Agende sua avaliação
Como parar de roer unhas

Você costuma roer unhas? Veja como isso pode danificar os seus dentes e como parar

Tempo de leitura 5 min

Roer as unhas pode ter vários motivos, inclusive pode estar relacionado a questões emocionais, como quando está com algum estresse, raiva ou preocupação com algo específico. Com o passar do tempo o ato de roer a unha se torna um hábito automático e ainda, pode trazer vários problemas para a sua saúde bucal . Mas, então, como parar de roer as unhas?

Antes de dar dicas de como parar com esse hábito, nós vamos te explicar como ele pode afetar a saúde dos seus dentes.

Essa “mania” é considerada um problema crônico, chamado de onicofagia. Ao roer as unhas, você exerce uma pressão constante nos dentes, o que gera desgaste e até fissuras, em casos mais graves.

Mas o que, precisamente, pode acontecer com a saúde bucal se você roer as unhas? Veja abaixo os principais riscos de realizar esse hábito.

Desgaste dos dentes

Como dito anteriormente, ao roer as unhas, é feita uma pressão repetitiva e contínua sobre os dentes, o que provoca o desgaste do esmalte e aumenta a possibilidade de ocorrer pequenas fraturas ou fissuras, e ainda deixando os dentes mais sujeitos à formação de cáries e sensibilidade.

Além disso, essa pressão pode causar problemas de alinhamento da arcada dentária.

Bruxismo

Se você tem o hábito de roer unha, saiba que está mais propenso a ter bruxismo. Essa doença é o ato inconsciente de apertar ou ranger os dentes, normalmente enquanto está dormindo.

Além de causar prejuízos na saúde dos dentes, como retração da gengiva e desgaste do dente, o bruxismo também provoca insônia, dor de cabeça e outros desconfortos.

Lesões nas gengivas

Os restor de unha estão cheios de bactérias, que podem causar lesões ou se alojar na gengiva, desencadeando irritações, inflamações ou ferimentos. Em casos mais graves e não tratados, podem até evoluir para uma gengivite.

Infecções bucais

Por fim, a mania de roer as unhas é relacionado à higiene. Afinal, nem sempre a pessoa está com as mãos limpas quando as leva à boca. Com isso, bactérias, vírus e fungos presentes na unha podem ser transportados para dentro do organismo.

Esses microorganismos podem provocar infecções ou ainda, causar doenças, seja uma simples gripe, até casos mais graves, como diarreia e infecções respiratórias.

Problemas na mandíbula

O ato repetitivo de roer as unhas é também, um fator de risco para a DTM (disfunção temporomandibular), problema na articulação temporomandibular responsável pelos movimentos da boca como abrir, fechar, mastigar e falar.

A DTM causa dor e estalos ao mastigar, limitação na hora de abrir a boca, dores de cabeça intensas, incômodos nos ouvidos e até zumbidos.

Depois de saber de todos esse problemas, você só tem uma escolha: abandonar o hábito de roer as unhas o mais rápido possível, né?

agendamento

Quer saber como parar de roer as unhas? Descubra 4 dicas de como fazer isso agora!

1. Utilize produtos de gosto desagradável

O hábito de roer unhas pode ser bastante estimulante para algumas pessoas. Ainda mais quando esse ato ajuda a descarregar energia psíquica de um sentimento ruim.

Uma maneira de bloquear esse tipo de vício é justamente adotando algumas medidas, como passar na ponta dos dedos uma substância de gosto desagradável.

Hoje, é possível encontrar produtos dermatologicamente aprovados e de uso não tóxico com sabor amargo e persistente. Assim, toda vez que a pessoa levar o dedo à boca vai sentir o gosto. Então, terá repulsão em relação a esse tipo de comportamento.

2. Deixe as unhas curtas ou aparadas

Outra forma de parar de roer as unhas é mantê-las curtas e lixadas. Isso porque, unhas grandes ou com pontas e lasquinhas podem aumentar a tentação para continuar o comportamento.

Além disso, é importante aumentar o cuidado pessoal, cortando as unhas sempre ou, pelo menos, passando a lixa.

3. Utilize esmalte colorido

Outro fator que pode ajudar a parar de roer as unhas é apostar em um recurso visual, por exemplo, pintar a unha com esmalte de cor intensa. Isso mostra a você o que acontece com a unha quando ela começa a ser roída.

Isso porque, o esmalte acaba saindo, de forma não uniforme, deixando um aspecto bastante desagradável. Desse modo, a pessoa tende a observar mais esse hábito e acaba tomando medidas para parar.

4. Procure ajuda especializada

Por fim, vale a pena buscar outras alternativas para tentar parar de roer as unhas. É o caso de querer entender se você passa por alguns problemas emocionais.

Nesse caso, obter a ajuda de um psicólogo para compreender se existe alguma questão que precisa ser trabalhada será ótimo. Durante a terapia, você poderá perceber a causa do estresse, da angústia ou de outra situação e conseguirá tratar esses pontos.

Além disso, vale a pena praticar atividades físicas e meditação para regular os níveis de estresse do corpo, o que é fundamental para evitar o surgimento do hábito de roer as unhas.

Essas foram algumas informações sobre como parar de roer as unhas. É importante perceber que os prejuízos que esse hábito pode trazer aos dentes. Com isso, além da estética, a funcionalidade dos dentes fica comprometida.

Teve algum problema com os dentes por causa disso? Agende já uma avaliação na unidade da OdontoCompany mais próxima de você e deixe o seu sorriso mais saudável e bonito!

Quer ficar por dentro de mais novidades como essas? Siga as nossas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube!

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

1 Comentário

  1. Boa noite ,eu sofri muito na infância meu pai tinha problemas mentais graves e ah 36 anos atrás não tinham esse conhecimento é tratamento ,acontece que vivi até meus 13 anos ém sofrimento em cárcere privado praticamente junto a minha mãe, com 14 anos fugir, e por ter um passado muito triste ,não conseguia sorrir,e por conta de uma vida tão monstruosa não tinha qualquer tipo de tratamento dentário, alguns extrair por não ter mas como se quer recuperar,e hj não consigo mas sorrir,minha alma e morta por dentro ,queria pelo o menos ter meus dentes principalmente aqueles que interfere tanto no sorriso,por favor realize meus sonhos ,vcs empresário da odonto company vcs estariam devolvendo um sorriso que um passado muito triste me tirou é tendo de DEUS o pagamento eterno ,não precisa ser algo caro até uma prótese que me ajude já estaria feliz ,não posso pagar todo o tratamento mas algo posso pagar

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.