Quais os malefícios do cigarro para a saúde bucal?
Dados recentes mostram que o percentual de fumantes com mais de 18 anos chega a 9% no Brasil. Esse número tem diminuído (caiu mais do que 40% em pouco mais de uma década), mas ainda preocupa as autoridades de saúde.
Outro destaque para essa preocupação, está no uso cada vez mais massivo de cigarros eletrônicos, que também prejudicam a saúde. Os dentes, infelizmente, não escapam dessa conta! A relação entre o cigarro e a saúde bucal não é nada boa, independentemente de qual seja o tipo de “cigarro” utilizado.
Então, como lidar com essa situação? Continue a leitura e descubra!
Quais são os malefícios do tabagismo para a saúde bucal?
Reunimos as principais consequências de fumar para a saúde bucal.
Confira a lista abaixo:
Doença periodontal
A periodontite é muito mais frequente entre fumantes, já que a cavidade oral desses pacientes é naturalmente mais frágil à presença de bactérias.
Câncer bucal
Se engana quem acha que o câncer de pulmão é o único problema com alta prevalência entre os fumantes. O câncer bucal é outra preocupação frequente nesse grupo.
Dentes pigmentados
Quem não quer dentes branquinhos e saudáveis? Você também quer? Então, saiba que um dos grandes vilões de um sorriso esteticamente perfeito é o hábito de fumar.
As toxinas presentes no cigarro prejudicam a pigmentação dentária, tornando-a escurecida.
Má cicatrização
Para quem fuma, cortes na boca, aftas ou outras ocorrências são um tormento muito maior do que o normal.
A razão para isso? O cigarro prejudica a capacidade de cicatrização da mucosa, fazendo com que ferimentos demorem mais a sarar.
Alterações de paladar
Se você gosta de sentir o gosto dos alimentos, saiba que uma das consequências de fumar é perder essa capacidade com o tempo. Não é uma regra, mas pode acontecer.
Mau hálito
Por fim, temos o mau hálito como outra consequência frequente na vida dos fumantes. Ele pode acontecer por alterações no processo de salivação, pela presença de cáries (que são mais abundantes entre os fumantes) e por vários outros motivos.
Tudo isso é causado pela grande presença de substâncias químicas e tóxicas encontradas no cigarro!
Tabagismo e saúde bucal: como cuidar dos dentes se eu fumo?
Parar de fumar é a opção ideal para sua saúde. No entanto, caso essa não seja a sua vontade, saiba que é fundamental ter um cuidado redobrado com os seus dentes e com a sua boca.
Algumas recomendações de cuidados para fumantes são:
- Escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia;
- Fazer uso diário do fio dental;
- Limpar a língua adequadamente;
- Ter uma alimentação saudável;
- Fazer visitas periódicas ao dentista (pelo menos uma vez a cada 6 meses);
- Examinar a boca semanalmente, em busca de manchas, feridas que não cicatrizam ou qualquer tipo de alteração.
Como podemos ver, a relação entre o cigarro e a saúde bucal é muito prejudicial. Então, cuide do seu sorriso e do seu organismo com visitas periódicas ao consultório do dentista.
Prevenir é sempre o melhor remédio!
Aproveite e compartilhe o conteúdo nas suas redes sociais para que outras pessoas conheçam essas informações e cuidem melhor da saúde.
Até a próxima!
Fundador e presidente da Odonto Company
Cirurgião Dentista pela Universidade do Oeste Paulista (1986 a 1990).
Minha mãe dizia se lembrar de mim, aos 15 anos, afirmando que queria ser dentista.
Eu nunca pensei em outra carreira. Mas a vida muda a todo momento, não é? Meu propósito, desde cedo, esteve claro para mim: garantir o acesso de toda a população a tratamentos odontológicos de qualidade.
Nos anos 1980, os tratamentos odontológicos eram impensáveis para a maior parte do Brasil. Isso me levou a criar, por exemplo, o sistema de instalação de aparelhos ortodônticos, sem custos de compra. Esse sistema, onde só se paga pela manutenção do aparelho, hoje é reconhecido e utilizado mundialmente.
A Odonto Company começou em 1992, com 2 pequenos consultórios, e após 1 ano e meio, já tínhamos 12 lojas.
Em 2010, nos tornamos o primeiro franchising de odontologia do país e hoje somos a 2ª maior franchising do ramo no mundo inteiro, além de termos conquistado o posto de única franquia com menos de 20 anos a conseguir uma boa colocação no ranking das maiores franquias brasileiras!
E, como a vida muda o tempo todo, essa trajetória e as 802 unidades que temos abertas hoje, mudaram meu propósito:
“Não quero apenas continuar possibilitando acesso. Quero fazer o maior número de milionários através das nossas franquias.”
4 Comentários