Ortodontia

Você já ouviu falar em rejuvenescimento do sorriso? Saiba mais aqui

agosto 29, 2018
Tempo de leitura 6 min

Você já imaginou que, entre outras partes do seu corpo, o seu sorriso também pode “envelhecer”? Geralmente isso acontece quando começamos a perder o tônus da musculatura labial, os dentes ficam mais desgastados e amarelados e algumas rugas de expressão começam a surgir.

Para driblar essa situação, existe o rejuvenescimento facial: um conjunto de tratamentos que visa cuidar da parte estética do seu sorriso, deixando seus dentes mais brancos e o seu rosto mais harmônico. Ficou interessado? Continue a leitura!

O que é o rejuvenescimento do sorriso?

A cada ano, a questão estética ganha mais força na odontologia. E isso não é por acaso. As pessoas estão descobrindo o poder de investir nesses tratamentos, harmonizando o sorriso e ganhando mais autoconfiança, além, é claro, de melhorar a autoestima.

Como dissemos, o rejuvenescimento utiliza um conjunto de técnicas baseadas nas suas necessidades pontuais, visando resolver questões como: dentes tortos ou amarelados, a falta de um ou mais dentes, retração ou excesso de gengiva, perda de tônus muscular, rugas de expressão e até a desarmonia facial.

Tudo isso para deixar o seu sorriso mais bonito e em conformidade com o seu rosto e a sua personalidade, contribuindo para a beleza e a felicidade dos pacientes.

Quais os tratamentos mais usados?

São muitos os tratamentos que podem ser usados, e tudo dependerá de uma análise minuciosa das necessidades e desejos de cada paciente. Reunimos algumas possibilidades. Confira!

Clareamento dental

É indicado para aquelas pessoas que sofrem com os dentes amarelados, principalmente por questões como: alimentação com excesso de pigmentos, má escovação e acúmulo de placa bacteriana e tártaro, tabagismo, entre outros.

Neste tratamento existem duas possibilidades: o clareamento caseiro e aquele feito no consultório. Alguns dentistas podem unir os dois visando um resultado ainda mais expressivo.

No clareamento caseiro, é produzida uma moldeira de acordo com as características da boca do paciente e também é usado um gel clareador à base de peróxido de carbamida, uma substância segura e que auxilia a manutenção do pH em níveis neutros, reduzindo as chances de desmineralização do dente.

O paciente, então, usará essa moldeira com o gel na sua casa, seguindo as recomendações do odontólogo.

Já no clareamento feito em consultório, o profissional utiliza um gel com a mesma base, só que um pouco mais potente, além da luz ultravioleta, a fim de conseguir um resultado mais rápido.

Após o clareamento, o paciente precisa tomar alguns cuidados, como promover uma higienização adequada e evitar alguns alimentos com pigmentos, como chá preto, café e vinho.

Facetas ou lentes de contato

Nem todo mundo tem sucesso com o clareamento. Para pacientes com manchas causadas por antibióticos ou excesso de flúor, ou ainda para aqueles que possuem pequenas imperfeições nos dentes, as facetas ou lentes de contato de porcelana são as mais indicadas.

Ambas são bem parecidas: uma lâmina de porcelana reveste o dente, dando a ele uma nova coloração e trazendo mais uniformidade no sorriso. O que difere a faceta da lente é a espessura dessa lâmina, que no caso da lente é mais fina e, por isso, não exige o desgaste do dente onde será aplicada.

Porém, só um dentista poderá analisar se você precisa de uma ou de outra, baseando-se nas características dos seus dentes.

Plástica gengival

Muitas pessoas sofrem com o excesso de gengiva, o que chamamos de sorriso gengival. Ou seja, toda vez que esses pacientes sorriem, aparece uma boa parte da gengiva, o que acaba trazendo problemas estéticos para o sorriso.

Para resolver essa situação, existem várias possibilidades, como: o uso do botox paralisando a musculatura, que acaba “puxando” os lábios para cima excessivamente quando sorrimos (diminuindo a quantidade de gengiva exposta) ou a plástica gengival.

Nessa última, o dentista “recorta” o excesso de gengiva, deixando mais à mostra os dentes do paciente e tornando o sorriso mais harmônico e natural.

O tratamento com botox é passageiro, ou seja, assim que o efeito da toxina acabar, o sorriso gengival retorna. Já a plástica é irreversível.

Ortodontia

Os dentes tortos incomodam muitas pessoas, fazendo com que algumas até deixem de sorrir por sentirem vergonha. Porém, mais do que um problema estético, os dentes desalinhados podem gerar questões sérias à saúde, como os desvios de mordida, os dentes apinhados, o mau posicionamento da língua, entre outros.

Por isso, o uso do aparelho ortodôntico é tão importante. Ao reposicionar os seus dentes, você conseguirá ter mais qualidade de vida, sem dores e problemas posteriores.

É claro que somente o seu dentista poderá definir questões como o tipo de aparelho a ser usado e o tempo do tratamento, dependendo dos motivos para os seus dentes estarem mal posicionados e das questões a serem corrigidas.

Implantes

A falta de um ou mais dentes é o outro ponto que causa muito incômodo às pessoas. Mas isso pode ser resolvido com o uso de implantes. Um implante visa substituir o dente perdido, trazendo mais beleza e harmonia para o sorriso, mas também recuperando a função mastigatória, melhorando até outros aspectos como a fala e a respiração.

Esse método é desenvolvido com um pino de titânio que substitui a raiz do dente ausente e também uma parte em cerâmica (chamada “coroa”) que “imita” o dente. Hoje, a odontologia evoluiu muito e é bastante difícil para alguém que não seja dentista dizer se determinada pessoa possui ou não implantes.

Se a perda dos dentes é generalizada, existem várias opções de próteses que trazem mais conforto e beleza para os pacientes, inclusive próteses fixas.

Harmonização facial

Muitos pacientes não sabem, mas os dentistas também podem fazer aplicações de botox e ácido hialurônico para a harmonização facial. Isso significa preenchimento para aquelas áreas com rugas ou que perderam volume devido ao avanço da idade.

As pessoas que sofrem com assimetrias na face ou até com dores na ATM (a articulação que liga o maxilar ao crânio) também podem se beneficiar com esses e outros tratamentos relacionados.

Quais são os principais benefícios?

Como você viu, são muitos os tratamentos que podem ser feitos visando tornar o seu sorriso mais harmônico e jovem. As técnicas também trazem inúmeros benefícios aos pacientes, como:

  • mais autoestima e autoconfiança;
  • resolução de problemas ortodônticos, como a mordida cruzada ou os dentes apinhados, que podem causar dores e incômodos;
  • possibilidade de devolver a função de mastigação, além de melhorar fala e respiração, especialmente nos casos de tratamento com implantes;
  • sorriso mais harmônico e de acordo com o seu rosto e a sua personalidade;
  • mais saúde aos pacientes, com um sorriso saudável e com as funções bucais restauradas.

Depois de ler este conteúdo, você já está convencido da importância do rejuvenescimento do sorriso? Ficou interessado e deseja saber mais sobre os tratamentos e possibilidades? Então entre agora mesmo em contato conosco e agende a sua avaliação!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário