Agende sua avaliação

10 mitos e verdades sobre aparelho ortodôntico transparente

Tempo de leitura 5 min
O que você sabe sobre saúde bucal? Venha descobrir!

O aparelho ortodôntico transparente, atualmente, é o jeito mais moderno de alinhar os dentes, o que faz muita gente ficar na dúvida: como é que uma plaquinha que a gente nem nota consegue transformar o sorriso, igualzinho ao aparelho com bráquetes?

Pensando em como é normal ter várias perguntas antes de decidir usar os alinhadores transparentes, trouxemos as respostas neste post. Assim, você ficará sabendo tudo sobre o tratamento e tirar de vez todas as dúvidas sobre o processo com esse aparelho super moderno.

Aqui, você vai conferir os 10 principais assuntos sobre os alinhadores invisíveis, sabendo o que é verdade ou mito sobre o tratamento, função e as vantagens garantidas por eles. Siga a leitura e desvende os mistérios!

1. O aparelho ortodôntico invisível tem vantagens em relação aos bráquetes

Verdade! O tratamento com os alinhadores transparentes é mais confortável e evita que você acabe machucando a boca, ao contrário do que ocorre com o aparelho normal. Outra vantagem é que dá para tirar o aparelho na hora de escovar os dentes. Assim, evita que as bactérias se acumulem e que você acabe tendo cáries.

Outro ponto importante é que o aparelho invisível faz os seus dentes se movimentarem exatamente do jeito que eles precisam. Isso acontece porque, quando o especialista planeja o tratamento, ele calcula certinho como cada dente deve se mexer a cada vez que você troca a plaquinha.

2. É possível retirar o aparelho ortodôntico invisível nas refeições

Verdade! Dá para tirar o aparelho transparente na hora de comer e também na hora de escovar os dentes, como já mencionado. Então, uma das muitas coisas boas desse tratamento ortodôntico é que você pode usar o fio dental como sempre e tirar o alinhador quando precisar.

3. O procedimento para colocar o aparelho é menos dolorido

Verdade! Com o aparelho ortodôntico tradicional, a pessoa precisa colocar umas peças chamadas bandas ortodônticas nos dentes da frente, que servem prender o fio de metal nos bráquetes. Já com o aparelho transparente, não tem nenhum metal nos dentes, só, em alguns casos, umas coisinhas chamadas attachments (aplicação de resina para garantir o encaixe certo).

4. É preciso fazer clareamento dental antes de colocar o aparelho

Mito! Se você escolher pelo aparelho ortodôntico transparente, vai poder clarear os seus dentes na hora que quiser, até mesmo enquanto estiver tratando e alinhando o seu sorriso. Isso pode ser feito porque o aparelho é móvel (sai quando quiser), assim, dá para combinar esse tratamento com o clareamento dental.

5. O aparelho ortodôntico invisível atrapalha a fala até o fim

Mito! É possível que algumas pessoas sintam um pequeno desconforto quando usam o alinhador pela primeira vez, mas isso não permanece! Geralmente, nos primeiros dias de tratamento, as pessoas sentem só um desconforto leve, como uma pressão, porque as plaquinhas começam a movimentar os dentes desde o começo.

Mas é só o tempo que a boca leva para se acostumar! Ao contrário do aparelho tradicional com bráquetes, que pode afetar a forma de falar por um tempo longo por conta dos acessórios e fios de metal. Nesse caso, o alinhador invisível é mais confortável e fácil de se adaptar.

6. Os alinhadores transparentes só trazem vantagens estéticas

Mito! Realmente, o tratamento acontece de forma discreta, justamente pelo material ser transparente, mas os impactos vão além da beleza. Entre tantas vantagens, podemos considerar o conforto de alinhar os dentes sem fios e pontas que podem machucar a boca e a possibilidade de tirar os alinhadores para limpar os dentes, evitando manchas, perda de cálcio e cáries.

7. Crianças podem usar aparelho invisível

Verdade! O aparelho ortodôntico invisível não é só recomendado para adultos. Nas crianças, é a maneira mais fácil e confortável de alinhar os dentes ortodonticamente.

Além de precisar ir menos vezes ao dentista para cuidar do aparelho, o tratamento é menos dolorido e permite que as crianças consigam escovar os dentes com mais facilidade, além de poderem comer normalmente, sem restrições.

8. Não posso dormir com o aparelho transparente

Mito. Nesse tratamento, é importante manter o aparelho na boca por, pelo menos, 22 horas por dia, e a noite é um momento superimportante para os dentes se movimentarem.

Ademais, usar à noite é uma recomendação do aparelho ortodôntico invisível, assim como tirar para comer. Não tem perigo nenhum para o paciente, porque o aparelho é feito sob medida e fica bem ajustado aos dentes.

9. O aparelho ortodôntico invisível só faz correções simples

Mito! O aparelho ortodôntico invisível faz o mesmo trabalho do aparelho tradicional, corrigindo espaçamento entre os dentes (diastema) e diversas outras demandas do paciente.

Esses aparelhos são recomendados para diversos casos, como dentes tortos (apinhamento), mordida pequena (quando a boca tem pouco espaço) e outras situações. Porém, é claro, é sempre importante ter a orientação de um profissional, já que, dependendo do caso, é preciso fazer um planejamento e criar uma estratégia pontual.

Um cenário que requer atenção especial, por exemplo, é quando o paciente tem implantes nos dentes. Mesmo assim, é possível obter resultados satisfatórios com os aparelhos invisíveis. No entanto, como implantes são dentes que não se movem, é aconselhável passar por uma avaliação específica para desenvolver uma estratégia adequada para o tratamento com o aparelho transparente.

10. Devo fazer manutenção todo mês com o aparelho transparente

Lenda! Enquanto o aparelho tradicional precisa de manutenção todo mês e, em alguns casos, até mais vezes, com o aparelho invisível, você só precisa ir de 1 mês e meio a 2 meses. Assim, as visitas são menos frequentes e o processo para alinhar o seu sorriso é bem mais tranquilo e prático.

Chegamos ao fim do nosso papo sobre o aparelho ortodôntico invisível, que é uma opção superbacana para quem busca corrigir o sorriso de maneira discreta e confortável. E olha que legal: em média, o tratamento costuma durar de 12 a 18 meses, variando conforme cada caso. Logo, é uma jornada que, apesar de exigir um pouquinho de paciência, traz resultados incríveis e faz toda a diferença no seu sorriso!

Mas será que o aparelho ortodôntico invisível é indicado para você? Descubra agora!

será que eu preciso de aparelho

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.