Agende sua avaliação

Restauração dentária: 7 dúvidas frequentes sobre o assunto

Tempo de leitura 5 min

A restauração dentária é um dos tratamentos mais procurados dentro dos consultórios, pois além de melhorar a estética do sorriso, o procedimento ainda restabelece as funções mastigatórias dos dentes. É um procedimento simples, rápido e indolor, mas muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como ele funciona.

Por isso, criamos este post para responder às dúvidas mais frequentes em relação a ele. Ficou curioso? Então continue a leitura e confira informações valiosas sobre o tratamento de restauração.

1. O que é uma restauração dentária?

A restauração dentária é o processo que consiste na reconstrução de um dente danificado, seja por cárie ou por algum tipo de trauma ou fratura. O tratamento visa restabelecer as funções mastigatórias do dente e também devolver a estética perdida por causa de algum problema.

As restaurações podem ser de resina composta ou porcelana — que são materiais que se assemelham à cor dos dentes —, de amálgama — uma liga de mercúrio, prata, cobre, estanho e algumas vezes zinco — ou de ouro.

O processo de restauração pode ser feito na boca do paciente, no caso de cáries ou pequenos reparos, ou fora da boca, quando a reconstrução é maior. No segundo caso, é confeccionada uma peça, que é fixada no dente pelo dentista.

2. Quando o tratamento é indicado?

O tratamento de restauração dentária é indicado para casos em que o paciente está com cáries. Isso porque a deterioração é retirada com o uso de brocas e isso compromete a estrutura do dente. Então, essa parte precisa ser reconstruída para que o dente cumpra suas funções e para que não haja infiltrações por bactérias, que podem causar uma deterioração maior ainda.

A restauração também é necessária quando o paciente sofre algum tipo de trauma ou fratura que comprometa a estética e a funcionalidade dos dentes.

3. Como funciona o tratamento de restauração nos dentes?

Quando a restauração é feita por causa da incidência de cáries, primeiro é removida a parte estragada do dente. Depois disso, o dentista limpa a área que foi afetada e preenche a cavidade com o material de restauração. 

Quando a reconstrução é feita por causa de um trauma ou fratura, o dentista vai cobrir aquela falha com o material específico para que o dente volta à sua forma normal. Em casos nos quais há a necessidade de confeccionar uma peça maior, o profissional tira um molde da boca do paciente e envia para o laboratório para que a peça seja confeccionada.

4. Quais são os cuidados necessários com uma restauração?

Embora seja um procedimento simples e não invasivo, o tratamento com a restauração dentária pede alguns cuidados básicos. Logo após a restauração, o dentista vai orientar o paciente quanto a algumas precauções que precisam ser tomadas nas primeiras horas depois do procedimento.

Dependendo do tipo do material aplicado e de qual dente foi tratado, pode ser necessário permanecer de jejum ou evitar alguns alimentos por algumas horas. Mas, na maioria dos casos, isso não é necessário.

agendamento

5. Quanto tempo dura uma restauração no dente?

Os materiais utilizados para fazer a restauração dentária são bastante duráveis e podem ser conservados durante muitos e muitos anos. Nem sempre é possível falar de uma durabilidade exata, pois isso depende muito dos hábitos e cuidados do paciente com sua restauração.

Falamos isso porque, a partir do momento que o dente passa por uma reconstrução, principalmente se ela for muito extensa, é necessário tomar alguns cuidados com a alimentação. Nesses casos, o paciente deve evitar alimentos muito duros para evitar que a restauração sofra traumas ou fraturas.

Quando a reconstrução é feita com resina composta em um dente que fica muito visível, o paciente ainda deve evitar o consumo excessivo de alimentos muito pigmentados e cuidar muito bem de sua higiene bucal. Isso porque esse material tende a mudar de cor com o passar dos anos.

6. Qual a diferença entre restauração e obturação?

Não há uma diferença muito grande entre obturação e restauração dentária. A principal distinção se deve ao tipo de material que é utilizado. A obturação é um processo que visa reconstruir, principalmente, a funcionalidade dos dentes, ou seja, a estética nesse caso vem em segundo plano.

No processo de obturação, a preocupação do dentista é fechar a cavidade deteriorada por cárie para que o dente não sofra novos danos. Nesse caso, era bastante comum o uso de amálgama, que apesar de ser um material bastante eficiente, não é esteticamente agradável.

Já a restauração dentária visa reconstruir o dente de forma que ninguém perceba que ele passou por algum tipo de tratamento. Por isso, são utilizados materiais da cor dos dentes, como a resina composta e a porcelana. 

7. Como saber se preciso me submeter ao tratamento de restauração?

Para saber se você precisa de uma restauração dentária ou não é preciso passar pela avaliação de um cirurgião-dentista. Se você tem problemas com cáries ou tem um dente quebrado ou fraturado, o ideal é marcar uma consulta para que o profissional faça o tratamento.

Caso você tenha restaurações antigas e identifique algo de errado, também deve marcar uma consulta. Reconstruções mal-feitas ou que já têm muito tempo podem sofrer com infiltrações, problema que se não for resolvido logo de início pode levar o paciente à perda dentária.

Mas somente depois de fazer uma avaliação criteriosa o profissional é capaz de dizer a você a necessidade do tratamento. Dependendo do caso, ele vai pedir exames radiográficos para ter certeza de seu quadro.

Vale ressaltar que, embora a restauração dentária seja um procedimento não invasivo, o tratamento só pode ser feito por profissionais devidamente qualificados. Um dentista mal-preparado pode utilizar um material de baixa qualidade ou não realizar o procedimento da forma adequada, o que vai trazer prejuízos tanto para sua saúde bucal quanto para seu bolso.

Gostou do post e quer saber onde encontrar dentistas qualificados para cuidar de seu sorriso? A Odonto Company é uma rede de clínicas odontológicas completa que oferece diversos tipos de tratamento com qualidade. Entre em contato conosco e agende uma avaliação sem compromisso.

será que eu preciso de aparelho

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

30 Comentários

  1. Gostaria de saber se restauração em dente de leite cai com três dias, uma semana, passou por uma pupotomia em 1 dente e o outro era só cárie, já voltei com minha filha de 7 anos 2 vezes para refazer a restauração. Qual a durabilidade em dente de leite?

  2. É normal o dentista demorar meses para restaurar alguns dentes? pq em 2 meses e ele só restaurou 2 dentes, eu acho estranho.

  3. Atendimento muito ótimo

  4. Ótimo trabalho clínica excelente

  5. O dentista pode restaura o dente sem passa a máquina pois ele só colocou uma massa que saia quando eu comia pois o sabor e horrível ele retirou e colocou a resina nunca vi isso

    1. Olá Edilandia, tudo bem? Provável que seja Você está sentindo algum desconforto ainda? Caso esteja, procure o dentista novamente para verificar o que aconteceu.
      Procure a OdontoCompany mais próxima de você para avaliarmos a sua situação pelo link https://odontocompany.com/

  6. Quando se paga uma restauração e ela e mal feita pelo Dentista, posso reclamar do trabalho pra eles melhorar?
    Fiz e não tinha espelho quando cheguei em casa que fui ver e todos estão falando o mesmo está muito estranho 😢😢😢

    1. Olá Lorraine, tudo bem? Claro que sim, é um direito seu. Procure o dentista/clínica para entender o que aconteceu, e explique seus sentimentos. Caso precise, procure a OdontoCompany mais próxima de você para avaliarmos a sua situação pelo link https://odontocompany.com/

  7. Boa noite.
    Tenho sofrido com dores, incômodos na minha boca.
    Sempre após a mastigação, sinto enxaqueca, um incômodo no ouvido, pareço ficar surda e não consigo me concentrar em nada, passo o dia todo com a enxaqueca… e acabo me estressando mais.
    É horrível.

    1. O que pode está acontecendo???

  8. O que pode está acontecendo???

  9. Boa noite.
    Tenho sofrido com dores, incômodos na minha boca.
    Sempre após a mastigação, sinto enxaqueca, um incômodo no ouvido, pareço ficar surda e não consigo me concentrar em nada, passo o dia todo com a enxaqueca… e acabo me estressando mais.
    É horrível.
    O que poderia estar acontecendo???

    1. Olá Railene, como vai? Você já foi em um médico? RECOMENDAMOS IR A UM MÉDICO O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL PARA TER O DIABGNÓSTICO CORRETO. Uma das coisas que PODE SER o seu problema, é a DTM, uma “Disfunção Temporomandibular“, que aparece quando a ATM (Articulação Temporomandibular) não cumpre o seu papel por alguma ocasião de mau funcionamento entre as articulações. Alguns dos sintomas dessa disfunção são dores frequentes de cabeça, zunido no ouvido e estalos ao abrir e fechar a boca, entre outros. Leia este artigo e entenda um pouco mais sobre: https://blog.odontocompany.com/atm-e-dtm/. Mas o ESSENCIAL é ir logo em um cirurgião-dentista, para ter o diagnóstico correto e fazer o tratamento adequado. Caso precise, procure a OdontoCompany mais próxima de você para avaliarmos a situação pelo link https://odontocompany.com/

  10. Fiz uma restauração de porcelana e essa já caiu duas vezes em menos de duas semanas. Enfim, estou apreensivo com o profissionalismo do dentista. É normal isso acontecer ou devo mudar de profissional? Obrigado pela atenção

    1. Olá Marcelo, como vai? Não é normal. Procure entender o que aconteceu e se preferir, mude de profissional. Procure uma de nossas unidades da OdontoCompany mais próxima de você para avaliarmos a situação e realizarmos o seu orçamento pelo link https://odontocompany.com/

  11. Tenho algumas cáries e preciso fazer restauração. Fiz o plano odontológico na clínica. É possível fazer mais de uma restauração por sessão? Tenho certa urgência em arrumar meus dentes. Afinal, esse é o motivo da contratação. A clínica está fazendo um dente por sessão e colocando o retorno em prazos extremamentes longos. Eu poderia exigir mais de um dente por sessão?

    1. Olá Yully, como vai? É possível fazer mais de uma restauração por sessão sim.

  12. A maioria dos dentistas da odonto company não fazem o acabamento na restauração, saimos de lá com os dentes muito asperos e, acredito que por isso, a restauração não dure, algumas minhas cairam por menos de um mês.

    Hoje estive na unidade de Bangu – RJ, fiz uma restauração que ficou aspera, em seguida fui na emergencia refazer a restauração que caiu em menos de um mês (Não é a primeira). O dentista da segunda fez o acabamento lixando e meu dente ficou pereito. No entanto, foi o primeiro que fez o trabalho perfeito em mais de um ano que tenho de plano.

    1. Olá Isabele, como vai? Sentimos muito pelo ocorrido. Pedimos que entre em contato pelo https://odontocompany.com/sac para ver o que podemos fazer por você.

  13. Olá boa tarde fiz uma restauração na odonto compay faz 2 dia mas mesmo assim quando eu como o dente siso dói e preciso arancar ?

    1. Olá Leticia, como vai? É preciso realizar uma análise com um especialista para verificar como está a sua saúde bucal. Agende já seu horário com um de nossos especialistas na OdontoCompany mais próxima de você pelo link https://odontocompany.com/

  14. Paguei três restaurações, mas perdi a ficha. O que faço?

    1. Olá Dayane, como vai? Foi em uma das nossas unidades? Entre em contato com a clínica em que realizou os procedimentos e veja o que pode ser feito.

  15. Sou cliente da Odonto Company, Gosto muito do trabalho. porém tenho um medo de infância de obturar e sentir a dor das brocas, ja perdi dentes por isso.

    1. Olá Rafael, como vai? Vá até uma de nossas clínicas e converse com um de nossos profissionais e tire todas as suas dúvidas, isso pode ajudar você durante o tratamento. Agende já seu horário com um de nossos especialistas na OdontoCompany mais próxima de você pelo link https://odontocompany.com/

  16. Eu tenho muitos dentes restaurado com resina posso usar aparelho?

    1. Olá Suzana, como vai? Pode sim. Agende já seu horário com um de nossos especialistas na OdontoCompany mais próxima de você pelo link https://odontocompany.com/

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.