Afinal, como funciona a aplicação de botox? Entenda aqui!

Tempo de leitura 6 min

A aplicação de botox para evitar rugas e linhas de expressão já é muito conhecida por seus ótimos resultados na estética. Mas você sabia que a toxina botulínica também pode ser utilizada em tratamentos odontológicos para melhorar também a estética e, ainda, solucionar disfunções?

Cada vez mais dentistas têm apostado nessa solução para aliviar problemas de assimetrias no sorriso e garantir uma maior saúde bucal. Neste post, você entenderá melhor como essa substância é utilizada na odontologia e quais cuidados devem ser tomados para garantir os melhores resultados. Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura.

O que é o botox e como ele funciona?

A toxina botulínica, também conhecida como botox, é uma substância produzida pela bactéria Clostridium Botulinum que, após ser industrializada e purificada, é utilizada para tratamentos estéticos e terapêuticos.

A toxina atua no bloqueio da liberação de um neurotransmissor chamado acetilcolina, responsável por fazer a ligação entre os músculos e o cérebro. Com isso, o botox age paralisando os músculos da região em que foi aplicado e deixando o tecido relaxado.

Na estética, essa paralisação é utilizada para combater a formação de rugas, marcas de expressão e também no tratamento de sudorese excessiva, bloqueando o estímulo das glândulas sudoríparas.

na odontologia, a toxina é utilizada para eliminar dores, incômodos e aliviar disfunções, como o bruxismo, além de melhorar a estética bucal.

Quais as indicações do botox na odontologia?

Os dentistas estão autorizados e são qualificados para realizarem aplicação de botox em procedimentos que compreendem a cavidade bucal, melhorando assimetrias e aliviando as dores. A seguir, confira os principais problemas que podem ser resolvidos com o tratamento.

Sorriso gengival

O sorriso gengival é um caso puramente estético, que embora não cause problemas funcionais, pode incomodar o paciente e, até mesmo, abalar sua autoestima. Quem tem esse tipo de característica, tende a mostrar muito a gengiva quando sorri, devido a uma maior elevação do lábio superior.

O botox, nesse caso, é uma alternativa ao procedimento cirúrgico e pode ser aplicado nos músculos responsáveis pela elevação do lábio, fazendo com que ele não seja tão puxado para cima durante o sorriso, harmonizando a estética.

Sorriso assimétrico

Já o sorriso assimétrico, ocorre quando um dos lábios ou um dos lados de algum lábio se abre mais do que o outro durante o sorriso, expondo os dentes desproporcionalmente. Assim como no caso anterior, o botox age na correção do problema por meio do relaxamento da musculatura do lábio, deixando o sorriso mais equilibrado.

Bruxismo

Outro distúrbio que pode ser aliviado com o uso do botox é o bruxismo, uma disfunção que faz com que o paciente acabe apertando e rangendo os dentes durante a noite. A pressão causada pela condição leva a dores nas articulações e na cabeça, podendo resultar, inclusive, em desgastes e quebras dos dentes.

Sendo assim, a aplicação do botox pode aliviar a força nos músculos responsáveis pelo apertamento, diminuindo a pressão e as dores.

Powered by Rock Convert

Disfunções da ATM

Trata-se de um problema que causa diversos incômodos: as disfunções na articulação temporomandibular. Pacientes que sofrem com essa condição costumam sentir enxaquecas, dores no pescoço, além de dificuldades na mastigação e fala. Nesse caso, o botox atua como um complemento dos tratamentos, relaxando a musculatura e aliviando as dores na articulação. 

Assimetria da face

Além de corrigir desigualdades nos lábios, o botox também pode ser aplicado para solucionar assimetrias na face, que ocorrem devido a um crescimento em excesso do músculo masseter, responsável pela mastigação.

Diante disso, a aplicação da toxina age regredindo o volume do músculo e deixando a face mais equilibrada. Os resultados podem ser observados alguns meses após o tratamento.

Implantes

Por fim, a toxina também pode ser utilizada nas cirurgias de implante dentário. O relaxamento provocado pela substância nesses casos, auxilia na osseointegração, aumentando a segurança do parafuso na boca e melhorando os processos de cicatrização.

Como é feita a aplicação?

A aplicação do botox é realizada no consultório odontológico por meio de injeções da substância em pontos específicos de acordo com o problema. Os resultados iniciais aparecem nos primeiros dois ou três dias e o resultado final pode ser notado em 15 dias.

Assim como nos tratamentos estéticos para rugas, o botox nos procedimentos odontológicos também não dura para sempre, e precisa ser reaplicado após três ou seis meses para manutenção do efeito.

Existem contraindicações?

Sim. Apesar do procedimento ser pouco invasivo, existem pessoas que não devem passar pela aplicação do botox, é o caso, por exemplo, das grávidas e lactantes e de quem tem doenças autoimunes, como o lúpus.

Além disso, pacientes com sensibilidade aos componentes do botox ou intolerantes e alérgicos à lactose também estão entre as restrições. Assim como portadores de doenças neuromusculares ou que estejam passando por tratamento com aminoglicosídeo.

Quais cuidados precisam ser tomados?

O procedimento é relativamente simples, no entanto, alguns cuidados podem fazer com que os resultados sejam melhores e mais duradouros. Entre eles:

  • evite massagear a região da aplicação para que não ocorra difusão do produto;
  • evite viagens aéreas imediatamente após o procedimento;
  • evite a prática de exercícios físicos nos dois primeiros dias;
  • mantenha-se em posição vertical, sem deitar, pelas primeiras 4 horas;
  • evite banho de sol pelos 10 primeiros dias e utilize protetor solar caso seja inevitável.

Nos primeiros dias após a aplicação, é comum notar vermelhidão e inchaço ao redor dos pontos aplicados, bem como dores de cabeça e locais. Essas reações são esperadas e devem desaparecer em, no máximo, 24 horas.

Em resumo, a aplicação de botox é um procedimento que pode ser realizado pelo dentista para melhorar assimetrias no sorriso e aliviar dores nos dentes e articulações. O tratamento tem bons resultados, no entanto, é importante verificar com o profissional, qual a marca da toxina botulínica utilizada no consultório e se ela conta com aprovação da Agência de Vigilância Sanitária.

A OdontoCompany é a única rede de clínicas odontológicas na América Latina que utiliza a marca Botox, a mais famosa do mundo por produzir a toxina botulínica. Quer conhecer melhor nosso trabalho? Entre em contato conosco e agende uma avaliação.

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

2 Comentários

  1. Gostaria de fazer.esse procedimento

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.