Sente dor na mandíbula ao mastigar? Veja o que pode ser
A mastigação é uma etapa importante para o processo de digestão de alimentos. Por isso, ela não pode, de modo algum, ser desagradável ou desarticulada. Quando há dor na mandíbula ao mastigar é sinal de algo anormal. E isso nem sempre está relacionado a mastigação de alimentos duros. Mas, afinal, qual é a causa desse problema?
Muitas são as razões pelas quais a dor na mandíbula se manifesta. Aliás, essa dor pode gerar um desconforto diferente dependendo da causa.
Por exemplo, pode ser alguma agressão à articulação temporomandibular. Também tem a ver com a maneira em que você morde e abcessos dentários.
Quer saber mais detalhes sobre esse assunto?
Acompanhe este texto e conheça as principais causas da dor na mandíbula ao mastigar!
Bruxismo
Pessoas que sofrem de bruxismo tem o hábito de ranger ou apertar os dentes de maneira involuntária. Esse comportamento gera uma pressão muito grande na articulação temporomandibular (ATM).
Dessa forma, ocorre a inflamação na região com o passar do tempo, sobrecarregando ainda mais a ATM.
Mordida cruzada
Outra possível razão para a dor na mandíbula ao mastigar é o modo em que você mastiga. Problemas na oclusão acabam impedindo o encaixe correto dos dentes. Assim, a articulação temporomandibular acaba compensando a sobrecarga de forma inadequada, gerando dores musculares na região da mandíbula.
Abscessos dentários
Abcesso dentário são inflamações nas camadas mais profundas da polpa e do nervo do dente. Geralmente, eles são causados por uma cárie que não foi tratada.
A dor provocada pelos abscessos são decorrentes da interação de bactérias, que podem chegar até estrutura óssea, causando dores intensas ao mastigar.
Doença periodontal
A doença periodontal, ou periodontite, é aquela que ocasiona inflamação no tecido de suporte do dente. Geralmente, o sinal mais nítido é uma gengiva inflamada e que sangra.
Quando a periodontite está avançada, é possível que ela atinja a articulação temporomandibular, resultando em dores na maxila.
Como acabar com a dor na mandíbula ao mastigar?
O tratamento da dor da mandíbula ao mastigar depende da causa. Se ela for causada pelo bruxismo, é recomendável o uso de placas especiais que protegem os dentes e as articulações.
No caso da mordida cruzada, é recomendado o tratamento ortodôntico para reabilitação oral. Mas se o problema foi gerado por abcessos dentários é importante visitar o dentista para fazer a um tratamento específico, além de realizar a higiene bucal adequada.
Da mesma forma é preciso fazer para o caso das doença periodontal.
Essas foram algumas informações sobre o que causa dor na mandíbula ao mastigar. É importante sempre buscar o dentista regularmente para evitar quadros de dor. Isso porque quando a dor estabelece, é sinal de que a doença já está em algum quadro avançado.
E muitas vezes, há aumento no custo do tratamento e pouca possibilidade de reversão do quadro de deterioração do dente.
Quer conhecer mais sobre as dores na região bucal? Leia agora mesmo este texto e entenda um pouco mais sobre a dor de dente de siso!
Fundador e presidente da Odonto Company
Cirurgião Dentista pela Universidade do Oeste Paulista (1986 a 1990).
Minha mãe dizia se lembrar de mim, aos 15 anos, afirmando que queria ser dentista.
Eu nunca pensei em outra carreira. Mas a vida muda a todo momento, não é? Meu propósito, desde cedo, esteve claro para mim: garantir o acesso de toda a população a tratamentos odontológicos de qualidade.
Nos anos 1980, os tratamentos odontológicos eram impensáveis para a maior parte do Brasil. Isso me levou a criar, por exemplo, o sistema de instalação de aparelhos ortodônticos, sem custos de compra. Esse sistema, onde só se paga pela manutenção do aparelho, hoje é reconhecido e utilizado mundialmente.
A Odonto Company começou em 1992, com 2 pequenos consultórios, e após 1 ano e meio, já tínhamos 12 lojas.
Em 2010, nos tornamos o primeiro franchising de odontologia do país e hoje somos a 2ª maior franchising do ramo no mundo inteiro, além de termos conquistado o posto de única franquia com menos de 20 anos a conseguir uma boa colocação no ranking das maiores franquias brasileiras!
E, como a vida muda o tempo todo, essa trajetória e as 802 unidades que temos abertas hoje, mudaram meu propósito:
“Não quero apenas continuar possibilitando acesso. Quero fazer o maior número de milionários através das nossas franquias.”