Agende sua avaliação
restauração do dente

Quando e por que trocar a restauração no dente?

Tempo de leitura 11 min

É difícil encontrar quem chegou à idade adulta sem ter tido cáries pelo menos uma vez na vida! Embora muito comum, o problema requer atenção e claro, uma visitinha ao dentista.

Essa contrariedade só é resolvida com uma restauração, que pode ser uma obturação de resina ou de outro material, renovando o polimento do dente.

Neste texto, você vai entender o que é a restauração, quais são os tipos de tratamento, por que e quando investir na técnica.

Por fim, verá também o material para conservar cada obturação, quando realizar a troca da restauração e por que contar com a ajuda de um profissional capacitado e experiente nesse processo.

Comece a leitura agora mesmo e tire as suas dúvidas sobre esse assunto!

O que é a restauração no dente?

A cárie é o resultado da aglomeração das bactérias Streptococcus mutans, que vivem normalmente na nossa boca e se unem em placas para se alimentarem da sacarose presente nos restos de comida.

Essas placas produzem um ácido que, em contato com o esmalte do dente, o corrói até quebrá-lo. Se não tratadas, as cáries podem causar dor, sensibilidade, alterações na mastigação e atingir o nervo ou a polpa do dente.

Por sua vez, a restauração, conhecida por obturação, é uma forma de eliminar a cárie, prevenindo seu aparecimento no futuro e devolvendo ao dente seu formato e suas funções normais.

Embora a restauração ainda seja bastante comum nos consultórios odontológicos, o que poucos pacientes sabem é que ela precisa, sim, ser trocada periodicamente.

O procedimento é feito da seguinte maneira: com a ajuda de uma furadeira, o dentista fura o esmalte do dente para retirar de lá toda a cárie, limpando bem a região afetada.

Essa parte danificada é preenchida, depois, com um ácido em gel. Na etapa seguinte, é colocada a resina, fortalecida por uma luz brilhante, e o material restaurador.

Por último, o dentista faz o polimento do dente para deixá-lo em seu formato original e completamente restaurado. Apesar de o procedimento ser o mesmo, o tipo de restauração pode variar de acordo com o tamanho da região afetada e também da visibilidade do dente comprometido.

Quais são os tipos de obturação?

Há diversos tipos de restauração, mas a principal diferença entre eles está nos materiais utilizados, os quais têm benefícios e malefícios.

Do ouro à porcelana, passando pela resina, é preciso pensar nos prós e nos contras antes de decidir, junto ao dentista, pelo tratamento mais adequado para o seu caso.

Amálgama

É um composto formado por mercúrio, prata e estanho. Como você pode imaginar, essa opção não é nem um pouco saudável e já está proibida para utilização pela ANVISA desde janeiro de 2019

Caso você já tenha uma restauração, é bom notar se ela foi feita com essa liga (as obturações feitas com o material têm coloração prateada).

Ouro

Ele é considerado o melhor material para realizar as restaurações se for levada em conta a sua longa duração. Porém,  tem alguns inconvenientes, como o preço e a visibilidade ― afinal, um ponto dourado sobre um dente, mesmo que na parte de trás da boca, não é algo difícil de notar.

Porcelana

A “versão 2.0 da resina” tem coloração ainda mais realista, não mancha, tem melhor resistência e apresenta desgaste muito menor. Em contrapartida, o custo do tratamento com porcelana é bem próximo ao preço cobrado pelas restaurações com ouro.

Resina composta

Super indicado para restaurações nos dentes da frente, a resina composta, geralmente classificadas na odontologia pelo tamanho e pelo volume das partículas inorgânicas, é aplicada diretamente na cavidade feita para remoção da cárie e tem a mesma coloração do dente.

Como é a conservação de cada tipo de restauração?

Até aqui, você já conhece os tipos de restauração dentária, mas a dúvida que fica é sobre a conservação de cada um desses procedimentos, não é?

Aqui, listamos os principais cuidados que o paciente deve ter para manter a obturação de amálgama, ouro, porcelana ou resina composta. Confira!

Amálgama

Em relação à restauração de amálgama, não é necessário trocá-la se ela estiver funcionando adequadamente, apesar de o material estar proibido no Brasil.

No entanto, como a liga metálica pode oferecer risco à saúde do paciente, o cirurgião-dentista deve avaliar o caso pessoalmente para indicar um tratamento mais seguro.

Ouro

O ouro é considerado por muitos especialistas o melhor material para a realização de restauração no dente, devido à durabilidade do produto, que pode se manter por mais de 20 anos.

Para conservar o material, o paciente deve apostar na higiene bucal diariamente, evitando a formação de tártaro e o aparecimento de novas cáries, e ir regularmente ao dentista para avaliar o quadro clínico.

Porcelana

Restaurações de porcelana, em geral, mantêm a cor, o brilho e a funcionalidade por até 13 anos, sendo um material muito indicado para esse tratamento, devido à aparência natural e por ser resistente a manchas.

Além disso, é fácil realizar a manutenção da obturação, com limpeza diária da boca e visitas periódicas à clínica odontológica, para verificar possíveis intercorrências.

Resina composta

Por fim, a resina composta é a campeã quando o assunto é material adequado para a restauração dentária. O motivo é que a substância, quando comparada ao ouro e à porcelana, por exemplo, têm muita durabilidade, estética e bom custo-benefício, barateando o procedimento sem reduzir a qualidade da técnica.

Para manter a obturação de resina, que dura de 3 a 10 anos, é preciso escovar os dentes e usar fio dental diariamente, removendo restos de alimento e prevenindo-se de cáries. Ao mesmo tempo, o paciente não deve deixar de frequentar o dentista, para reduzir riscos de a restauração quebrar.

O que é e como é feita a obturação de resina?

Antes de ler os detalhes, saiba que a resina composta é constituída de polímeros, cuja matriz (como os especialistas chamam a estrutura que confere estabilidade ao composto) ganha um reforço em cristais e outras partículas.

Já para saber sobre obturação de resina, basta entender que a função desse processo não muda, independentemente do material utilizado. Desse modo, o principal objetivo da técnica continua sendo restaurar um ou vários dentes atingidos pela cárie, para que haja equilíbrio bucal novamente.

Para isso, o procedimento é o mesmo que comentamos mais acima: o dentista remove e higieniza a área cariada, sela a cavidade e a preenche com o composto. Em seguida, o profissional faz o polimento do dente restaurado para retirar os excessos e deixar a mordida mais regular.

Quais são as vantagens de fazer a obturação de resina?

Você sabe o que é a restauração à base de resina, mas será que existem vantagens desse método em relação aos demais? A resposta é simples: o tratamento com resina composta costuma ser bem-aceito pelo corpo, compromete apenas a região afetada por cáries e tem um resultado estético mais natural.

Confira mais detalhes a seguir:

Integração ao corpo

Comparando-se os tipos de restauração, facilmente se percebe a vantagem da resina composta em termos de integração ao organismo. Diferentemente de materiais como a amálgama e a porcelana, a taxa de rejeição do corpo à resina é baixa, o que dá mais conforto para os pacientes e diminui o tempo de recuperação.

Menos desgaste

Diferentemente do tratamento com amálgama, que corrompe uma parte saudável do dente, a técnica dispensa o desgaste de áreas sadias da dentição. 

Apesar de a resina ter uma durabilidade menor do que o composto metálico, ela é colada diretamente na região atingida pela ação de cáries, enquanto a liga de metais é fixada por retenção mecânica.

E ainda, a estrutura do material contém propriedades mecânicas que reforçam a resistência da obturação a desgastes, mantendo a elasticidade da peça e as funções bucais.

Ganhos estéticos

Por fim, outro benefício da restauração em resina, sem dúvidas, é a estética dental. Sabe por quê? Na contramão do método ultrapassado que usa a amálgama, o material apresenta uma coloração bastante similar à do dente. Com a saúde bucal equilibrada, o resultado é uma obturação resistente, com aparência natural e facilmente integrada ao organismo.

Por que trocar as restaurações?

Ainda que a amálgama tenha sido proibida, as restaurações prateadas foram bastante populares no passado e ainda estão presentes no sorriso de muita gente. E se você tem uma, deve ficar atento: além do prejuízo estético, aconselha-se trocar essa restauração por conta da sua toxicidade.

Por isso, a troca das restaurações de amálgama pelas de resina é algo comum, mas a última não é indicada para a cobertura de uma área muito grande. Assim, converse e avalie com o seu dentista qual é a melhor opção para você.

Quem tem restaurações de resina também deve ficar de olho na periodicidade da troca. Esse material apresenta desgaste com o tempo de uso e, pode vir a ter rachaduras e micro fendas que possibilitam a passagem de bactérias causadoras da cárie.

É válido lembrar, ainda, que mesmo que a sua higiene bucal seja impecável, o desgaste por uso da resina faz com que as manchas tirem desse material um de seus grandes diferenciais: a discrição. Então, a troca é necessária.

Quando trocar as restaurações no dente?

Embora muito resistente e com ótima durabilidade, a restauração de amálgama também pode escurecer com o tempo por conta da corrosão. Pode ser feita uma limpeza completa e um polimento, mas o indicado é conversar com o dentista sobre a troca da restauração no dente, especialmente se houver nova incidência de cáries ou ocorrer fratura ou quebra na restauração.

Quando o assunto são as restaurações de resina, como vimos, o prazo de duração delas pode variar de três a dez anos. No entanto, fique atento a alguns sinais para perceber que a restauração do dente precisa de uma renovação. Caso haja mudança de tonalidade no local, procure um dentista urgentemente.

Em todo caso, o paciente não deve relaxar com a higiene bucal e, principalmente, tem de fazer uma manutenção adequada da restauração, procurando a ajuda do cirurgião-dentista para avaliar se a saúde bucal está em dia, evitando riscos e ampliando a vida útil do procedimento de obturação.

Quais os benefícios de trocar a restauração no dente?

No caso das restaurações de amálgama, os dentistas defendem outro ponto: por conta da tonalidade e por cobrir boa parte do dente, fica muito mais difícil detectar a presença de placas e bactérias.

Nesse caso, ponto positivo para a resina, cuja tonalidade clara facilita a observação do acúmulo de alimentos!

Porém, a resina é menos resistente que o metal da amálgama e, por isso, pode sofrer com o desgaste e fazer com que o dente volte a ser alvo das cáries. Então, observar as restaurações e consultar o dentista ao menor sinal de desgaste com certeza vai manter o dente protegido e esteticamente impecável.

E não se esqueça de manter as consultas odontológicas em dia!

Por que contar com um bom profissional para trocar a restauração?

A restauração dentária é um método muito popular na odontologia para reestabelecer o equilíbrio oral, minimizando disfunções causadas por proliferação de bactérias na boca.

Entretanto, para ter êxito com o tratamento e prolongar a vida útil da obturação, o indicado é contar com a ajuda de um profissional experiente e capacitado nessa técnica odontológica.

Na primeira consulta, o paciente deve ser avaliado pelo cirurgião-dentista, que faz uma análise preliminar do caso e pode requerer alguns exames odontológicos, como fotografias intra e extra orais e raio-X, para avaliar melhor a situação.

Após a confirmação do diagnóstico, o especialista inicia o tratamento, com o intuito de tratar o mal-estar e melhorar a qualidade de vida da pessoa.

Você aprendeu tudo sobre a obturação, método que elimina a proliferação das cáries, restaura a saúde bucal e contribui para o polimento do dente.

Ainda, você pode compreender quais são os principais tipos de restauração, porque cuidar delas e com que frequência fazer a troca dos materiais no consultório.

Gostou de saber mais sobre o processo de restauração e os principais motivos para manter tudo em dia?

Então, entre em contato conosco e seja atendido pelos melhores profissionais da área!

Quer receber mais conteúdo como esse de graça?

Cadastre-se para receber nosso conteúdo por e-mail.

E-mail cadastrado com sucesso
Ops! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, verifique se o captcha está correto.

42 Comentários

    DOUTOR ,
    MEU DENTE QUEBROU POR CONTA DE CARIE , FUI AO DENTISTA ELES TIRARAM TODA A CARIE E RESTAURARAM , COM 2 MESES ESSE MESMO DENTE RESTAURADO,COMEÇOU A DOER E RACHOU!
    VOLTEI AO DENTISTA E A RESTAURAÇÃO ESTAVA PRATICAMENTE TODA SOLTA, E QUANDO ELE TIROU ESTAVA COM CARIE PROFUNDA E TEM QUE FAZER CANAL.

    QUERIA PERGUNTA SE A TÉCNICA PARA RETIRADA DA CARIE FOI MÁ EXECUTADA ? (ATÉ PORQUE ELA EM 2 MESES VOLTOU? OU ELES QUE NÃO A TIRARAM POR COMPLETA ? )

      Olá, Crislane! Como vai? Nesse caso o correto é procurar o seu dentista novamente, explicá-lo o que aconteceu para que ele possa, enfim, reparar de vez o problema!

      Obrigado pelo feedback, Daniel! 😀

    ola, sou apenas um estudante de odonto, mas me parece mesmo que houve falha no procedimento de restauração. A retirada do tecido carioso tem que ser feita de uma forma completa e perfeita. O uso do material de restauração(acido/primer/adesivo) tem quer seguir os passos corretamente. E por fim a aplicação de resina com o photo devem ser impecáveis.Que pena q passou por isso Crislane, mas com certeza ele fara dinovo sem problemas. abs

      Olá doutor tudo bem? Então eu tenho 13 anos e faz uns 2 a 3 anos que fiz canal em um dente definitivo e, agora a massa da restauração acabou de cair. Eu posso fazer outra restauração nesse dente?? Posso comer normalmente? E tem algum cuidado especial que devo tomar até minha consulta na dentista?

        Olá Karen, como vai? O ideal é procurar um dentista o quanto antes para limpeza do dente e nova restauração ou pelo menos um curativo provisório até realizar o tratamento permanente.

    Fiz uma simples restauração no segundo molar, restauração pequena na verdade, mas já faz 6 meses que ainda sinto sensibilidade, radiograficamente está tudo perfeito, mas a sensibilidade persiste. Pelo o que entendi, não há necessidade de tratar canal. Existe algum material de restauração que proteja da sensibilidade? O que aparentemente seria indicado pra proteger da sensibilidade? Obrigada!

      Olá, Andrillayne. Tudo bem? Hoje em dia, temos algumas pastas de dente especiais para evitar a sensibilidade. Porém, é importante você se consultar com um dentista para que ele possa avaliá-la antes de tomar qualquer atitude.

    Tenho dois dentes abertos

      Olá, Nivaldo! Como vai? Procure a unidade OdontoCompany mais próxima de você pelo link: https://odontocompany.com/

      Olá Doutor, eu tinha um dente com um cinta, em um dente encostada na gengiva, procurei um profissional, que só lavou e colocou a massa, está certo.

        Olá, Edgard, como vai? Recomendamos que procure um profissional
        para avaliar o seu caso. Agende já uma avaliação gratuita com um de
        nossos especialistas na OdontoCompany mais próxima de você pelo link
        https://odontocompany.com/clinicas.

    Quero restaurar os dois dentes

      Olá, Nivaldo! Como vai? Procure a unidade OdontoCompany mais próxima de você pelo link: https://odontocompany.com/

    Meus dentes são tortos, queria colocar aparelho a uns cinco anos atrás uma dentista me falou que eu tinha perda óssea, que não dava para colocar, já tem alguma coisa nova?

      Olá, Carla! Tudo bem? Cada caso é um caso, de fato. Porém, a perda óssea pode ser tratável. O ideal é realizar uma avaliação para entendermos melhor a sua situação.

    Gostei do assunto de sua divulgação, gostaria de ver se é pertinente para meu site.

    Sds.

      Oi, Hermes! Tudo bem? Fique à vontade 🙂

    Dói trocar de restauração?

      Olá Jade, nos primeiros dias, pode incomodar sim. Mas consulte seu dentista para que ele te dê dicas do que pode te ajudar.

    Oii to gestante, em 2016 eu abturei meu dente agora faz 4 dias q ele esta doendo sem parar nao sei oque fazer choro de dor a noite a massinha do dente ta afundando pra dentro

    Eu tenho dois dentes que foi restaurados,porém nunca me deram problemas nehum,! Eu mesma que em consultas periódicas com meu dentista,ele fala se ah necessidade de uma nova restauração, ai eu faço ,mais isso depois de alguns anos,eu tbm acho essencial pois a restauração com o tempo perde aquela tonalidade do esmalte,igual ao meu dente,fica como nunca tivesse sido restaurados antes! Parabéns a todos os dentistas desse mundo! A profissão que eu admiro por demais! Bjs

    Até que ponto é possível salvar um dente der ser arrancado ?
    Fiz canal em dois dentes, um quebrou certo dia de tal forma que acabei perdendo ele.
    E agora, infelizmente, o outro dentre quebrou um pedaço, e está um pouco trincado nas laterais. Com essa pandemia fiquei impossibilitada de ir ao dentista, mas marquei pra dentro de duas semanas.
    É possível que eu também perca esse dente nesse prazo ?

    Qual melhor pasta dental pra gengivite? Minha amiga tem e faz alguns dia q ela percebeu um descolamento na gengiva

    Oiii eu fui no dentista ele fez um canal do meu dente quando fui fazer a última parte do canal ele foi grosso comigo só que tem que fazer a restauração do dente que foi feito o canal tem algum problema eu fazer a restauração em outro dentista ?

    Olá eu coloquei o aparelho vai fazer 2 meses ,Eu perguntei quando q vai começar apertar ? Á dentista falou tem muitos procedimentos ainda há fazee antes de apertar isso é correto? Depois de quanto tempo q se coloca o anel ? Pq estou com um aparelho na boca e não sinto nada ,não vou ficar pagando manutenção para ficar só trocando a borracha.

    Boa noite, foi ao dentista hoje perguntei posso troca todos do dentes que tenho Amálgama, mas ele falou que meu dente pode ficar muito sensível…Acho muito feio isso na boca mas o com medos.

    Ola,tenho varios dentes na frente que estao com cárie,um ja foi obturado a 6 anos e parece que esta soltando. Tenho medo de fazer uma nova obturaçao e nao dar certo.

      Olá Raiza, tudo bem? Você já procurou um dentista? Entre em contato com um especialista para saber qual a melhor opção de tratamento para você. Caso precise, procure a OdontoCompany mais próxima de você para avaliarmos a sua situação pelo link https://odontocompany.com/

    Olá doutor, gostaria de saber se o Sr pode me informar, ou onde pesquisar se o polimento final a uma restauração faz parte da restauração ou se pode ser cobrado a parte.
    Agradeço antecipadamente

      Olá Marcos, como vai? Entre em contato com um profissional/clínica que realiza o procedimento para tirar essa dúvida. Até porque, pode variar, um dentista pode considerar parte e outro pode cobrar diferente. Caso precise, procure a OdontoCompany mais próxima de você para avaliarmos a sua situação pelo link https://odontocompany.com/

    Meu dente está aberto , i parece que deu uma cárie oq será ??? E ele mudou a cor

      Olá Felipe, tudo bem? Pode ser que seja cárie sim. Busque um dentista o quanto antes, de preferência, um endodontista, que é especializado nessa área. Caso precise, procure a OdontoCompany mais próxima de você para avaliarmos a situação pelo link https://odontocompany.com/

    Olá Doutor a 1 semana fui a Odonto Company para restauração de um dente.a questão é que a dentista colocou a massinha por cima do dente cariado queria saber se é normal?

      Olá Aldineya, como vai? Quando o dentista faz uma restauração, ele remove a parte do dente que esta deteriorada, limpa a área atingida e então preenche a cavidade limpa com um material de restauração.

    Eu estou amamentando, meu bebê tem nove meses. Faz mais de 10 anos que eu não vou ao dentista, preciso fazer algumas restaurações. É verdade que me eu não posso ir ao dentista enquanto estiver amamentando? Me dizem muito isso.

      Olá Anna, como vai? Você pode ir ao dentista sim, e é o mais indicado, somente assim você vai saber como anda a sua saúde bucal e o que precisa (e pode) ser feito de fato. Bom, o primeiro passo é saber se existe uma real indicação para restauração neste período de amamentação. Em se tratando de uma urgência odontológica, o procedimento é planejado e você pode retirar o leite e congela-lo antes do procedimento para alimentar o seu bebê, caso seja necessário. Nossa recomendação é que vá ao dentista e veja as possibilidades. Caso precise, procure a OdontoCompany mais próxima de você para avaliarmos a sua situação pelo link https://odontocompany.com/

    Olá boa tarde faço tratamento na odonto Company , tenho obturação muito antiga e gostaria de trocar já passei para eles q gostaria de fazer essa troca, porem me foi dito q não se faz troca de obturação 🤷como assim ? Terei q ir em outro clínica para tentar resolver

    Olá, boa tarde! Estou fazendo um tratamento dentário e descobrir que a dentista que me atende não está fazendo a remoção totalmente das antigas restaurações, questionei e ela alegou que não precisa porque o restante da restauração no foi afetada por isso só faz uma remoção superficial. Doutor está correto?

      Olá Fernanda, como vai? Isso pode variar de acordo com cada caso. Recomendo que você converse com sua dentista para entender melhor o seu caso. Temos mais informações nesse blog https://blog.odontocompany.com/tipos-de-restauracao-de-dente/

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.