Agende sua avaliação

Aparelho estético: é uma boa alternativa?

Tempo de leitura 6 min
O que você sabe sobre saúde bucal? Venha descobrir!

Já foi o tempo que usar aparelho ortodôntico era sinônimo de ter o sorriso metálico e exagerado. Hoje, é possível encontrar o aparelho estético ortodôntico. Como o próprio nome sugere, trata-se do aparelho que não compromete a boa estética do sorriso.

Assim como os outros, esse modelo tem eficiência no alinhamento dos dentes, mas com a vantagem de garantir maior harmonia ao sorriso. A discrição do aparelho ortodôntico estético ocorre, pois seus materiais são feitos de policarbonato, porcelana ou safira.

Quer saber mais detalhes sobre o tema? Então, acompanhe este post e descubra quais são os benefícios do uso do aparelho ortodôntico estético e também seus principais tipos!

Quais são as vantagens de usar aparelho ortodôntico estético?

O principal benefício desse modelo é justamente ter uma estrutura mais simples e que não demarca uma aparência metálica no sorriso. Nesse sentido, esse modelo é recomendado para pessoas que optaram por fazer tratamento ortodôntico, mas que apresentam restrição profissional, por exemplo, que trabalham em ambientes muito sérios ou com a sua imagem.

Além disso, o aparelho ortodôntico estético tem o benefício da correção ortodôntica mais ágil. Isso porque o paciente tende a ter mais cuidado com o aparelho, frequentando mais vezes as visitas de manutenção e tomando todos os cuidados necessários, reduzindo o prazo previsto para terminar o tratamento.

Quais são as diferenças entre os aparelhos ortodônticos estéticos com os demais?

O campo da ortodontia oferece diferentes opções para corrigir problemas de alinhamento dental e maxilar, sendo os aparelhos metálicos e estéticos algumas das escolhas mais comuns.

Enquanto ambos visam corrigir irregularidades bucais, suas características e benefícios variam consideravelmente. Acompanhe a seguir e entenda mais sobre o assunto!

Aparelho ortodôntico metálico

O aparelho metálico é o modelo tradicional, amplamente utilizado para corrigir uma variedade de problemas, desde alinhamento dentário até questões relacionadas ao maxilar. Sua estrutura é composta por bráquetes, fios e bandas metálicas que ficam fixadas nos dentes. Veja agora quais são as vantagens desse tipo de aparelho!

Controle preciso dos dentes

O aparelho metálico oferece um controle preciso sobre a posição dos dentes ao longo do tratamento devido à sua estrutura de fios e suportes metálicos.

Tratamento para vários problemas bucais

Além de alinhar os dentes, o aparelho metálico é eficaz no tratamento de mordidas mal alinhadas, dentes tortos e má posição da mandíbula. Sua estrutura também facilita a higienização e promove a saúde bucal.

Maior resistência

Os aparelhos metálicos são mais resistentes, embora possam apresentar problemas como quebras nos fios ou bráquetes, que podem ser prontamente resolvidos na clínica odontológica.

Aparelho estético

O aparelho estético, por outro lado, oferece uma abordagem mais discreta para o tratamento ortodôntico, sendo uma escolha popular para aqueles que desejam evitar o “sorriso metálico”. Veja agora quais são as suas vantagens!

Discrição estética

Os aparelhos estéticos, muitas vezes feitos de materiais como safira, porcelana ou policarbonato, são quase imperceptíveis, proporcionando um sorriso mais estético durante o tratamento.

Ideal para alinhamento dos dentes

Indicado para diversos problemas de alinhamento dental, o aparelho estético demonstra eficiência no tratamento de questões como dentes separados, mordida cruzada e outros problemas bucais. Sua estrutura é projetada para promover o reposicionamento adequado dos dentes, garantindo um sorriso harmonioso.

Higienização facilitada

Em aparelhos estéticos móveis, a higienização bucal é significativamente facilitada. A possibilidade de remover o aparelho durante a escovação dos dentes permite uma limpeza mais eficaz, prevenindo o acúmulo de bactérias e reduzindo o risco de cáries. Sem contar que passar fio dental nos dentes fica bem mais simples do que com o aparelho fixo.

Tratamento mais rápido

Em média, o tratamento com aparelho invisível costuma durar de 12 a 18 meses, embora essa estimativa possa variar conforme as necessidades individuais de cada paciente. A capacidade de personalizar o plano de tratamento contribui para uma abordagem mais eficaz, focada na resolução rápida e eficiente dos problemas ortodônticos específicos.

Menos visitas necessárias

Enquanto o aparelho tradicional demanda manutenções mensais e, por vezes, até mais frequentes, o aparelho invisível reduz significativamente a frequência das visitas necessárias.

Com consultas que ocorrem a cada 1 mês e meio a 2 meses, o paciente experimenta um cronograma mais espaçado, resultando em menos interrupções na rotina e menos tempo dedicado ao tratamento ortodôntico.

Quais os modelos de aparelhos ortodônticos estéticos?

O que garante a característica estética desse tipo de aparelho são os seus materiais. Diferentemente do aparelho fixo metálico, o aparelho ortodôntico estético é feito de matérias-primas especiais e discretas, que conferem mais harmonia ao sorriso.

A seguir, conheça os principais tipos.

Policarbonato

O modelo de aparelho ortodôntico estético de policarbonato é elaborado com resina plástica e tem o valor bastante acessível. Em comparação com outros materiais, ele tem menos resistência.

Quanto à aparência, os bráquetes são maiores e suas peças são todas brancas. Assim, o resultado é um visual mais próximo da cor dos dentes.

Porcelana

O aparelho ortodôntico estético de porcelana é extremamente resistente. Além disso, seus bráquetes são menores e suas peças têm uma cor branca e leitosa. Outra grande vantagem desse aparelho é que as peças não alteram a cor com o tempo.

Safira

Por fim, o aparelho estético de safira é muito mais resistente em relação aos modelos anteriores, pois é confeccionado em material transparente, que garante um efeito translúcido muito parecido com o vidro. Sendo assim, as pessoas que usam esse modelo têm quase despercebida a aparência de usar o aparelho.

Quais são os principais cuidados na rotina de tratamento com o aparelho estético?

Cuidar do aparelho estético móvel é importante para que funcione bem e seja confortável. Veja a seguir alguns passos simples que podem fazer total diferença para o seu tratamento ortodôntico:

  • limpeza diária — use uma escova e creme dental para limpar o aparelho todos os dias, evitando que acumule sujeira;
  • escovação antes de colocar — escove os dentes antes de colocar o aparelho de novo para evitar bactérias e sujeira;
  • guarde no estojo — guarde o aparelho no estojo original para não perdê-lo e para manter limpo;
  • use com disciplina — use o aparelho tanto quanto possível, inclusive à noite. Isso ajuda a evitar problemas e acelera o tratamento;
  • tenha paciência no começo — no início, pode ser desconfortável. Tenha paciência para se acostumar.

Seguindo esses passos simples, você garante que o aparelho funcione bem e torna o tratamento mais fácil e eficaz.

Essas foram algumas informações sobre aparelho ortodôntico estético. É importante destacar que a visita ao dentista é fundamental para escolher o modelo de aparelho que mais combina com você.

Ainda, o profissional passará os valores referentes a cada tipo e aquele que tem o custo-benefício mais interessante, sem perder a eficiência.

Quer conhecer ortodontistas que pensam no visual do seu sorriso? Entre em contato com a OdontoCompany.

será que eu preciso de aparelho

Quer receber mais conteúdo como esse de graça?

Cadastre-se para receber nosso conteúdo por e-mail.

E-mail cadastrado com sucesso
Ops! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, verifique se o captcha está correto.

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.