Agende sua avaliação
restauração

Restauração amálgama: saiba por que não é mais usada

Tempo de leitura 3 min

A ação de cárie e os traumas externos prejudicam a dentição e implicam, normalmente, em um tratamento odontológico para restaurar a parte danificada do dente. Nesse sentido, hoje, a restauração de amálgama deixou de ser uma técnica usada pelos dentistas no país para tratar disfunções no sorriso, pois tem mercúrio em pó na sua composição.

Neste post, entenda o que é exatamente a amálgama, quais são os danos que esse material pode causar ao organismo — como intoxicação e hipersensibilidade ao mercúrio — e por que pacientes com restauração de amálgama devem trocá-la por um tratamento saudável. Continue a leitura!

O que é e de que material a liga de amálgama é feita?

Você deve estar se perguntando o que é, exatamente, a amálgama, certo? Em resposta à questão, é possível afirmar que se trata de uma liga metálica comumente conhecida. Ainda, que é um material, formado pela junção de mercúrio, estanho, cobre, limalha de prata e foi bastante utilizado no século passado para preenchimentos e restaurações odontológicas, devido à sua resistência e longevidade.

Afinal, por que o material não é mais utilizado na odontologia?

Apesar de ser muito resistente a impactos externos e durar anos em restaurações dentárias, a amálgama foi proibida no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Desde 1º de janeiro de 2019, o órgão não autoriza a comercialização, a fabricação ou a importação do material, uma vez que o mercúrio em pó, componente dessa liga metálica, é prejudicial à saúde bucal das pessoas.

Quais são os danos que a amálgama pode trazer aos dentes?

Até aqui, você sabe que a amálgama está proibida em procedimentos odontológicos no país, mas entende quais são os motivos pelos quais o material não deve ser usado em tratamentos bucais? Veja, a seguir.

Intoxicação

O mercúrio presente na amálgama pode provocar intoxicação quando o paciente engole fragmentos dessa substância ou no momento em que o metal é absorvido pelos tecidos bucais. Ainda, em contato com o organismo, o componente tóxico pode danificar o metabolismo das células e causar danos a diversas partes do corpo.

Hipersensibilidade ao mercúrio

Restaurações de amálgama também podem provocar hipersensibilidade ao mercúrio, com o passar do tempo. Nesse caso, o paciente costuma sofrer com o aumento de irritações nos tecidos bucais e o quadro pode piorar caso haja intervenção com coroa odontológica sobre uma restauração dentária feita de liga metálica.

Por que a troca da amálgama é necessária?

Devido aos efeitos negativos do mercúrio para o organismo, a recomendação para quem já tem uma restauração dentária com essa liga metálica é trocar a peça, substituindo-a por uma que não coloque a sua vida em risco, sendo confeccionada com porcelana, ionômero de vidro, ouro ou outros componentes.

Em todo caso, é importante consultar-se com o dentista regularmente, pois, assim, o profissional consegue acompanhar a sua saúde bucal e, se for o caso, trocará a restauração dentária nociva por um tratamento eficaz e seguro.

Pronto! Agora, você sabe o que é restauração de amálgama e por que o material já não é mais usado pelos cirurgiões-dentistas. Então, não deixe de fazer a higiene bucal diariamente e visite, sempre que possível, uma clínica para melhor avaliar o seu estado de saúde.

O artigo foi útil para você? Se sim, mostre-o agora para os amigos e os ajude a cuidar melhor do sorriso. Compartilhe já em suas redes sociais!

Quer receber mais conteúdo como esse de graça?

Cadastre-se para receber nosso conteúdo por e-mail.

E-mail cadastrado com sucesso
Ops! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, verifique se o captcha está correto.

15 Comentários

    estou querendo trocar os amalgamas dos meus dentes com um dentista biologico em presidente prudente

    Gostiaria de saber o seguinte:meu canino direito é uma prótesr fixo ou o que chamamos de bloco, na parte superior a ele, na gengiva, tem uma o que se chama de fistola, bem pequena, não sinto dor alguma mas, não da para negar que exista, como saber se almentará e se almentar o que poderá acontecer? caso permaneça como está, tem algum problema caso tenha que trocar o pino do bloco?obrigado .

      Olá Washington, tudo bem? O ideal é procurar um dentista mesmo para ter o diagnóstico correto da situação, e assim, saber qual o tratamento que mais se encaixa no seu caso. Procure a OdontoCompany mais próxima de você para avaliarmos a sua situação pelo link https://odontocompany.com/

    Preciso trocar o amálgama de forma segura. Onde posso ir?

      Olá Poliana, como vai? Procure a OdontoCompany mais próxima de você para avaliarmos a sua situação pelo link https://odontocompany.com/

    quero voltar para o amalgama, onde posso conseguir? Troquei todas e agora a cada 8 meses tenho que refazer as obturações

      Olá Gustavo, como vai? Isso pode variar de acordo com cada unidade. Agende já seu horário com um de nossos especialistas na OdontoCompany mais próxima de você pelo link https://odontocompany.com/

    Tenho uma abituracao dental a base de amálgama há mais de 40 anos fiz quimioterapia e os dentes estão maltratando e doendo devo remover?

      Olá Humberto como vai? Não é possível respondê-las de uma maneira resumida. Isso porque devemos levar em consideração as particularidades de cada caso, de cada paciente. Recomendamos que procure um profissional para avaliar o seu caso. Agende já uma avaliação gratuita com um de nossos especialistas na OdontoCompany mais próxima de você pelo link https://odontocompany.com/

    Eu troquei as de amálgama por resina composta e me arrependi. Quero voltar para as amálgamas. Esse negócio de resina, por mais que você cuide, não tem a durabilidade das amálgamas. Eu, como um bobo, caí no papo desses dentistas novos. Resultado: como não duram quase nada, você fica sendo obrigado a ficar indo aos dentistas e trocando.

      Olá, Marcelo, como vai? Entendo suas preocupações e preferências! Procure a OdontoCompany mais próxima de você, é
      só acessar esse link https://odontocompany.com/clinicas que teremos
      o prazer de avaliar o seu caso e verificar o melhor tratamento para você.

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.