Piercing na boca: veja quais os cuidados para a saúde bucal!
Por diferentes motivos, muitas pessoas utilizam piercing na boca. No entanto, o uso deve ser feito de maneira cautelosa, para evitar problemas. Isso ocorre porque a utilização do piercing nos dentes, na língua ou nos lábios pode gerar algumas consequências negativas. Nesse contexto, é fundamental ter o conhecimento sobre os cuidados necessários, para que você possa se prevenir e melhorar a saúde bucal.
Em uma análise inicial, muitas pessoas podem até entender que esses cuidados são um pouco burocráticos e difíceis de serem seguidos. No entanto, eles vão te ajudar a se livrar de diversos problemas, e você poderá, consequentemente, colocar e manter o piercing com segurança e tranquilidade.
Pensando na relevância desse tema, neste conteúdo falaremos sobre os principais cuidados necessários antes e após a colocação desse adereço. Além disso, mostraremos alguns problemas que podem surgir se você não for cauteloso. Acompanhe a seguir.
Quais são os cuidados necessários?
Alguns cuidados são necessários antes e depois de colocar o piercing na boca. Por meio de simples ações, é possível prevenir problemas e melhorar a sua saúde bucal. Vamos falar sobre as questões mais relevantes na sequência do conteúdo.
Limpe adequadamente o piercing
Primeiramente, é importante fazer a limpeza do material de forma diária. Por meio dessa simples estratégia, evita-se o acúmulo de qualquer partícula ou resíduo.
Nesse contexto, é relevante fazer o uso de um cotonete e passá-lo ao redor do piercing para retirar a sujeira que pode estar acumulada.
Entenda o tempo de cicatrização
Esteja atento ao período de cicatrização e respeite-o. Isso porque se trata do movimento natural do seu corpo para se recuperar da colocação do piercing. Desse modo, você pode evitar complicações.
Durante o tempo de cicatrização, é importante evitar comer alimentos duros, pois eles podem lesionar o local. Além disso, não é recomendável fazer o consumo de bebidas alcoólicas ou alimentos ácidos.
Especialmente nas primeiras semanas, é uma ótima ideia consumir alimentos macios e gelados, pois eles ajudam na cicatrização.
Faça a higiene bucal de forma adequada
Manter os cuidados de higiene bucal é fundamental. Nesse contexto, é relevante escovar os dentes pelo menos três vezes por dia, fazer o uso diário do fio dental e ter atenção à higiene da gengiva e da língua.
Use antisséptico bucal
Não se esqueça de utilizar o antisséptico ou um enxaguante bucal. Afinal, ele vai ajudar na diminuição do número de bactérias presentes na boca, evitando inflamações. Por isso, é importante utilizar o produto pelo menos 2 vezes por dia, preferindo enxaguantes sem álcool.
Evite mexer no piercing
Às vezes, ficamos com vontade de mexer no piercing. Esse risco é ainda maior na boca, pois, por meio da língua, pode-se mexer na joia.
Agora, você deve estar se perguntando: quais são os riscos? Quem tem o costume de mexer no piercing pode atrapalhar o processo de cicatrização, gerando até mesmo machucados e inflamações na região.
Quais são os problemas que podem surgir se os cuidados não forem seguidos?
Nos tópicos anteriores, falamos sobre alguns cuidados básicos antes e depois de colocar o piercing. Eles são fundamentais, pois, se não forem seguidos, você por ter alguns problemas. Vamos destacar os principais logo abaixo.
Dor
Após colocar o piercing na boca, é normal sentir um pouco de dor e inchaço. No entanto, se isso durar por muito tempo ou se a região estiver doendo muito, é recomendado procurar um médico, pois pode se tratar de um indicativo de inflamação.
Ferimentos na gengiva
Como é uma joia de metal, o piercing pode causar alguns ferimentos na gengiva. Por isso, é importante estar atento a essa questão. Caso perceba que ele está te machucando, é relevante procurar um profissional para fazer a troca do material por um mais adequado.
Além disso, o uso inadequado do piercing pode ocasionar rachaduras, arranhões ou sensibilidade nos dentes.
Quais riscos a perfuração pode trazer?
A perfuração que é feita para introduzir o piercing na boca pode trazer alguns riscos para a saúde bucal. É importante conhecê-los, a fim de que você possa lidar com essas questões. Entre os principais riscos estão:
- sensibilidade a metais: em alguns casos, a inserção de piercing pode gerar reações alérgicas na região perfurada;
- dano aos vasos sanguíneos na língua: trata-se de um dos principais riscos, pois ele pode causar perda de sangue. Por esse motivo, é importante buscar um profissional especializado para a inserção do piercing e fazer o procedimento de forma segura. Além disso, em casos de lesões, não se esqueça de procurar um médico para tratar o problema;
- danos ao nervo: em algumas situações, a língua pode ficar entorpecida, e uma lesão na região pode comprometer o paladar ou mesmo os movimentos do local;
- excesso de saliva: a perfuração na língua pode aumentar a produção de saliva na região.
Como agir durante a cicatrização?
Primeiramente, em caso de infecção, inchaço e dor, é importante entrar em contato com um dentista ou um médico imediatamente. Não se esqueça de manter o local perfurado limpo, utilizando enxaguante bucal pelo menos 2 vezes por dia e colocando em prática outras ações simples de higiene bucal.
Qual a importância de um acompanhamento com o dentista?
Por diferentes motivos, o acompanhamento com o dentista é fundamental. Primeiramente, trata-se de um profissional especializado e que está pronto para verificar como está a sua saúde bucal. Nesse contexto, quem faz consultas regulares ao profissional de odontologia consegue prevenir diversos problemas.
Além disso, o acompanhamento com o dentista também é relevante caso você tenha alguma complicação ao utilizar o piercing na boca. Isso porque ele estará preparado para fornecer um diagnóstico preciso e auxiliá-lo no tratamento, contribuindo para a otimização dos resultados.
Como é possível perceber, é necessário ter alguns cuidados antes e depois de colocar o piercing na boca. Apresentamos essas questões para que você possa se cuidar e, assim, consiga evitar surpresas negativas nesse contexto.
Agora que você já sabe os cuidados necessários para melhorar a saúde bucal antes e depois de colocar um piercing, confira este conteúdo em que mostramos as práticas que devem ser abandonadas para otimizar a sua saúde bucal.
Fundador e presidente da Odonto Company
Cirurgião Dentista pela Universidade do Oeste Paulista (1986 a 1990).
Minha mãe dizia se lembrar de mim, aos 15 anos, afirmando que queria ser dentista.
Eu nunca pensei em outra carreira. Mas a vida muda a todo momento, não é? Meu propósito, desde cedo, esteve claro para mim: garantir o acesso de toda a população a tratamentos odontológicos de qualidade.
Nos anos 1980, os tratamentos odontológicos eram impensáveis para a maior parte do Brasil. Isso me levou a criar, por exemplo, o sistema de instalação de aparelhos ortodônticos, sem custos de compra. Esse sistema, onde só se paga pela manutenção do aparelho, hoje é reconhecido e utilizado mundialmente.
A Odonto Company começou em 1992, com 2 pequenos consultórios, e após 1 ano e meio, já tínhamos 12 lojas.
Em 2010, nos tornamos o primeiro franchising de odontologia do país e hoje somos a 2ª maior franchising do ramo no mundo inteiro, além de termos conquistado o posto de única franquia com menos de 20 anos a conseguir uma boa colocação no ranking das maiores franquias brasileiras!
E, como a vida muda o tempo todo, essa trajetória e as 802 unidades que temos abertas hoje, mudaram meu propósito:
“Não quero apenas continuar possibilitando acesso. Quero fazer o maior número de milionários através das nossas franquias.”