Preenchimento labial: saiba como é feito e quais as vantagens

Tempo de leitura 9 min

preenchimento labial é um dos procedimentos estéticos mais procurados por quem deseja destacar o contorno dos lábios, aumentar seu volume ou projetá-los para fora. A boa notícia é que esse tratamento está mais acessível do que nunca e pode ser realizado por dentistas no mesmo consultório odontológico onde são realizados os cuidados com a saúde e a estética dental.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e descubra o que é e como funciona o preenchimento dos lábios. Conheça ainda os produtos mais utilizados no procedimento, bem como as vantagens da aplicação com o ácido hialurônico.

O que é o preenchimento labial?

A técnica consiste na aplicação de substâncias que preenchem o interior dos lábios com o uso de uma microcânula ou agulha. Esse tipo de preenchimento é indicado para pacientes que:

  • estão insatisfeitos com os sinais do envelhecimento dos lábios, que ficam naturalmente mais finos, flácidos e enrugados com o passar do tempo ou com a exposição excessiva ao sol e o tabagismo;
  • apresentam pouco volume labial;
  • desejam uma harmonização entre lábios e rosto;
  • têm assimetria labial;
  • apresentam patologias na região bucal e perderam o volume e projeção labial após a realização de algum procedimento dentário.

Considerado um procedimento minimamente invasivo, a técnica não necessita de um centro cirúrgico para a realização. Por isso, o preenchimento facial na Odontologia pode ser realizado em clínicas odontológicas por dentistas especializados em estética.

É recomendado que o procedimento seja realizado em pacientes acima de 18 anos. Menores podem se submeter ao tratamento desde que haja a autorização dos pais e do dentista.

Como funciona o preenchimento labial?

Antes de realizar o procedimento, o profissional realiza uma avaliação detalhada do rosto do paciente para analisar as proporções faciais e, assim, garantir que o aumento dos lábios traga mais harmonia à face. Em muitos casos, apenas a definição do contorno já faz uma grande diferença.

Após essa análise, é feita a aplicação do preenchedor — geralmente o ácido hialurônico, por ser biocompatível e menos arriscado. Inicialmente, costuma-se utilizar apenas 1 ml de produto, com o intuito de evitar exageros e o chamado “duck lips” ou bico de pato. O especialista injeta o produto cuidadosamente e massageia com delicadeza para conseguir um resultado estético agradável.

Se depois de preenchido o paciente desejar uma boca maior, o ideal é esperar até que o inchaço desapareça por completo, pois o preenchimento gradativo fica mais bonito e natural.

Quais são os tipos mais comuns de preenchimento realizado nos lábios?

O tipo de preenchimento é classificado de acordo com a duração dos efeitos do procedimento. Conheça, a seguir, os tipos mais comuns.

Temporários

É o tipo mais recomendado. O dentista pode preencher os lábios com ácido hialurônico, material que não provoca nenhum efeito colateral no organismo. Outra substância que pode ser aplicada no tipo temporário é a gordura autógena, aquela que é retirada do próprio corpo.

Vale destacar que a aplicação da gordura autógena pode trazer alguns contratempos. Se a pessoa passar por um aumento de peso, as células de gordura aplicadas nos lábios podem aumentar de tamanho, resultando em um volume excessivo na região. Por isso, o uso do ácido hialurônico é mais eficaz.

Semipermanentes e permanentes

São técnicas que usam produtos feitos com substâncias sintéticas, como silicone, PMMA e hidrogel. Esses dois procedimentos são desaconselhados para atuar como preenchedores, porque não são naturalmente absorvidos pelo corpo e podem causar infecções crônicas ou reações inflamatórias de difícil tratamento. Essas reações podem ser tanto imediatas quanto tardias.

Outros riscos dos preenchedores permanentes

Diferentemente do ácido hialurônico, que em casos de complicações pode ser degradado por uma enzima chamada hialuronidase, aplicada em consultório, os preenchedores permanentes exigem retirada cirúrgica e, ainda assim, a remoção é feita apenas parcialmente. Os maiores riscos do uso desse tipo de material são:

  • necrose;
  • deformações;
  • feridas;
  • formação de nódulos;
  • rejeição do organismo.

O preenchimento labial precisa de manutenção?

Se o produto utilizado for ácido hialurônico, aos poucos os lábios voltam a ser como antes. Desse modo, se o paciente deseja manter os resultados obtidos, deve fazer a reaplicação do material antes que ele saia completamente ou depois da absorção.

Em alguns casos, pode ser necessário um retoque, dias após o procedimento, para corrigir pequenas assimetrias.

Em quais casos o preenchimento labial é contraindicado?

A seguir, veja para quem o procedimento não é indicado!

  • gestantes;
  • portadores de doenças autoimunes;
  • pessoas com herpes ou feridas nos lábios;
  • alérgicos aos componentes aplicados durante o procedimento;
  • pacientes oncológicos.

Quais os cuidados necessários para a saúde dos lábios?

Veja alguns cuidados essenciais para manter os lábios bonitos e saudáveis depois do preenchimento labial!

Uso de hidratante labial

A aplicação de um hidratante labial ajuda a evitar o ressecamento e mantém os lábios com aparência mais lisa e jovial.

Visitas regulares ao profissional que realizou o procedimento

É fundamental, depois de alguns meses, voltar ao profissional que realizou o preenchimento labial para que ele possa fazer uma reavaliação da face e verificar se está tudo certo com os lábios.

Aplicação de protetor labial

Assim como a pele, os lábios também sofrem com a exposição solar diária, o que pode provocar o envelhecimento precoce. Por isso, recomenda-se o uso de um protetor labial com fator de proteção (FPS) 30, no mínimo.

Como o dentista realiza o procedimento?

No caso da aplicação com o ácido hialurônico, o dentista aplica uma anestesia nos lábios do paciente. Em seguida, injeta o produto de acordo com o que julgar necessário. A substância é aplicada em diferentes regiões, como arco do cupido, contorno, tubérculos labiais e filtro labial.

Pode ser feito botox nos lábios?

Muitas pessoas associam a aplicação de toxina botulínica ao preenchimento labial. Entretanto, são dois procedimentos distintos e com funções diferentes. Enquanto o botox tem a finalidade de paralisar a musculatura facial, evitando que as rugas dinâmicas (aquelas que se formam com o movimento dos músculos da face, mas não são fixas) se tornem estáticas, o preenchimento labial visa aumentar o volume e definição da boca.

Apesar de não ser possível injetar botox nos lábios, os dois procedimentos podem ser associados para a correção de sorriso gengival, por exemplo.

Qual é o preço do preenchimento dos lábios?

É difícil apontar com precisão o preço do procedimento, pois ele varia bastante entre uma clínica odontológica e outra. Além disso, o dentista, a técnica e a marca do produto utilizado são outros fatores que impactam os custos do preenchimento. De maneira geral, o preço do preenchimento dos lábios pode variar de acordo com a necessidade de cada um.

Quais são as vantagens de fazer o preenchimento labial com ácido hialurônico?

Descubra as principais razões que mostram por que o ácido hialurônico é o produto mais indicado tanto no tratamento para os lábios quanto em outros tipos de preenchimento facial.

Apresenta resultados naturais

O ácido hialurônico permite a correção de imperfeições labiais sem resultar em uma aparência artificial. O preenchimento promove mudanças sutis nos lábios, proporcionando uma aparência mais agradável e natural.

Melhora a estética facial

Ao apresentar resultados que deixam os lábios proporcionais ao rosto, o preenchimento com ácido hialurônico promove uma harmonização facial completa.

O procedimento é rápido

O tempo para a aplicação do ácido hialurônico nos lábios é curto, pode ser entre 30 minutos e 1 hora. Por isso, não é necessário que o paciente se afaste de suas atividades diárias por muito tempo para conseguir passar pelo procedimento.

Os resultados são efetivos

Essa técnica de preenchimento é do tipo temporária, logo, os resultados não são definitivos. No entanto, a aparência dos lábios pode durar por até um ano e meio, dependendo da qualidade do produto aplicado. Isso permite que o paciente vá se adaptando à mudança e consiga fazer ajustes, adicionando ou reduzindo o volume labial.

Permite rápida recuperação

O paciente pode retomar às atividades já no dia seguinte, mas os lábios podem ficar inchados após o procedimento por até 48 horas. É necessário tomar alguns cuidados após o procedimento, como:

  • não tocar, massagear ou pressionar os lábios;
  • evitar o uso de batom ou outra maquiagem no local do dia da aplicação;
  • evitar exposição ao sol;
  • evitar esforços físicos;
  • não aplicar pomadas ou cremes na região no período de 48 horas;
  • evitar procedimentos estéticos como limpeza de pele e peeling por 30 dias;
  • evitar o consumo de bebidas alcóolicas.

Os resultados definitivos podem ser percebidos a partir da terceira semana.

É um produto seguro

Diferentemente dos produtos utilizados nos tipos semipermanente e permanente de preenchimento labial, o ácido hialurônico é uma substância produzida por nosso organismo, que garante a sustentação dos tecidos. Por essa razão, o paciente não sofre nenhuma rejeição e a substância absorvida pelo organismo não causa efeitos colaterais.

Você pode realizar seu preenchimento labial em uma das mais de 800 clínicas odontológicas que fazem parte da rede OdontoCompany. Com mais de 30 anos no mercado, oferecemos ótimas estruturas físicas e excelente atendimento. Nossas unidades combinam tecnologias avançadas com diferentes tipos de tratamentos odontológicos e procedimentos estéticos para o preenchimento dos lábios e a aplicação de botox, tudo realizado por profissionais especializados em cada procedimento.

O preenchimento facial pode ajudar você a obter mais confiança, além de conquistar o contorno e o volume labial desejados. Para sua segurança, procure uma clínica odontológica OdontoCompany e conte com o atendimento qualificado de nossa equipe.

Entre em contato conosco agora mesmo e agende sua avaliação para realizar esse procedimento em uma das clínicas odontológicas OdontoCompany.

será que eu preciso de aparelho

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

4 Comentários

  1. Parabéns, Doutor Paulo e toda equipe…
    Tudo bem explicado, consegui tirar todas as minhas dúvidas através deste post.
    Obrigado Dr. PAULO E EQUIPE.

    1. Obrigado, Ivonete! Fico muito feliz que tenha gostado!

  2. Se um paciente for fazer um preenchimento labial e tiver câncer e não souber que tem ?o que acontece?

    1. Cláudia, tudo bem? Procedimentos estéticos em que há aplicação de agulhas e afins não são recomendados para pessoas com câncer. Isso porque como a pele fica mais sensível, essas aplicações podem gerar infecções.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.