Tudo o que você precisa saber sobre preenchimento facial

Tempo de leitura 6 min

O preenchimento facial é uma técnica que injeta componentes modeladores e biocompatíveis que penetram na camada profunda da pele. Seu objetivo é preencher sulcos ou até mesmo aquelas áreas que acabaram perdendo muito volume conforme o avanço da idade, como as rugas. 

O preenchimento facial é vastamente utilizado em clínicas de beleza, mas ele é um tratamento que vai além dos benefícios estéticos: tem impacto na saúde bucal da pessoa. Por isso, é também recomendado e realizado por profissionais de odontologia.

Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe este texto descubra como é a técnica do preenchimento facial, quais são os cuidados necessários e em quais situações ele é indicado. Também descubra quais são as possíveis reações ao tratamento. Confira! 

O que, exatamente, é o preenchimento facial na odontologia?

Sabemos que qualquer pessoa está sujeita a desenvolver desarmonias no sorriso e na face. Essas características acabam interferindo de forma negativa na aparência e, em alguns casos, podem prejudicar a dinâmica bucal e a facial. 

Dessa forma, é interessante corrigir essas alterações. Por isso que o preenchimento facial na odontologia tem importante ação nos tratamentos ortodônticos e protéticos. 

Ele pode ser utilizado para remodelar os lábios e também a região perioral, a região que circunda os lábios. Como resultado, há uma homogeneização da pele, permitindo que os eles tenham mais volume e alcancem mais simetria no sorriso e na face.

Como o preenchimento facial é feito na prática?

O preenchimento facial é uma técnica muito eficiente e segura. De modo geral, é um processo bastante simples e completamente sem dor.

Para isso, ela deve ser feita por um profissional para que os passos sejam realizados de maneira correta. Antes de iniciar o procedimento do preenchimento facial propriamente dito, é importante que sejam feitas aplicações de anestesia no local onde será feito o tratamento. 

Após isso, são feitas aplicações de ácido hialurônico. Trata-se de uma substância natural, que inclusive já está presente em nosso organismo, e nada mais são do que moléculas de açúcar capazes de atrair água. O ácido hialurônico tem a função também de preencher os espaços entre as células.

Para injetar o ácido são usadas agulhas. Elas podem ter tamanhos variados, de acordo com a profundidade do tecido celular que precisa ser alcançado.

Na maioria das vezes, o preenchimento não leva mais do que meia hora. Porém, esse tempo pode ser relativo, variando de acordo com a extensão do tratamento.

O importante é sempre levar suas dúvidas ao profissional responsável. Este, se for qualificado e experiente, vai informar a você o passo a passo do procedimento e considerar suas peculiaridades.

Qual a diferença entre ácido hialurônico e toxina botulínica?

Quando o assunto é preenchimento facial, é comum as pessoas fazerem uma confusão entre as substâncias utilizadas. Por exemplo, há uma associação entre o ácido hialurônico e a toxina botulínica. 

Esta última é mais conhecida como o botox e ajuda a minimizar e suavizar a força de contração muscular. 

Powered by Rock Convert

Ela também tem a função de relaxar as regiões do rosto onde há bastante movimentação, é o caso da testa e da região ao redor dos olhos. A toxina botulínica ajuda a evitar que marcas de expressão se instalem nessas regiões. 

O botox apresenta poucas contraindicações, como em caso de gravidez, lactação e alergias. O intervalo entre uma aplicação e outra varia de acordo com cada pessoa, mas o indicado é que não seja reaplicado antes de 5 meses.

Já o ácido hialurônico é mais utilizado para preenchimentos localizados onde há perda acentuada de marcas e linhas de expressão. Essas regiões estão entre o ângulo da mandíbula e o canto da boca.

Além disso, o ácido hialurônico é mais eficiente para aumentar o volume e a definição do contorno dos lábios e reverter os efeitos do cansaço da idade. 

É importante fazer uma ressalva quanto ao ácido hialurônico. É um fato de que ele é absolutamente absorvível pelo organismo.

Isso pode ocorrer em um período variável de 6 a 8 meses. Dessa maneira, o preenchimento facial com essa substância na verdade não é definitivo. É preciso ter contato com o dentista com frequência para reaplicar a substância e redefinir o planejamento do tratamento.

Quando esse procedimento é indicado?

Na área da odontologia, o preenchimento facial pode ser realizado para diversos problemas. Por exemplo, ele pode ser utilizado para correção geralmente conhecido como “buraco negro”.

Trata-se de uma região em que houve uma perda de gengiva entre os dentes, geralmente provocada após uma intensa limpeza de tártaro em tratamentos de periodontite

Também o preenchimento facial é indicado para amenizar as chamadas “rugas de marionete”. Trata-se de rugas que se formam nos cantos da boca e até mesmo no queixo. 

Ainda o preenchimento facial pode ser utilizado para eliminar o famoso “bigode chinês”, substituindo aquela linha de expressão que começa no início do canto do nariz até o canto da boca. Além do mais, o preenchimento facial é extremamente eficiente para remodelação dos lábios. 

Quais as possíveis reações ao tratamento?

É natural que cada pessoa tenha manifestações reativas no momento da aplicação ou ainda depois da absorção das substâncias do preenchimento facial. 

Pode ocorrer, por exemplo, uma pequena vermelhidão e surgimento de hematomas pequenos no local da aplicação, mas esse sinais acabam desaparecendo em alguns dias. É fundamental sempre seguir as instruções de recuperação estabelecidas pelo dentista. 

Sendo assim, para quem deseja continuar desfrutando de todos os benefícios dessa aplicação por um longo tempo, torna-se necessário realizar manutenções pelo menos uma vez por semestre ou até mesmo por ano. Isso pode variar conforme a indicação do cirurgião dentista.

Essas foram algumas informações sobre o preenchimento facial. Além de utilizar essa técnica, é recomendável manter os dentes clareados. Uma técnica que pode ajudar nisso é a faceta de porcelana. Ela restaura a coloração de dentes escurecidos, cria um sorriso mais harmonioso e recupera dentes quebrados ou separados.

Ficou interessado em obter os resultados do preenchimento facial? Entre em contato a OdontoCompany. São mais de três décadas de mercado. A marca é reconhecida em mais de suas 650 unidades espalhadas por todo o País. Tem em seu quadro profissionais qualificados com técnicas avançadas tanto em ortodontia quanto em estética.

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.