Agende sua avaliação

Problemas na mastigação? Conheça as principais consequências para a saúde

Tempo de leitura 5 min

Os problemas na mastigação não afetam somente a saúde bucal, mas também a estética do sorriso e a vitalidade do organismo. Nesse caso, não estamos falando quando o paciente sofre com a perda dentária, mas quando mastiga os alimentos da forma errada.

Esse é um assunto que poucas pessoas conhecem, mas, para manter a saúde em dia e o sorriso bonito, é preciso saber mastigar bem os alimentos. Ficou curioso? Então continue a leitura deste post que falaremos mais a respeito desse tema. Vamos lá?

Quais são as características de uma mastigação errada?

Muitas pessoas costumam mastigar os alimentos de um lado só da boca, mas isso caracteriza uma mastigação incorreta. Para fazer esse processo corretamente, você deve revezar o uso da arcada dentária na hora de se alimentar.

Mastigar muito rápido também é um erro que se comete até mesmo sem perceber. O certo é mastigar os alimentos devagar, até triturá-los por completo, para que eles cheguem bem pequenos ao estômago, onde será feita a digestão.

Quais outros fatores influenciam a mastigação?

Dentes mal posicionados prejudicam a boa mastigação. No entanto, esse problema pode ser resolvido com o uso do aparelho dentário. Outro fator que prejudica o processo mastigatório é a falta de dentes na boca.

Cada dente exerce um papel na hora de mastigar os alimentos. A função dos incisivos é cortar os alimentos e dos molares, triturar a comida. Quando falta um deles na boca, o indivíduo tem dificuldade de mastigação.

É como se os dentes formassem um time. Quando falta um ou mais deles na boca, a equipe fica prejudicada, pois os dentes que estão na boca não podem cumprir as funções dos que estão faltando.

Quais são os principais problemas relacionados à mastigação incorreta?

As consequências são diversas e dependem de como o indivíduo mastiga os alimentos. A seguir, vamos citar os problemas gerados por falhas na mastigação. Veja!

Assimetria facial

Apesar de poucas pessoas saberem, o ato de mastigar de um lado só causa assimetria na face. Claro que dificilmente temos os dois lados do rosto do mesmo tamanho, mas, quando a mastigação é unilateral, há o estímulo de crescimento do osso da mandíbula do lado que não é utilizado para mastigar.

Além disso, o olho do lado que a pessoa mastiga fica mais baixo do que o outro, e o lábio fica mais baixo. Esses fatores prejudicam a estética facial e a beleza do sorriso do paciente.

Problemas na digestão

A digestão começa na boca e, por isso, quando mastigamos os alimentos muito rápido, eles chegam grandes ao estômago, que precisa liberar mais ácidos para absorver os alimentos. A longo prazo, isso causa azia e refluxo gastroesofágico.

O refluxo não causa somente desconforto, mas perda do esmalte do dente, que ocorre devido à presença de ácidos estomacais na flora oral.

Powered by Rock Convert

Falta de nutrientes no organismo

Os problemas na mastigação também prejudicam a absorção dos nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo. Isso acontece devido à dificuldade que o estômago tem em digerir alimentos em pedaços grandes.

Como eles não são absorvidos corretamente, os nutrientes contidos neles também não. A longo prazo, isso pode causar doenças por causa de falta de vitaminas e nutrientes essenciais para a saúde.

Ganho de peso

Quando uma pessoa come rápido e não mastiga corretamente os alimentos, ela sente mais fome. Isso porque o cérebro não tem tempo de perceber que o corpo está satisfeito com a quantidade de alimentos ingerida. Partir a comida em pedaços pequenos e comer bem devagar aumenta a saciedade.

Outro fator que merece atenção é o fato de que, quando a mastigação é muito rápida, é comum que a pessoa beba suco ou refrigerante durante as refeições para ajudar a “empurrar” a comida. Essas bebidas são muito ricas em açúcar e, por isso, contribuem com o ganho de peso.

Aparecimento de cáries

Comer rápido e não mastigar os alimentos corretamente causa cáries porque a produção de saliva é menor. E o que isso tem a ver com a deterioração dos dentes? Simples: além de ajudar na digestão, a saliva ainda contribui para a limpeza da boca e dos dentes, removendo resíduos alimentares.

Esse processo elimina a placa bacteriana, que é a principal responsável pelo aparecimento das cáries.

Dentes tortos

Quando faltam dentes na boca, o processo mastigatório é prejudicado. Além disso, aquele espaço que sobra vai provocar uma movimentação nos dentes, causando desalinhamento dentário.

Desgaste excessivo nos dentes

Quando os problemas na mastigação são causados pela falta de dentes, há uma sobrecarga nos outros dentes. Com o tempo, isso leva a um desgaste na estrutura deles, pois são mais exigidos durante a alimentação.

Como resolver os problemas na mastigação?

Isso depende das causas. Quando uma pessoa mastiga só de um lado por causa de perda dentária ou sensibilidade, por exemplo, a solução consiste em repor os dentes faltosos com implante dentário ou prótese. No caso da sensibilidade, o dentista vai tratar as causas do problema.

Em muitos casos, o tratamento pode ser feito isoladamente ou em conjunto com outros procedimentos que envolvem o trabalho do médico e do dentista. Mas, quando o indivíduo adquire o mau hábito de não mastigar os alimentos, ele deve procurar formas de mudar esse quadro. Claro que isso não será feito de um dia para o outro e requer um pouco de paciência.

Além disso, é importante cuidar bem da higiene bucal para evitar cáries, mau hálito e doenças nas gengivas. Dessa forma, você mantém seus dentes fortes e bonitos, sua saúde em dia e uma autoestima saudável.

Como você viu, os problemas na mastigação têm uma influência na qualidade de vida do ser humano, pois causam prejuízos na saúde do organismo. Então, se você tem dentes faltosos na boca, sensibilidade ou qualquer outro problema que prejudique o processo mastigatório, não hesite em procurar um dentista o mais rápido possível.

Então, o que achou das informações sobre a mastigação e nossa saúde? Deixe sua opinião nos comentários!

Powered by Rock Convert
será que eu preciso de aparelhoPowered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

1 Comentário

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.