Agende sua avaliação

Aparelho ortodôntico autoligado: quais as vantagens e quando é indicado?

Tempo de leitura 5 min
O que você sabe sobre saúde bucal? Venha descobrir!

O aparelho ortodôntico autoligado consiste em uma excelente opção para quem deseja realizar a correção dentária. Esse modelo apresenta algumas diferenças em relação ao convencional, como a utilização das borrachas coloridas. No aparelho autoligado, os fios são ajustados diretamente no bráquete. Assim, ele é mais prático e proporciona mais conforto.

Nesse sentido, é importante ressaltar que ele gera menos atrito, e não é necessário aplicar uma elevada pressão no dente. A tecnologia também contribui de forma significativa para a área odontológica, uma vez que os aparelhos estão ficando cada vez mais modernos e colaborando com a qualidade de vida dos indivíduos.

Tem interesse no assunto? Continue a leitura e conheça as principais vantagens do aparelho ortodôntico autoligado!

Quais são as vantagens do aparelho ortodôntico autoligado?

A maioria das pessoas tem o receio de utilizar aparelho ortodôntico, uma vez que há o medo de ficar com o sorriso feio, sentir muita dor e de apresentar lesões durante o uso. No entanto, com o autoligado, esses problemas são evitados. Confira a seguir as principais vantagens de utilizá-lo!

 Discrição

O aparelho autoligado é uma das opções mais discretas, uma vez que os bráquetes são pequenos, menos perceptíveis e transparentes. Caso você não deseje uma opção chamativa, converse com o dentista para saber se pode colocá-lo. É fundamental que o especialista avalie suas necessidades, para que seja utilizado algo capaz de solucionar o seu problema.

Preservação dos dentes

Não é interessante ter que tirar algum dente ao iniciar o tratamento ortodôntico. Com o uso do aparelho autoligado, as extrações dentárias são reduzidas. Além do mais, pode ser eliminado o uso de expansores, que podem afetar os dentes de forma indireta.

Menor dor

O aparelho autoligado gera menor dor, pois aplica menos força nos dentes. Logo, quem tem medo de sentir dor ao colocar o aparelho, pode optar por esse modelo. Ele proporciona mais conforto, e ainda assim são obtidos excelentes resultados com o tratamento.

Melhor higiene

Uma das maiores vantagens do aparelho ortodôntico autoligado é a higiene. No modelo convencional, as borrachinhas podem reter alimentos e acumular placa bacteriana, se não forem limpas corretamente.

Assim, o paciente pode apresentar infecções, manchas nos dentes e mau hálito. Contudo, esse não é um problema enfrentado com o aparelho autoligado, já que ele não apresenta borrachinhas. Com uma escova adequada, você consegue realizar a limpeza de modo simples e rápido.

Mais agilidade

A velocidade do tratamento com o aparelho autoligado deve ser levada em consideração. Esse modelo consegue realizar um movimento mais satisfatório nos dentes, sem forçar a estrutura dentária.

Dessa forma, o aparelho causa menos desconforto e proporciona resultados em pouco tempo. A agilidade do tratamento faz com que diversos pacientes optem por ele. O fio presente em sua estrutura desliza com facilidade e, assim, soluciona o problema antes do previsto.

Redução das visitas ao dentista

A necessidade de realizar manutenções no aparelho ortodôntico é uma das principais razões que levam o paciente a uma clínica odontológica com frequência, pois o aparelho convencional exige a troca das borrachinhas. Em pouco tempo, elas perdem sua elasticidade e, se não forem substituídas, podem perder sua função.

Ao usar o aparelho autoligado, não é necessário visitar com tanta frequência o dentista, pois ele não conta com borrachas em sua estrutura. O profissional indicará o tempo correto, e é necessário cumprir com o prazo.

Quando o aparelho autoligado é indicado?

O aparelho autoligado é usado para tratar diversos problemas dentários. Os resultados são satisfatórios e podem ser percebidos nos primeiros meses de uso. Veja, a seguir, algumas situações em que a sua utilização pode ser recomendada.

Corrigir a mordida

A mordida cruzada surge devido ao desalinhamento dos dentes. Dessa forma, os dentes superiores e inferiores não se encaixam corretamente. A mordida errada pode causar diversos desconfortos para as pessoas, atrapalhando as atividades do dia a dia. Além disso, pode levar o individuo a ter um conjunto de problemas de saúde.

Assim sendo, é primordial buscar por tratamento e correção dos dentes. O aparelho autoligado pode ser utilizado para resolver esse tipo de problema, a fim de que os dentes fiquem na posição correta.

Corrigir os dentes tortos

Os dentes tortos podem afetar a sua autoestima. Afinal, o sorriso é algo que chama bastante a atenção. Além disso, eles podem gerar dificuldade de mastigação, problemas gengivais e quebra de dentes. A utilização do aparelho autoligado tem a capacidade de resolver o problema, visto que ele movimenta os dentes para o lugar correto.

Recuperar espaços em caso de perda de dentes

A maneira mais eficiente de fechar um espaço na boca decorrente de uma perda dentária é por meio da utilização do aparelho autoligado. Isso porque a movimentação ortodôntica pode favorecer o fechamento dos espaços. No entanto, é preciso ir a uma clínica odontológica de confiança, a fim de iniciar o tratamento adequado e, consequentemente, ficar com um sorriso muito mais bonito.

Quais são os cuidados necessários com o aparelho autoligado?

Ao utilizar o aparelho autoligado, é preciso tomar alguns cuidados essenciais. A higiene bucal, por exemplo, não pode ser deixada de lado. Sendo assim, é primordial utilizar o fio dental para retirar os alimentos acumulados entre a gengiva e os dentes.

A escovação também é essencial para manter a boca saudável. É indicado realizar movimentos para trás e para frente, assim como escovar suavemente os dentes para evitar o acúmulo de restos alimentares. A língua não pode ser deixada de lado. Nesse cenário, os raspadores linguais podem ser grandes aliados

Por fim, a solução fluoretada ou o enxaguante bucal também podem ser aplicados durante o processo de limpeza. É válido pedir indicação do profissional odontológico, assim você utiliza o produto ideal.

Como vimos, o aparelho ortodôntico autoligado apresenta diversas vantagens e pode ser utilizado para solucionar muitos problemas que afetam a sua qualidade de vida e a sua autoestima. Ao contar com um profissional capacitado, os resultados podem ser obtidos de forma rápida.

Gostou do artigo? Então, aproveite para acompanhar nossas redes sociais para ficar por dentro de outros temas, estamos no Facebook e no Instagram!

será que eu preciso de aparelho

Quer receber mais conteúdo como esse de graça?

Cadastre-se para receber nosso conteúdo por e-mail.

E-mail cadastrado com sucesso
Ops! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, verifique se o captcha está correto.

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.