente.

Estas foram algumas informações sobre as vantagens do uso do aparelho ortodôntico. É fundamental destacar que hoje em dia existe uma variedade de aparelhos que podem ser usados.

Vale a pena buscar o ortodontista a fim de descobrir qual aparelho se adapta melhor a sua necessidade.

Gostou do post e quer ter acesso a mais informações importantes como essas? Curta nossa página no Facebook!

será que eu preciso de aparelho

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.