Agende sua avaliação
fio ou fita dental

Você sabe as diferenças entre o fio ou fita dental? Descubra!

Tempo de leitura 3 min

O uso do fio ou fita dental é importante para garantir a higiene bucal completa. Afinal, essas ferramentas de uso diário atingem regiões onde as cerdas das escovas dentárias não conseguem alcançar. Mas, então, como optar por usar fio ou fita dental? 

Essa dúvida é recorrente, principalmente para aquelas pessoas que procuram por essas ferramentas nas farmácias ou quando vão aos dentistas. A dúvida que surge é se uma é melhor ou pior e como devem ser utilizadas.

Quer tirar essas e outras dúvidas? Elaboramos este post para você!

Aqui, vamos entender qual a diferença entre essas ferramentas e qual pode ser a mais adequada para você.

Confira!

Qual a função do fio ou fita dental?

Embora a utilização do creme dental nas escovas de dentes com cerdas macias seja importante para higiene bucal, ele não é suficiente para realizar a limpeza integral da boca.

Por isso, foram desenvolvidos o fio e a fita dental, que são formados por filamentos especiais e têm a capacidade de passarem entre os dentes e também na parte interna da gengiva.

Essas ferramentas conseguem alcançar as áreas que a escovação não consegue chegar, prevenindo o acúmulo de alimentos e formação de placa bacteriana.

agendamento

Qual a diferença entre fio ou fita dental?

De modo geral, o fio dental e a fita dental apresentam a mesma função, que é realizar a limpeza entre os dentes. No entanto, eles apresentam características que podem variar. A começar pela fita dental, que costuma ser mais fina e ter o formato achatado.

Dessa maneira, o seu filamento não permite chegar em espaços muito estreitos, como o fio dental. Aliás, o fio dental vem de vários filamentos que se intercruzam e formam uma rede fina.

Outra diferença é a questão do tamanho. Geralmente, a fita dental costuma ser maior. Isso dificulta um pouco para aquele tipo de paciente que precisa fazer uma higiene mais acurada, por exemplo, os que fazem tratamento ortodôntico.

Fio ou fita dental: qual é o melhor?

Ambos são eficientes para a limpeza entre os dentes. Mas a escolha do melhor produto pode variar de acordo com as particularidades da arcada dentária. Por isso, vale a pena o paciente experimentar as duas opções e verificar qual é mais confortável e eficiente na eliminação da placa bacteriana.

Ainda, é importante também procurar um dentista capaz de avaliar qual é o mais adequado para o seu paciente. Esse profissional também pode ensinar a usar de maneira correta.

Afinal, não é apenas “cavucar” entres os dentes. É preciso chegar até a margem da gengiva e fazer movimentos de vai e vem.

Essas foram algumas características sobre o fio ou fita dental. É importante utilizar essas ferramentas, pelo menos, uma vez ao dia ou após as refeições, em que há acúmulo de alimento entre os dentes.

Além disso, eles podem ser utilizados tanto antes quanto depois da escovação.

O conteúdo foi útil? Então, compartilhe com seus amigos nas redes sociais.

será que eu preciso de aparelho

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.