Agende sua avaliação

Sente dor na mandíbula ao mastigar? Veja o que pode ser

Tempo de leitura 3 min

A mastigação é uma etapa importante para o processo de digestão de alimentos. Por isso, ela não pode, de modo algum, ser desagradável ou desarticulada. Quando há dor na mandíbula ao mastigar é sinal de algo anormal. E isso nem sempre está relacionado a mastigação de alimentos duros. Mas, afinal, qual é a causa desse problema?

Muitas são as razões pelas quais a dor na mandíbula se manifesta. Aliás, essa dor pode gerar um desconforto diferente dependendo da causa.

Por exemplo, pode ser alguma agressão à articulação temporomandibular. Também tem a ver com a maneira em que você morde e abcessos dentários.

Quer saber mais detalhes sobre esse assunto?

Acompanhe este texto e conheça as principais causas da dor na mandíbula ao mastigar!

Bruxismo

Pessoas que sofrem de bruxismo tem o hábito de ranger ou apertar os dentes de maneira involuntária. Esse comportamento gera uma pressão muito grande na articulação temporomandibular (ATM).

Dessa forma, ocorre a inflamação na região com o passar do tempo, sobrecarregando ainda mais a ATM.

Mordida cruzada

Outra possível razão para a dor na mandíbula ao mastigar é o modo em que você mastiga. Problemas na oclusão acabam impedindo o encaixe correto dos dentes. Assim, a articulação temporomandibular acaba compensando a sobrecarga de forma inadequada, gerando dores musculares na região da mandíbula.

Abscessos dentários

Abcesso dentário são inflamações nas camadas mais profundas da polpa e do nervo do dente. Geralmente, eles são causados por uma cárie que não foi tratada.

agendamento

A dor provocada pelos abscessos são decorrentes da interação de bactérias, que podem chegar até estrutura óssea, causando dores intensas ao mastigar.

Doença periodontal

A doença periodontal, ou periodontite, é aquela que ocasiona inflamação no tecido de suporte do dente. Geralmente, o sinal mais nítido é uma gengiva inflamada e que sangra.

Quando a periodontite está avançada, é possível que ela atinja a articulação temporomandibular, resultando em dores na maxila.

Como acabar com a dor na mandíbula ao mastigar?

O tratamento da dor da mandíbula ao mastigar depende da causa. Se ela for causada pelo bruxismo, é recomendável o uso de placas especiais que protegem os dentes e as articulações.

No caso da mordida cruzada, é recomendado o tratamento ortodôntico para reabilitação oral. Mas se o problema foi gerado por abcessos dentários é importante visitar o dentista para fazer a um tratamento específico, além de realizar a higiene bucal adequada.

Da mesma forma é preciso fazer para o caso das doença periodontal.

Essas foram algumas informações sobre o que causa dor na mandíbula ao mastigar. É importante sempre buscar o dentista regularmente para evitar quadros de dor. Isso porque quando a dor estabelece, é sinal de que a doença já está em algum quadro avançado.

E muitas vezes, há aumento no custo do tratamento e pouca possibilidade de reversão do quadro de deterioração do dente.

Quer conhecer mais sobre as dores na região bucal? Leia agora mesmo este texto e entenda um pouco mais sobre a dor de dente de siso!

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.