Agende sua avaliação

Existe de fato um aparelho ortodôntico mais rápido? Entenda aqui!

Tempo de leitura 6 min

Hoje em dia, todas as pessoas querem ter um sorriso bonito e saudável. Por conta disso acabam recorrendo aos consultórios odontológicos em busca de soluções acessíveis e que os resultados podem ser visualizados a curto prazo. É por isso que o aparelho ortodôntico mais rápido é uma das demandas apresentadas pelos pacientes.

Isso se justifica muitas vezes pelo o fato das pessoas não estarem dispostas a passarem por modificações, que muitas vezes são desconfortáveis, do uso diário do aparelho. Também elas querem evitar de ter um sorriso metálico que acaba deixando a estética do sorriso um pouco indesejada.

Por isso que é importante conhecer cada tipo de aparelho, saber sua aplicabilidade e características. É sobre esse assunto que preparamos o texto de hoje. Aqui você vai conhecer os principais modelos de aparelhos ortodônticos e conhecer um que é considerado o mais rápido. Confira!

Tipos de aparelhos ortodônticos

A ortodontia evoluiu ao ponto de hoje oferecer aparelhos ortodônticos que podem atender a todos os perfis de pacientes e bolsos. Graças a essa evolução, usar aparelho hoje em dia não é algo tão desagradável para quem não quer ter aquele sorriso metálico. Vamos conhecer algumas opções de aparelho. 

Aparelho fixo metálico

O aparelho fixo metálico é o mais comum de dos aparelhos ortodônticos. Ele apresenta fios, bandas e bráquetes na sua estrutura. Esse modelo de aparelho também requer o uso de borrachinhas que podem ser coloridas ou transparentes.

Os aparelhos fixos metálicos são recomendados para quase todos os tipos de desalinhamento dentário. A sua manutenção é tranquila e requer disciplina do paciente principalmente quanto a higienização, a qual requer cuidados especiais. Esse aparelho costuma ter custo relativamente baixo por isso ele é bastante acessível. 

Aparelho fixo estético

Esse aparelho apresenta mais opções estéticas do que o aparelho fixo metálico. Pode-se encontrar aparelho fixo estético nos modelos de porcelana, safira e policarbonato. O modelo de policarbonato é confeccionado com uma resina plástica.

O aparelho fixo estético é considerado menos resistente em relação a outros modelos. Em compensação, as peças são brancas e as borrachinhas também podem ser dessa cor, deixando o aparelho mais discreto. 

O modelo de aparelho fixo estético, feito de porcelana, apresenta cor branca e leitosa e é mais resistente. Outra vantagem desse aparelho é que suas peças não mudam de cor com o passar do tempo, uma exigência para muitos pacientes que querem ter uma aceitação da imagem visual. 

O modelo de safira também é extremamente discreto, só que tem um custo mais elevado em relação aos anteriores. Suas peças são feitas de porcelana monocristalina, o que dá uma aspecto de transparência semelhante ao do vidro. 

Aparelho lingual

Também chamado de aparelho invisível, o aparelho lingual é semelhante ao modelo fixo tradicional por que necessita do uso de fios, braquetes e material metálico, além do uso das borrachinhas.

No entanto, o aparelho lingual é colocado na parte interna dos dentes. Esse aspecto faz com que o sorriso fique limpo de qualquer aspecto de uso de aparelho ortodôntico.

Esse aparelho é eficiente para corrigir diversos tipos de desalinhamento. Porém, exige uma organização bem cuidadosa. O aparelho lingual é altamente recomendado para as pessoas que praticam esportes de impacto porque os riscos de lesão ao no contato da boca do atleta são menores.

Powered by Rock Convert

Alinhadores transparentes

Também chamados de aparelhos invisíveis, os alinhadores transparentes são dos modelos mais discretos e modernos da atualidade. Eles são elaborados a partir de softwares especiais, que sob medida, formulam uma arcada dentária do paciente. 

Os alinhadores transparentes encaixam de maneira perfeita na boca e seu uso é praticamente imperceptível. Além disso, as manutenções desse aparelho costumam ser bastante espaçados no tempo, não exigindo que o paciente procure o dentista com muita frequência.

Além disso, alinhadores transparentes são removíveis e podem por exemplo ser retirados no momento de fazer as refeições ou da higiene bucal.

Expansor palatino

Esse tipo de aparelho ortodôntico é pouco conhecido pela pessoas: o expansor palatino. Ele é utilizado para correção da mordida do paciente ou aumentar o tamanho do palato, que é o céu da boca.

Esse aparelho tem a função de ampliar o arco dentário e ajudar também no tratamento de doenças como o bruxismo. Embora seja mais indicado para as crianças o expansor palatino também pode ser usado por adultos. 

Aparelho autoligado

Esse é considerado o aparelho que requer um tempo menor de tratamento. O aparelho autoligado ou autoligável não requer o uso de borrachinhas tradicionais e funciona com base no braquete. Ele tem um fio que fica preso em pequenas estruturas que permitem a sustentação.

O aparelho autoligado desempenha a mesma função dos outros aparelhos, no entanto ele tem características específicas que fazem com que ser ainda melhor em relação aos outros.

Por exemplo, esse aparelho pode ser confeccionado em material metálico de porcelana ou policarbonato. Ele também é possui uma presilha para fixar ao arco ortodôntico, o que diminui o atrito entre os dentes e aumenta radicalmente a estabilidade do tratamento.

Por conta dessas características o aparelho autoligado apresenta o tratamento mais rápido, já que a colocação da estrutura ortodôntica deixa ampliada a estabilidade e começa a corrigir o sorriso de imediato. 

Como escolher o melhor tipo de aparelho ortodôntico

Embora você conheça as características de cada aparelho e já suspeita qual seria o ideal para você importante destacar que essa escolha não é individual. Isso porque cada modelo de aparelho desempenha uma função específica e por isso a palavra final é sempre do dentista.

Dessa forma, mesmo que você opte por usar o modelo invisível por ser mais discreto, só poderá realizar utilizado de acordo com as recomendações desse profissional. 

Essas foram algumas informações sobre qual aparelho ortodôntico mais rápido. Para que você consiga ter a escolha de um aparelho que reduza o tempo de uso e tem a maior qualidade estética é fundamental buscar profissionais capacitados. Somente esses têm experiência e conhecimento para escolher o melhor para você. 

Quer conhecer um local onde você pode descobrir o melhor aparelho para usar? Entre em contato com a OdontoCompany. Essa clínica possui ortodontistas extremamente profissionais que oferecem soluções para manter o seu sorriso saudável e bonito.

Powered by Rock Convert
será que eu preciso de aparelhoPowered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.