Agende sua avaliação

Por que usar e que cuidados tomar com o aparelho de safira?

Tempo de leitura 6 min
O que você sabe sobre saúde bucal? Venha descobrir!

O aparelho ortodôntico é um tratamento que estimula a movimentação dentária, ou seja, o dispositivo corrige a posição disfuncional do dente em relação à condição saudável da arcada, melhorando a qualidade de vida do paciente com má formação das estruturas bucal e facial.

Mas, atualmente, existem diversos tratamentos para quem sofre com a má formação dentária. O aparelho de safira, por exemplo, vem ganhando cada vez mais espaço nos consultórios odontológico por ser uma opção resistente e confortável para a pessoa.

Pensando nisso, este artigo explica o que é, quais as características, quando é indicado, quanto tempo dura o tratamento, quais são as vantagens, entre outras informações relevantes que você precisa conhecer sobre o aparelho de safira.

Boa leitura!

Afinal, o que é o aparelho de safira?

Antes de tudo, é essencial conhecer o que é o aparelho de safira, um dispositivo ortodôntico que, diferentemente do aparelho fixo com estrutura metálica, tem bráquetes (peças que atuam na movimentação dos dentes) de monocristais de safira.

A safira, por sua vez, é um mineral translúcido que apresenta coloração similar à dos elementos dentários, motivo pelo qual é considerado um tratamento estético.

Quais são as principais características do aparelho de safira?

A principal característica do aparelho de safira, principalmente quando comparado a outros métodos terapêuticos, é a transparência dos materiais utilizados na confecção do dispositivo ortodôntico.

O mineral translúcido facilita a adaptação da peça na cavidade oral, além de impactar minimamente a estética do sorriso do paciente.

Quando o aparelho de safira é indicado para o paciente?

Agora que você já sabe o que é e quais são as características associadas ao aparelho de safira, é interessante entender quando a técnica é usada, certo?

O dispositivo é recomendado para corrigir diversos problemas ortodônticos, sendo ideal para tratar alterações na mordida, desalinhamentos, diastemas e outras condições bucais em pacientes adolescentes e adultos.

Como o aparelho de safira se diferencia do aparelho de porcelana?

O aparelho de safira tem um resultado transparente na boca, adaptando-se facilmente a qualquer cor de dente enquanto acelera a movimentação dentária e resolve os problemas funcionais na cavidade.

Por outro lado, o aparelho de porcelana apresenta coloração mais opaca, podendo se destacar na boca a depender da cor do dente do paciente.

Quanto tempo dura o tratamento com o aparelho de safira?

Para saber quanto tempo o tratamento ortodôntico pode durar, é preciso realizar, com o seu profissional de confiança, exames clínicos, exames complementares (pasta ortodôntica) e análise da complexidade do caso.

Igualmente, a previsão sobre o tempo de uso do aparelho de safira depende, também, da responsabilidade do paciente com a higiene bucal, evitando que restos de alimentos comprometam a funcionalidade das peças, e das manutenções periódicas na clínica do cirurgião-dentista.

Qual a média de preço do aparelho de safira?

Muitas pessoas se perguntam sobre o preço do aparelho de safira, uma vez que esse ponto, atrelado ao diagnóstico e à indicação do profissional, é importante no momento de decisão do tratamento ortodôntico a ser seguido pelo paciente.

Em todo caso, o aparelho de safira requer um investimento mais alto quando comparado ao aparelho ortodôntico tradicional, de grande impacto para a estética facial devido à estrutura metálica das peças.

O aparelho de safira, no entanto, tem ótimo custo-benefício para o paciente, que pode contar com a ajuda de um material altamente resistente e tecnológico, conhecido por se adaptar facilmente ao sorriso.

Contudo, o orçamento do tratamento com aparelho de safira varia em relação ao quadro clínico do paciente, o status do profissional e a região onde a clínica odontológica está localizada, por exemplo.

Que vantagens estão associadas ao aparelho de safira?

Neste momento, você conhece as principais características do aparelho de safira, classificado como tratamento ortodôntico estético. Mas quais são as vantagens associadas a esse tipo de dispositivo? Veja as principais!

Sem machas

Um dos diferenciais do aparelho de safira é que os materiais utilizados na confecção das peças dificilmente apresentam manchas. Por isso, o paciente não sofre com alterações na aparência do dispositivo oral, ainda que consuma café, refrigerante e outros líquidos pigmentados.

Maior resistência

Outra característica do aparelho de safira é a maior resistência do dispositivo a possíveis impactos e traumas. O motivo é que o material utilizado na fabricação das peças é bastante forte, o que também facilita a rotina de higiene bucal.

Sem rachaduras

O item anterior nos traz a este, pois o aparelho de safira não quebra ou descola da arcada dentária. A característica se deve, principalmente, ao tamanho dos bráquetes, relativamente menores e mais finos quando comparados àqueles do aparelho fixo tradicional.

Visual mais bonito

Por último, o aparelho de safira tem um resultado estético impressionante, já que os bráquetes são translúcidos e ficam menos evidentes na cavidade. O material, além de ficar praticamente imperceptível, também é muito confortável quando comparado ao modelo tradicional, evitando ferimentos e incômodos na boca.

O que não se pode comer com esse tipo de aparelho?

Quem usa aparelho de safira deve redobrar os cuidados ao comer alimentos duros, a exemplo de pipoca, castanha e torresmo, pois, apesar da resistência do material, a textura da comida pode causar danos nas peças em longo prazo.

Quais são os cuidados a serem tomados com o aparelho de safira?

O principal cuidado com o aparelho de safira é a higiene bucal, com uso de fio dental ou escova interdental, que evita o acúmulo de alimentos nas peças e preserva a aparência translúcida da estrutura. Ao mesmo tempo, o paciente deve realizar consultas periódicas com o cirurgião-dentista.

Na clínica odontológica, o profissional faz a manutenção ortodôntica, quando garante os ajustes necessários nas peças e evita que problemas atrapalhem o avanço do tratamento.

Neste conteúdo, você conheceu as informações relevantes sobre o aparelho de safira, desde a sua funcionalidade até a indicação para esse tratamento ortodôntico, passando pelo tempo médio de uso e o custo-benefício associado à solução. Mas lembre-se de que, para ter um diagnóstico seguro e iniciar um tratamento adequado, é fundamental contar com a ajuda de um cirurgião-dentista qualificado.

O que achou do artigo? Ainda tem dúvidas ou deseja compartilhar a sua experiência com o aparelho dentário? Não pense duas vezes e deixe o seu comentário sobre o tema aqui!

será que eu preciso de aparelho

Quer receber mais conteúdo como esse de graça?

Cadastre-se para receber nosso conteúdo por e-mail.

E-mail cadastrado com sucesso
Ops! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, verifique se o captcha está correto.

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.