Agende sua avaliação

Tudo o que você precisa saber sobre preenchimento facial

Tempo de leitura 5 min

O preenchimento facial é uma técnica que injeta componentes modeladores e biocompatíveis que penetram na camada profunda da pele. Seu objetivo é preencher sulcos ou até mesmo aquelas áreas que acabaram perdendo muito volume conforme o avanço da idade, como as rugas.

O preenchimento facial é muito utilizado em clínicas de beleza, mas é um tratamento que vai além dos benefícios estéticos: tem impacto na saúde bucal da pessoa. Por isso, é também recomendado e realizado por profissionais de odontologia.

Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe este texto descubra como é a técnica do preenchimento facial, quais são os cuidados necessários e em quais situações ele é indicado.

Também descubra quais são as possíveis reações ao tratamento. Confira!

O que, exatamente, é o preenchimento facial na odontologia?

Sabemos que qualquer pessoa está sujeita a desenvolver desarmonias no sorriso e na face. Essas características acabam interferindo de forma negativa na aparência e, em alguns casos, podem prejudicar a dinâmica bucal e a facial.

Dessa forma, é interessante corrigir essas alterações. Por isso que o preenchimento facial na odontologia tem importante ação nos tratamentos ortodônticos e protéticos. 

Ele pode ser utilizado para remodelar os lábios e também a região perioral, a região que circunda os lábios. Como resultado, há uma homogeneização da pele, permitindo que os eles tenham mais volume e alcancem mais simetria no sorriso e na face.

Como o preenchimento facial é feito na prática?

O preenchimento facial é uma técnica muito eficiente e segura. De modo geral, é um processo bastante simples e completamente sem dor.

Para isso, ela deve ser feita por um profissional para que os passos sejam realizados de maneira correta. Antes de iniciar o procedimento do preenchimento facial propriamente dito, é importante que sejam feitas aplicações de anestesia no local onde será feito o tratamento.

Após isso, são feitas aplicações de ácido hialurônico. Trata-se de uma substância natural, que inclusive já está presente em nosso organismo, e nada mais são do que moléculas de açúcar capazes de atrair água. O ácido hialurônico tem a função também de preencher os espaços entre as células.

Para injetar o ácido são usadas agulhas. Elas podem ter tamanhos variados, de acordo com a profundidade do tecido celular que precisa ser alcançado.

Na maioria das vezes, o preenchimento não leva mais do que meia hora. Porém, esse tempo pode ser relativo, variando de acordo com a extensão do tratamento.

O importante é sempre levar suas dúvidas ao profissional responsável. Este, se for qualificado e experiente, vai informar a você o passo a passo do procedimento e considerar suas peculiaridades.

Qual a diferença entre ácido hialurônico e toxina botulínica?

Quando o assunto é preenchimento facial, é comum as pessoas fazerem uma confusão entre as substâncias utilizadas. Por exemplo, há uma associação entre o ácido hialurônico e a toxina botulínica.

Esta última é mais conhecida como o botox e ajuda a minimizar e suavizar a força de contração muscular. 

Ela também tem a função de relaxar as regiões do rosto onde há bastante movimentação, é o caso da testa e da região ao redor dos olhos. A toxina botulínica ajuda a evitar que marcas de expressão se instalem nessas regiões. 

O botox apresenta poucas contraindicações, como em caso de gravidez, lactação e alergias. O intervalo entre uma aplicação e outra varia de acordo com cada pessoa, mas o indicado é que não seja reaplicado antes de 5 meses.

o ácido hialurônico é mais utilizado para preenchimentos localizados onde há perda acentuada de marcas e linhas de expressão. Essas regiões estão entre o ângulo da mandíbula e o canto da boca.

Além disso, o ácido hialurônico é mais eficiente para aumentar o volume e a definição do contorno dos lábios e reverter os efeitos do cansaço da idade. 

É importante fazer uma ressalva quanto ao ácido hialurônico. É um fato de que ele é absolutamente absorvível pelo organismo.

Isso pode ocorrer em um período variável de 6 a 8 meses. Dessa maneira, o preenchimento facial com essa substância na verdade não é definitivo. É preciso ter contato com o dentista com frequência para reaplicar a substância e redefinir o planejamento do tratamento.

Quando esse procedimento é indicado?

Na área da odontologia, o preenchimento facial pode ser realizado para diversos problemas. Por exemplo, ele pode ser utilizado para correção geralmente conhecido como “buraco negro”.

Trata-se de uma região em que houve uma perda de gengiva entre os dentes, geralmente provocada após uma intensa limpeza de tártaro em tratamentos de periodontite.

Também o preenchimento facial é indicado para amenizar as chamadas “rugas de marionete“. Trata-se de rugas que se formam nos cantos da boca e até mesmo no queixo.

Ainda o preenchimento facial pode ser utilizado para eliminar o famoso “bigode chinês”, substituindo aquela linha de expressão que começa no início do canto do nariz até o canto da boca. Além do mais, o preenchimento facial é extremamente eficiente para remodelação dos lábios.

Quais as possíveis reações ao tratamento?

É natural que cada pessoa tenha manifestações reativas no momento da aplicação ou ainda depois da absorção das substâncias do preenchimento facial.

Pode ocorrer, por exemplo, uma pequena vermelhidão e surgimento de hematomas pequenos no local da aplicação, mas esse sinais acabam desaparecendo em alguns dias. É fundamental sempre seguir as instruções de recuperação estabelecidas pelo dentista.

Sendo assim, para quem deseja continuar desfrutando de todos os benefícios dessa aplicação por um longo tempo, torna-se necessário realizar manutenções pelo menos uma vez por semestre ou até mesmo por ano. Isso pode variar conforme a indicação do cirurgião dentista.

Essas foram algumas informações sobre o preenchimento facial. Além de utilizar essa técnica, é recomendável manter os dentes clareados. Uma técnica que pode ajudar nisso é a faceta de porcelana. Ela restaura a coloração de dentes escurecidos, cria um sorriso mais harmonioso e recupera dentes quebrados ou separados.

Ficou interessado em obter os resultados do preenchimento facial? Entre em contato a OdontoCompany e agende já sua avaliação em uma das nossas unidades!

será que eu preciso de aparelho

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

28 Comentários

  1. Tenho muita vontade de fazer, mais não me sinto segura.

    1. Oi, Eliene. Tudo bem? O procedimento de preenchimento é muito seguro e tranquilo! Pode ficar despreocupada. Por que você não aproveita e agenda uma avaliação conosco para saber mais sobre o assunto?

    2. EU FIZ .. MUITO SIMPLES!!

  2. Gostaria de realizar o procedimento de harmonização facial, para me sentir mais bela, mudar o visual sempre faz bem à alto estima.

  3. Gostaria de agendar uma avaliação ácido hialurônico facial e lábios

  4. Eu tenho 67 anos
    E gostaria muito de fazer o preenchimento
    Na face.
    Será que consigo tirar o cinco?

  5. Ola me chamo Nilza tenho vontade de fazer o procedimento vejo meu rosto magro as maçãs do rosto caidas.
    Qual melhor procedimento para mim.?
    Tenho 57anos .
    Aguardo resposta. Obrigado.

  6. Boa Tarde
    Um dos meus sonhos e poder realizar a haemonizacao facial, já tenho marcas do tempo expressivas como bigode chinês e sorriso triste, e a lipo de pescoço que está bem caído, mas a única forma que encontro de pagamento e através de via boleto , vcs fazem através do sistema de pagamento de boleto? Não tenho cartão nem outra fonte de pagamento que não seja a minha aposentadoria certa todo 5 dia util, vcs fariam com está forma de pagamento pra mim por favor.

  7. Tenho vontade de fazer.

  8. Tenho vontade de fazer. Porém sinto um pouco de medo.

  9. Fiz tratamento de dentes com vcs, perguntei se tinha harmonização facial, a atendente me disse que não, então fiz em outro lugar a parte superior, desejo fazer a inferior e gostaria de fazer nessa clínica, existe o tratamento ou não?

  10. Gostaria de fazer bigode chines e colicar lente de contato dental

  11. Gostaria muito de fazer bigode chinês, e o q mais de incômoda .e q mas precisar

  12. Vocês fazem preenchimento de glabela? Falam que é muito perigoso e tem que ser um bom profissional porém a maioria não faz e é a única coisa que me incomoda demais

    1. Oi Manoela, tudo bem? Nesse caso, é preciso saber na clínica perto de você. Procure a OdontoCompany mais próxima de você para tirar sua dúvida pelo link https://odontocompany.com/

  13. Quero saber qual dura mais tempo , o botox ou harmonização?

    1. Olá Maria, como vai? Primeiramente, é preciso ressaltar que a durabilidade de qualquer procedimento pode variar de cada pessoa, isso influenciado por uma série de fatores, como: a idade do cliente, metabolismo mais ou menos acelerado, a prática de exercícios físicos, a exposição ao sol ou outros fatores como medicamentos.
      Com relação à aplicação do botox, a durabilidade média é de 4 meses. Já no caso dos preenchimentos, a duração varia de 12 a 18 meses. Caso precise, procure a OdontoCompany mais próxima de você para avaliarmos a sua situação pelo link https://odontocompany.com/

  14. na verdade estou precisando de tratamento dentário. pois estou perdendo massa ósseas da gengiva ai os dentes focando mole e doendo muito .

    1. Olá Maria, como vai? Chegou a hora! Procure a OdontoCompany mais próxima de você para avaliarmos a situação pelo link https://odontocompany.com/

  15. Gostaria mais procedimento.pois tenho muito vontade tira aspeto triste.afinal rosto.acabafa com olheiras,papafas queria se esclarecidas de valores.

    1. Olá Sorlene, como vai? Os valores podem variar de acordo com a localização da unidade e do profissional. Para realizar o orçamento, procure a OdontoCompany mais próxima de você pelo link https://odontocompany.com/

  16. Fiz uma aplicação de acido hialurônico nas maçãs do rosto, no bigode chinês e nos lábios, não achei muita diferença depois que desinchou, fiquei meio que decepcionada com tudo, principalmente com minha maior queixa, que era o bigode chinês, ele continua aqui. Lamentável, ter que pagar por uma coisa e não ficar satisfeita. 🙁

    1. Olá Rosemeyre, tudo bem? Você realizou o procedimento em uma unidade OdontoCompany? Lamentamos não ter ficado satisfeita 🙁 Tente novamente, quem sabe não chega ao resultado que quer com mais uma aplicação? Claro, tudo deve ser conversado com o profissional responsável pelo seu caso. Caso precise, procure a OdontoCompany mais próxima de você para avaliarmos a situação pelo link https://odontocompany.com/

  17. Gostaria de fazer preenchimento ao redor da boca.qual valor

    1. Olá Wanda, como vai? Os valores podem variar de acordo com a localização da unidade e do profissional. Para realizar o orçamento, procure a OdontoCompany mais próxima de você pelo link https://odontocompany.com/

  18. Tenho o queixo muito curto. Já usei aparelho dental mas continuo insatisfeita. Tenho vontade de fazer preenchimento. O resultado dura quanto tempo? E qual a média de valores ?

    1. Olá Hayalla, como vai? O preenchimento facial é realizado com ácido hialurônico costuma durar de 9-12 meses, porém isso pode depender do material utilizado, do volume inserido e local trabalhado. Por se tratar de um material absorvível, ele vai gradualmente perdendo seu efeito. Os valores também podem variar baseados nesses fatores já citados. Para realizar o orçamento, procure a OdontoCompany mais próxima de você pelo link https://odontocompany.com/

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.