Agende sua avaliação

Aparelho transparente ou invisível: qual é o melhor?

Tempo de leitura 5 min

Seja por algum motivo estético, seja pela necessidade de ajustes na arcada dentária, o aparelho dental é uma das soluções mais eficazes para o tratamento. Existem diferentes modelos para cada objetivo, como o aparelho estético, fixo, autoligado, lingual e invisíveis.

Em alguns casos, dependendo da situação do paciente, ele tem a chance de escolher qual modelo prefere usar até o final do tratamento.

Neste post, vamos abordar assuntos mais aprofundados sobre o aparelho estético e apresentar suas vantagens e desvantagens para ajudar você a fazer a melhor escolha. Para saber mais sobre o assunto e tirar as suas dúvidas, continue a leitura!

Qual a importância do uso do aparelho?

Embora o motivo mais popular da ortodontia seja buscar melhoria na estética, essa não é a única funcionalidade de um aparelho ortodôntico.

Existem casos mais graves de pacientes que precisam usar o aparelho por muitos anos para garantir uma melhor condição na qualidade de vida. Para isso, é necessário realizar diversos exames e passar por alguns procedimentos que podem, inclusive, envolver a extração de algum dente.

Essas ocasiões podem ocorrer quando uma pessoa tem os dentes muito separados, mordida cruzada, mordida aberta, entre outros motivos. Para solucionar esses problemas, há a necessidade de buscar por um ortodontista para realizar uma avaliação e procurar instalar um aparelho que seja eficiente e de acordo com a necessidade do paciente.

Por outro lado, quando o problema nos dentes está mais relacionado à estética, ou seja, não atrapalha a vida e o cotidiano do paciente, existem dois modelos de aparelhos muito buscados: o aparelho estético (transparente) e o invisível.

A seguir, saiba em quais momentos podem ser aproveitados e conheças as suas vantagens e desvantagens.

Qual a diferença entre o aparelho estético e invisível?

Com uma aparência única, o aparelho invisível tem uma estrutura removível que permite o alinhamento dos dentes por meio do uso de alinhadores transparentes. Por isso, eles são confeccionados e personalizados de acordo com a arcada dentária do paciente. A sua estética é totalmente imperceptível e se encaixa perfeitamente na boca.

o aparelho transparente é composto por bráquetes e é muito parecido com o modelo convencional. A ausência dos pigmentos no material faz com que ele receba esse nome. Porém, apesar de ser um modelo fixo, ele é bem mais discreto que o tradicional, permitindo a sua visibilidade apenas quando se vê bem de perto.

Quais são as vantagens do aparelho invisível?

Por não ser formado por bráquetes, fios ou bandas em sua estrutura, o aparelho invisível torna-se uma opção mais confortável para abrir e fechar a boca. Por esse motivo, as inflamações e irritações na gengiva e na língua são praticamente improváveis.

Powered by Rock Convert

Além do conforto, esse é um aparelho muito higiênico por existir a possibilidade de ser removido da boca na hora da alimentação e da higienização dos dentes. Mas, apesar dessa vantagem, é preciso que o paciente tenha muita disciplina ao remover o aparelho para realizar uma limpeza e depois retornar com ele para o interior da boca.

Quais são as vantagens do aparelho estético?

Por ser muito parecido com o modelo de aparelho convencional, uma de suas características é o fato de ser muito resistente e oferecer mais segurança na mastigação. Por isso, dificilmente os bráquetes se soltam ou se quebram, reduzindo a necessidade de manutenções.

Apesar de ser um modelo discreto e voltado para estética, as suas funcionalidades beneficiam também as pessoas que precisam de grandes correções por se tratar de um aparelho resistente e durável. No entanto, o que distingue do modelo tradicional são as suas borrachinhas brancas que se adaptam a cor do dente.

Em quais momentos são indicados o uso do aparelho estético?

Como explicado nos tópicos anteriores, os aparelhos transparentes funcionam da mesma forma que o fixo. Por isso, é indicado tanto para pessoas com casos mais complexos quanto para uso estético. No geral, esse tipo de aparelho pode ser usado para tratar casos de:

O tempo de uso do aparelho vai depender de cada pessoa por diversos fatores que influenciam nessa precisão, como a complexidade do caso e a resposta do organismo com o novo corpo estranho em sua boca. Portanto, o tratamento pode ser tanto longo quanto curto. Neste caso, a melhor opção é conversar com o seu ortodontista para avaliar as melhores opções de tratamento.

Em quais momentos são indicados o uso do aparelho invisível?

Ao contrário do transparente, o aparelho invisível é mais usado em casos estéticos e que não precisam exercer um trabalho tão robusto e complexo, como:

  • oclusão leve;
  • casos de diastemas;
  • sobremordidas.

Para determinar se esse aparelho será a melhor solução para o seu diagnóstico, consulte um especialista na área para avaliar os exames e observar qual aparelho permitirá o alcance dos objetivos finais. Caso não gere resultados durante o seu uso, o aparelho invisível poderá ser trocado para o aparelho estético.

Como escolher o modelo adequado?

Para quem precisa corrigir alguns pequenos desalinhamentos e assimetrias, o aparelho invisível pode ser uma excelente opção por ser discreto e muito eficiente. Sendo possível harmonizar o sorriso sem causar impactos na sua imagem.

Porém, é importante levar em consideração que essa escolha não deve ser feita de forma aleatória. É preciso que o dentista especialista faça avaliações completas e indique um modelo que seja benéfico para o paciente e deixe-o o mais confortável possível. Além disso, o principal quesito a ser avaliado deverá ser a eficácia do tratamento como um todo.

Embora o aparelho estético e invisível sejam excelentes contribuintes para um bom resultado, não deixe de buscar por profissionais bem avaliados e que tenham total domínio na área da ortodontia. Afinal, não basta colocar o aparelho e esperar que o resultado aconteça. É preciso que ele seja colocado e manuseado por uma pessoa competente.

Se você gostou deste artigo e quer saber mais sobre tratamentos ortodônticos, não deixe de entrar em contato conosco e agendar um horário para sua avaliação!

Powered by Rock Convert
será que eu preciso de aparelhoPowered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.